Barril para garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ngchagas

Member
Joined
Aug 5, 2017
Messages
14
Reaction score
1
Pessoal,
no envase por contra-pressão, algumas garrafas enchem perfeitamente e outras espumam, aleatóriamente, principalmente quando o líquido chega no pescoço da garrafa.
A garrafa está em temperatura ambiente e o barril em torno de 0º/1º com pressão de 0,6kg/f.
Alguém tem alguma dica?
 
Envase com a garrafa gelada ajuda muito. Se tiver um pouco umida de sanitizante na parede interna, melhor ainda.
Abraço!
 
Pessoal,
no envase por contra-pressão, algumas garrafas enchem perfeitamente e outras espumam, aleatóriamente, principalmente quando o líquido chega no pescoço da garrafa.
A garrafa está em temperatura ambiente e o barril em torno de 0º/1º com pressão de 0,6kg/f.
Alguém tem alguma dica?

Isso normalmente está relacionado à velocidade com que está envasando.

No começo do enchimento, tente abrir bem pouco a válvula de alivio de pressão, até que o tubo de inox seja encoberto por uns 3 cm...depois vai aumentando e no fim ao chegar no gargalo, reduz novamente.

Tenta envasar com uma pressão um pouco acima da pressão estabilizada do barril, que também ajuda
 
Cara, uma coisa q fez praticamente cessar a espuma no engarrafamento por contra pressão é usar a pressão do cilindro ligeiramente mais baixa que a pressão do barril. Por exemplo, se estou com o post-mix a uma pressão estabilizada de 1 kg/cm² coloque a pressão do cilindro (q vai para dentro da garrafa) em 0,7 kg/cm². Além disso, abra bem vagarosamente a válvula de alivio do contra pressão. Outra coisa simples e óbvia é sempre fechar completamente a entrada de CO2 quando estiver transferindo o líquido.

Garrafas geladas podem ajudar também, eu nunca fiz, não precisei.
 
Obrigado a todos que responderam. A dúvida que ainda fica é por que numa mesta etapa de envase eu tenho garrafas espumando e fazendo aquela sujeira quando retiro o equipamento de contra-pressao e outras garrafas enchendo perfeitamente.
 
Antes de retirar o contra pressão da boca da garrafa é necessário esgotar (retirar) toda a pressão através da válvula de alívio do contra-pressão. Só então, quando parar totalmente de sair gás da válvula vc retira o equipamento CP de dentro da garrafa.
 
É exatamente assim que eu faço, tanto que em algumas garrafas não acontece a sujeirada com a espuma/cerveja.
 
Back
Top