• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Banco de Glicol com Ar Condicionado de Janela

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Tass

Member
Afiliado
6/7/15
Sou mecânico de refrigeração, eu olhando tudo que já foi postado oque eu posso falar e
1- compresso de ar condicionado e geladeira são diferentes ,geladeira gás 134a que trabalha em temperatura abaixo de zero grau de ar condicionado acima de zero grau, logo de galadeira e mas eficiente e baixo consumo de energia .
2- condesadora ideal usar uma pronta ja com 1 ventilador para decipar o calor , evaporadora pode usar tubo de cobre igual um cliler de imersão oque vai fazer gelar e o sistema de expansão que seria o capilar antes da evaporadora .
3- sempre coloca um filtro para proteger o compressor .
Legal, por acaso tem um esquema mais detalhado? Estou querendo montar um para resfriar o mosto rapidamente e também usar nos meus Fermentadores.

souza106

Member
Afiliado
24/11/18
Legal, por acaso tem um esquema mais detalhado? Estou querendo montar um para resfriar o mosto rapidamente e também usar nos meus Fermentadores.
Basicamente e um compressor condesadora evaporadora filtro e capilar , agora as dimensões vai depender do que vc quer refrigera .

vhac01

Active Member
Afiliado
2/1/17
Uma dúvida tem algum problema cerveja fica em contato com o cobre ou alumínio? Na fermentação ou maturação?
De fato fica sim. Aqui eu adotei tudo em inox. Fiquei com medo de usar aluminio e cobre (como inicialmente)

vhac01

Active Member
Afiliado
2/1/17
Pessoal,
Eu tenho um ar-condicionado Split de 12.000BTU's sem uso. É possível utilizar ele para resfriar o banco de frio?
Sim, mas neste caso, como o split o evaporador fica separado do condensador, vc irá precisar de um técnico de refrigeração para soldar uma serpentina de cobre pra usar de evaporador. O controle da condensadora também tem algumas mudanças dependendo do ar condicionado. agora 12000 você irá uma quantidade grande de energia.

souza106

Member
Afiliado
24/11/18
Melhor opção é vc trocar ou vender esse split , pega uma geladeira que já vem pronta , mas caro queira montar um ideal motor de geladeira 1/4 Vai dar conta e bem mas econômico que um compressor de 12 BTUs.

souza106

Member
Afiliado
24/11/18
*Motor 1/8 projeto pequeno 1/4 médio compra do gás 134A mas barato e fácil de usar
*Evaporadora tubo de cobre 1/4 tamanho vai depender do seu projeto 3 Metros acredito que da
*Condesador tubo de cobre 3/16 ou 1/4 pode usar 1 kilo como referência, faz eles enrolado tipo uma mola , colocar um ventilador de freezer para dissipar o calor do mesmo.
*Capilar 0,36 mm ele vem um pacote usar ele todo
*Filtro secador usar um de geladeira.

gkopke

Active Member
Afiliado
11/6/19
Pessoal, para ajudar no dimensionamento, eu tinha respondido em uma mensagem privada e vou colocar aqui para quem for fazer esse projeto:

Referência técnica mais aprofundada http://www.ufrgs.br/medterm/trabalhos/trabalhos-2012-1/BrunoVelozoBrunoVieiraMarkusBonzanini.pdf
Mas eu iria pelo cálculo básico que aprendemos no colegial:
Se temos 80 litros a 97° e queremos deixar ela a 20° usando um líquido inicialmente a 5°, precisaremos de 410 litros. A conta é feita assim: Volume*(variação da temperatura)_cerveja+Volume*(variação da temperatura)_Água=0
Uma opção para reduzir o volume seria reduzir a temperatura para -10°, neste caso vai precisar de 205 litros

E não estou considerando as perdas de temperatura para ambiente e outras. Nem que a geladeira continua funcionando, gerando mais frio ao longo do processo...

rafaelmazali

Member
Afiliado
24/2/16
pessoal vou montar um sistema de banco de agua gelada, porém meu fermentador é simples.

Estou pensando em fazer uma serpentina interna (em contato com a cerveja) para circular o liquido.

Pergunta.. Uma serpentina feita de alumínio é realmente problemática? quais problemas poderia causar para a cerveja? Tóxico?

Obrigado

Latest posts