Beermax - Panela Single Vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Alguém tem? Pode postar suas opiniões sobre o produto? Parece bom, mas gostaria de saber os pormenores e problemas com o equipamento.


https://www.youtube.com/watch?v=ordEC8uSG7Y&t=46s

http://produto.mercadolivre.com.br/...ax-25l-automatizado-panela-de-brassagem-_JM#D

boa cerveja é produto de uma boa fermentação...essas panelas ultra-semi-automaticas servem para poupar suór...e olha que elas tem eficiência muito baixa...

A escolha é totalmente do comprador...gastar R$3600,00 numa maquina de fazer mosto de baixa eficiencia ou um kit caseiro basico por uns R$1000,00 com um excelente controle de fermentacao?
 
Concordo que a fermentação é a parte mais importante, exatamente por isso é a parte em que gasto mais tempo, só não entendo essa fixação por eficiência, prefiro gastar 5 reais a mais de malte e ter tempo de ficar com minha família do que passar 9h brassando só para falar que tenho eficiência de 80%.
Uma coisa e uma cervejaria que precisa tirar o máximo de custo possível mas para quem faz 20-40-60L em casa a diferença é mínima.
 
E quem disse que essa panela tem baixa eficiência? Ela faz a circulação de forma ascendente!
 
Tenho e estou bem satisfeito. Tempo de brassagem dura por volta de 4 a 5 horas, incluindo deixar tudo limpo.

Eficiência não é tão baixa não. Temos um grupo de whatsapp com proprietários da panela e os relatos de eficiência giram de 65% (sem lavagem dos grãos) até quase 80% em alguns casos (com lavagem dos grãos).


Vantagens: controlador de facil programacao
Panela compacta
Sistema de circulação/clarificação bem eficiente
Controle de temperatura bem preciso
Modelo com saida no fundo da panela permite aproveitar o maximo de mosto.


Desvantagem:
Cesto tem limitação de quantidsde de graos (mas em geral todas tem). Pra alta OG ou vc sacrifica o volume, ou faz dupla mosturação, ou usa Extrato de Malte pra complementar.
Não é inox (mas se fosse o custo subiria muito), porém, é utilizado um alumínio tratado, o que a coloca um nível acima das panelas de alumínio comum.
 
boa cerveja é produto de uma boa fermentação...essas panelas ultra-semi-automaticas servem para poupar suór...e olha que elas tem eficiência muito baixa...

A escolha é totalmente do comprador...gastar R$3600,00 numa maquina de fazer mosto de baixa eficiencia ou um kit caseiro basico por uns R$1000,00 com um excelente controle de fermentacao?

Vc fala como se fosse super dificil ter um bom controle de fementação após gastar 3.600 numa panela, kkkkkkkkk. Patético.

Comprar uma geladeira, um controlador e um poço termométrico é viável seja o cara gastando 500, 1000 ou 5 mil reais no equipamento de brassagem.
 
Vc fala como se fosse super dificil ter um bom controle de fementação após gastar 3.600 numa panela, kkkkkkkkk. Patético.

Comprar uma geladeira, um controlador e um poço termométrico é viável seja o cara gastando 500, 1000 ou 5 mil reais no equipamento de brassagem.
eu tiraria o poço termométrico da jogada, pois basta colar na parede do fermentador...

mas nao acho nenhuma iniciativa patética, pois quem pode/quer gastar, fique a vontade
 
eu tiraria o poço termométrico da jogada, pois basta colar na parede do fermentador...

mas nao acho nenhuma iniciativa patética, pois quem pode/quer gastar, fique a vontade

Cara, eu fiz muito tempo colado na parede do fermentador e realmente é uma ótima saída... o poço térmico faz toda a diferença a hora que você instala ele.
 
Cara, eu fiz muito tempo colado na parede do fermentador e realmente é uma ótima saída... o poço térmico faz toda a diferença a hora que você instala ele.

Eu tenho sensor duplo, 1 vai no poço e outro no Balde. Dá 3 graus de diferença. Vc pensar que está fermentando a 18 e na real está a 21, pode mudar bastante perfil da cerveja.

Poço é barato, vale o investimento.
 
Vc fala como se fosse super dificil ter um bom controle de fementação após gastar 3.600 numa panela, kkkkkkkkk. Patético.

Comprar uma geladeira, um controlador e um poço termométrico é viável seja o cara gastando 500, 1000 ou 5 mil reais no equipamento de brassagem.

Concordar e discordar na boa pessoal, vamos sempre manter a cordialidade.
 
Eu tenho sensor duplo, 1 vai no poço e outro no Balde. Dá 3 graus de diferença. Vc pensar que está fermentando a 18 e na real está a 21, pode mudar bastante perfil da cerveja.

Poço é barato, vale o investimento.
Mas uma diferença desse tamanho só se vc tá com o sensor colado na parede do fermentador sem nenhum isolante térmico por cima. Eu por exemplo já testei essa diferença um monte de vezes, e no meu caso, dá menos de 1 grau.... justamente por isso que eu parei de usar poço termométrico.... diferença pequena se você usa isolante térmico, e não tem que montar/desmontar toda a vez que vai lavar o fermentador.
 
Mas uma diferença desse tamanho só se vc tá com o sensor colado na parede do fermentador sem nenhum isolante térmico por cima. Eu por exemplo já testei essa diferença um monte de vezes, e no meu caso, dá menos de 1 grau.... justamente por isso que eu parei de usar poço termométrico.... diferença pequena se você usa isolante térmico, e não tem que montar/desmontar toda a vez que vai lavar o fermentador.

Guenther,

Já usei Silver tape, fita isolante, bola de isopor, pedaço de EVA, e todos os métodos deram diferença para o centro do fermentador. Sempre o centro esteve mais quente que a estrutura do Balde. Já inverti os sensores para ver se não era calibração, já colei um espeto na borda para aferição, fita de cristal líquido e etc.

No meu caso, a temperatura setada tende cobrir toda a área do externa do balde, homogenizar e dai começar a diminuir a temperatura do liquido.

Percebo também essa variação quando abaixo a temperatura para clarificação e a geladeira funciona praticamente 24hs sem parar, até chegar nos 0.C que que quero. Nestes casos, o sensor colado, já deu variação de até 7 graus.

Pensando num caso extremo, mas como exemplo, Aquele Cubo de gelo que ainda não congelou dentro, só a casquinha de fora. Na minha cabeça, funciona igual.

Já pensei em fazer um controle estatístico com instrumentos calibrados para chegar a conclusão do que realmente ocorre. Isso tudo que relatei, ocorre no MEU processo, com poço no centro do balde, com pasta térmica para melhorar contato, com outro sensor colado, com as mais diversas tentativas de isolamento.

A unica coisa que ainda não fiz, foi deixar o sensor direto no líquido. Ainda não tive coragem de testar em cerveja.

Pra ilustração, meu poço fica na tampa, com uma rolha de silicone, e desce 40 cm para dentro do balde. Da exatamente no centro do balde de 30 litros.
 
Back
Top