Bomba Inox

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xavanty

Well-Known Member
Joined
Jun 2, 2015
Messages
48
Reaction score
6
Bom dia amigos,

Estou querendo comprar uma bomba sanitaria para um single vessel que estou construindo, cotei com algumas fabricas de bomba para laticinio as bombas saem por R$2000,00 .

Encontrei essa na indupropil
http://www.indupropil.com.br/produtos/0,27843_bomba-centrifuga-sanitaria-0-5cv-inox-304-4p-110-220v

e pesquisando encontrei essa que tem a cabeça de inox, não fala a temperatura máxima de operação e não consegui muita informação a respeito.

http://www.agrotama.com.br/produtos...x-monofasica-mcs-nx/eletroplas-174882,47,119/



Que na teoria é ótima, mas gostaria de saber a opinião dos mestres principalmente sobre essa terceira, e a chugger.
 
Bom dia amigos,

Estou querendo comprar uma bomba sanitaria para um single vessel que estou construindo, cotei com algumas fabricas de bomba para laticinio as bombas saem por R$2000,00 .

Encontrei essa na indupropil
http://www.indupropil.com.br/produtos/0,27843_bomba-centrifuga-sanitaria-0-5cv-inox-304-4p-110-220v

e pesquisando encontrei essa que tem a cabeça de inox, não fala a temperatura máxima de operação e não consegui muita informação a respeito.

http://www.agrotama.com.br/produtos...x-monofasica-mcs-nx/eletroplas-174882,47,119/



Que na teoria é ótima, mas gostaria de saber a opinião dos mestres principalmente sobre essa terceira, e a chugger.
Essa última não serve. Se servisse, iriam vender falando "sanitária", "alimentícia", etc (pra vender mais) e iria ter um preço bem mais elevado. Essa bomba serve essencialmente pra água.

Já a Chugger, tudo depende do teu intuito. Servir pra transferir líquidos ou recircular é uma coisa, fazer whirlpool é outra.

Abraço,
 
Já a Chugger, tudo depende do teu intuito. Servir pra transferir líquidos ou recircular é uma coisa, fazer whirlpool é outra.

Abraço,


Qual serviria pra whirlpool, Guenter? Achei a Chugger desse conta... ok, nunca vi uma em funcionamento... ;)

Abraço!
 
Faço Whirpool com chugger em 40 litros tranquilamente... pelo jeito dela eu imagino que aguentaria fazer em 60 ou até mais.
 
Então gostaria de fazer whirlpool mas li em algum lugar que ela não pode ser usada en alta temperatura, qual recomenda pelo valor a chugger ou aquela outra da indupropil ?
 
Eu não disse que não dá.... eu disse que muda a avaliação se você quer fazer, ou seja, é preciso levar isso em conta.

Com Chugger até 50 litros faz um bom whirlpool. 100 litros já é bem fraco.

Ou seja, até 50 litros recomendo a Chugger. Acima disso, tem que pegar com mais potência.

Abraço,
 
Eu não disse que não dá.... eu disse que muda a avaliação se você quer fazer, ou seja, é preciso levar isso em conta.

Com Chugger até 50 litros faz um bom whirlpool. 100 litros já é bem fraco.

Ou seja, até 50 litros recomendo a Chugger. Acima disso, tem que pegar com mais potência.

Abraço,


Muito Obrigado Guenther, vou de chugger então.
 
@Guenther, @Tiago, tenho uma chugger instalada na minha panela e o resultado do whirlpool não é satisfatório, quando faço na mão fica melhor, acontece que ela não gira o mosto no centro com força suficiente, pode ser que a minha instalação não esteja 100% correta (mas não acredito).

Faço levas de 30 litros, em uma panela de 40cm de altura, instalei o whirlpool a 12cm de baixo para cima, chega em um tubo de 1/2 e reduz para 3/8 contornando 1/3 da panela.

Segue fotos para avaliação e ideias.

Baratovysk.
 

Attachments

  • IMG_3734.jpg
    IMG_3734.jpg
    114.9 KB · Views: 230
  • FullSizeRender.jpg
    FullSizeRender.jpg
    70.1 KB · Views: 206
Guenther, Tiago, tenho uma chugger instalada na minha panela e o resultado do whirlpool não é satisfatório, quando faço na mão fica melhor, acontece que ela não gira o mosto no centro com força suficiente, pode ser que a minha instalação não esteja 100% correta (mas não acredito).

Faço levas de 30 litros, em uma panela de 40cm de altura, instalei o whirlpool a 12cm de baixo para cima, chega em um tubo de 1/2 e reduz para 3/8 contornando 1/3 da panela.

Segue fotos para avaliação e ideias.

Baratovysk.

Estranho... será que não é a captação na saída da panela que talvez esteja estragando o whirpool? tente conectar um joelho 90º, ou algo provisório, apontando "a favor" da circulação do whirpool, pra testar.

Abraço
 
Não daria para fazer, meu processo é "Biab" e tenho um cesto que trabalha colado à este tubo durante a sacarificação.
 
@Guenther, @Tiago, tenho uma chugger instalada na minha panela e o resultado do whirlpool não é satisfatório, quando faço na mão fica melhor, acontece que ela não gira o mosto no centro com força suficiente, pode ser que a minha instalação não esteja 100% correta (mas não acredito).

Faço levas de 30 litros, em uma panela de 40cm de altura, instalei o whirlpool a 12cm de baixo para cima, chega em um tubo de 1/2 e reduz para 3/8 contornando 1/3 da panela.

Segue fotos para avaliação e ideias.

Baratovysk.

Cara, se a entrada da bomba não está restringida... não temo motivo pra não funcionar.

O que pode estar acontecendo é que você estivesse super-estimando o whirlpool........ sem dúvida que com a mão vai ser um whirlpool mais forte em qualquer caso (mais forte VISUALMENTE)..... a questão é, precisa? Whirlpool mais forte (que faz aquele buraco no líquido) é necessariamente mais EFICAZ?

Não. Um suave whirlpool, bem feito, pode excelente.

Eu fazia whirlpool com panela de 100 litros com essa bomba, e na parte de cima do líquido mal dava pra ver mexer, mas no fim, o cone tava perfeito lá no fundo, e era isso que interessava.

Abraço,
 
@Guenther, acho que seu raciocino esta correto, eu que fico querendo fazer um roda-moinho que seja forte ao ponto de tirar a panela do lugar, mas realmente não precisa, fiz da ultima vez com a bomba e funcionou normal.
 
@Baratovysk
Meu testemunho é o mesmo do Guenther. Uso bombinha chinesa pra whirlpool de levas de 20 Litros. Na parte superior, tu vê o líquido em movimento circular, mas é um movimento bem fraco. Mas, ao final do processo, o cone fica lá, bonitinho!
Pensa que vai ser um whirlpool constante, vai ocorrer por toda a fase de resfriamento. Então, tu tem um whirlpool rápido e forte (manual) x um lento e constante. Acredito que neste caso, o melhor é o que tu julgar que dá o melhor resultado. Pra mim, com bomba, mas não pelo whirlpool, mas por 3 outras questões: maior eficiência no resfriamento; poder começar o resfriamento imediatamente após a fervura, mantendo ao mesmo tempo o whirlpool a quente; facilidade (é só ligar a bombinha)
 
@tiefensee Tu usa chiller de contra fluxo no resfriamento? Eu penso em usar essa mesma bombinha em um e no retorno do mosto pra panela já fazer o whirlpool. Assim que está fazendo?

Abraço!
 
@tiefensee Tu usa chiller de contra fluxo no resfriamento? Eu penso em usar essa mesma bombinha em um e no retorno do mosto pra panela já fazer o whirlpool. Assim que está fazendo?

Abraço!

não. uso chiller de imersão, recirculando o mosto dentro da panela por uma segunda válvula, em sentido inverso ao que a água corre no chiller.
 
Back
Top