Avaliação Receita - Rauchweizen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Galera, eu comprei um malte de trigo defumado com carvalho uns tempos atrás e estou pensando em usá-lo na brassagem desse final de semana com uma rauchweizen e queria a opinião de vocês:

HOME BREW RECIPE:
Title: rauchweizen
Author: frk

Brew Method: BIAB
Style Name: Other Smoked Beer
Boil Time: 60 min
Batch Size: 21 liters (fermentor volume)
Boil Size: 28.5 liters
Boil Gravity: 1.040
Efficiency: 75% (brew house)

STATS:
Original Gravity: 1.054
Final Gravity: 1.014
ABV (standard): 5.29%
IBU (tinseth): 25.15
SRM (morey): 3.81

FERMENTABLES:
1 kg - German - Smoked Malt (20%)
1 kg - German - Pale Wheat (20%)
1 kg - German smoked wheat malt (20%)
2 kg - pilsen agrária (40%)

HOPS:
15 g - Magnum, Type: Pellet, AA: 15, Use: First Wort, IBU: 24.04
20 g - Saaz, Type: Pellet, AA: 3.5, Use: Boil for 30 min, IBU: 7.12

MASH GUIDELINES:
1) Temp: 68 C, Time: 80 min, Amount: 25 L
2) Sparge 7L

YEAST:
Danstar - Munich Dry Wheat Yeast
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 75%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 17.78 - 21.11 C
Fermentation Temp: 17 C
Pitch Rate: 1 (M cells / ml / deg P)

Não tenho experiencia em fermentos líquidos ainda, por isso sempre tenho optado pelos secos. 2 pacotes hidratados para cada 20L.
Será que o Munich é a melhor opção?
 
Que legal cara, estou com uma em fase de carbonatação! Usei 50% malte de trigo, 35% malte de cevada defumado, 10% pilsen agrária e 5% munich. Mostura 68C também e usei o fermento munich em 17C, ficou bem neutro.

Gostei do resultado, o defumado ficou no ponto pra mim. Se fosse repetir acho que usaria uns 10% de munich, acho que ia combinar bem com o defumado.
 
Dei uma mexida na receita...
Reduzi um pouco o pilsen e coloquei um pouco de CaraRed pra dar uma corzinha.
Mudei o lúpulo tb, usando só o hallertau...

HOME BREW RECIPE:
Title: rauchweizen
Author: frk

Brew Method: BIAB
Style Name: Weizen/Weissbier
Boil Time: 60 min
Batch Size: 21 liters (fermentor volume)
Boil Size: 28.5 liters
Boil Gravity: 1.038
Efficiency: 75% (brew house)

STATS:
Original Gravity: 1.052
Final Gravity: 1.013
ABV (standard): 5.08%
IBU (tinseth): 22.12
SRM (morey): 5.07

FERMENTABLES:
1 kg - German - Smoked Malt (20.8%)
1 kg - German - Pale Wheat (20.8%)
300 g - German - CaraRed (6.3%)
1 kg - german smoked wheat malt (20.8%)
1.5 kg - pilsen agrária (31.3%)

HOPS:
20 g - Domestic Hallertau, Type: Pellet, AA: 6, Use: First Wort, IBU: 9.89
20 g - Domestic Hallertau, Type: Pellet, AA: 6, Use: Boil for 30 min, IBU: 12.55

MASH GUIDELINES:
1) Temp: 68 C, Time: 80 min, Amount: 25 L
2) Sparge: 7 L

YEAST:
Danstar - Munich Dry Wheat Yeast
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 75%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 17.78 - 21.11 C
Fermentation Temp: 17 C
Pitch Rate: 1 (M cells / ml / deg P)
 
Seguem algumas notas sobre o resultado dessa receita até agora:

- a fermentação foi nervosa, da mesma forma que aconteceu na última vez que eu usei o lallemand munich. Emporcalhou todo o meu freezer, fora que como eu não consegui limpar tudo no dia, a catinga tá braba. Sábado vou ter que dar AQUELA LAVADA.

- sobre a cerveja: ela passou 25 dias fermentando, entre primária e secundaria. O aroma ficou uma coisa indefinida, não tá defumado, não tá com cheiro de cravo e nem com cheiro de banana. Tá com cheiro de cerveja, cerveja "normal". Agora o sabor, esse sim tá bem puxado pro defumado. Lembra bem bacon e linguiça e tem muito pouca ou quase nada da acidez das heffeweizen.

Ficou com o corpo mais baixo do que eu esperava. Ela não está ruim, só está diferente do que eu imaginava.

Esse sábado vou engarrafar e dar mais um tempo pra experimentar e ver qq dá. Não sei se essa é uma cerva que vá se beneficiar muito com a idade.

Numa segunda leva reduziria a quantidade de malte defumado e colocaria uns maltes escuros pra fazer uma dunkelweizen já que esteticamente acho que uma rauchbier fica mais legal sendo escurinha.
 
Então, mais insights sobre essa receita:

- no engarrafar já rolou a primeira cagada. Eu e o meu sócio na empreitada simplesmente esquecemos de tirar o airlock na hora de abrir a torneira. Resultado, puxou boa parte do liquido pra dentro do fermentador. Até aí, ok já tinha acontecido antes, o problema é que a fermentação foi extremamente intensa e tinha no airlock uma mistura bizarra de cachaça vagabunda e fermento azedo. Sei lá qq vai dar.

- passados 4 dias de garrafa a pressão do manômetro já marcava 2 bar e eu resolvi abrir uma pra ver qual era. Claro, que tinha gás mas não tinha sido incorporado suficiente no líquido. O aroma já puxa mais para o aroma de weiss, o gosto está interessante mas tem um amargo muito forte no aftertaste. Meio puxando para o café queimado o que eu achei bem estranho já que eu não usei nenhum malte torado nessa leva. Fiquei desconfiado do iodo que pode não ter escorrido bem da garrafa ou da tampinha, mas não sei dizer.

Bem, agora vamos ver. Tive um problema de contaminação na última leva engarrafada, uma ipa, e estou com medo dessa ter contaminado tb (ainda mais por conta da cagada do airlock)... pra evitar de estragar muito, vou colocar elas pra gelar o quanto antes e beber logo...
 
Back
Top