Avaliação de Receita - Mango Saison

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Pessoal, já estou planejando a minha próxima brassagem enquanto minha altbier está maturando. Ela será uma saison e gostaria de usar manga na sua formulação.

---------------------------------------------------------------------------

HOME BREW RECIPE:
Title: Duomango
Author: Rodrigo Fonseca

Brew Method: All Grain
Style Name: Saison
Boil Time: 60 min
Batch Size: 27 liters (fermentor volume)
Boil Size: 35 liters
Boil Gravity: 1.047
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.061
Final Gravity: 1.013
ABV (standard): 6.36%
IBU (tinseth): 32.76
SRM (morey): 10.73

FERMENTABLES:
4 kg - Belgian - Pilsner (53.3%)
2.5 kg - Belgian - CaraVienne (33.3%)
0.5 kg - Flaked Wheat (6.7%)
0.5 kg - Cane Sugar (6.7%) - Adição no final da Fervura

HOPS:
15 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Boil for 5 min, IBU: 3.89
15 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Dry Hop for 2 days
20 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Dry Hop for 4 days
20 g - Magnum, Type: Pellet, AA: 15, Use: Boil for 60 min, IBU: 26.02
15 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.85
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Dry Hop for 4 days

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 62 C, Time: 40 min
2) Infusion, Temp: 68 C, Time: 20 min
3) Sparge, Temp: 74 C, Time: 10 min

OTHER INGREDIENTS:
500 g - Manga, Secondary Fermentation

YEAST:
Mangrove Jack - Frech Saison Yeast - M29
Fermentation Temp: 21 C

---------------------------------------------------------------------------

O que vocês acham dessa receita? o Açúcar seria melhor se adicionado ao final da fervura ou na fermentação secundária junto com a polpa de manga?

Meu objetivo com o Azacca e o Citra é potencializar o aroma de manga da cerveja! O quê acham da idéia?

Aguardo a opinião de vocês.

O quê você acha @lpera ?
 
Acho que você acertou bem nos lúpulos, o Azacca é manga pura, muito bom. Creio que a combinação dele com o Citra vai ficar ótima.

Também acho que acertou no momento de adição da manga, na secundária. Eu só acrescentaria mais um pouco, pelo menos 1kg no total.

Só acho que Saison não seria o melhor estilo para esta receita.

Vai ter a manga e o lúpulo "brigando" com o fermento Saison, que normalmente dá características bem marcantes à cerveja.

Eu faria uma Weiss no lugar de Saison.

Aliás está na minha lista uma Weiss com Azacca e manga :mug:
 
Acho que você acertou bem nos lúpulos, o Azacca é manga pura, muito bom. Creio que a combinação dele com o Citra vai ficar ótima.

Também acho que acertou no momento de adição da manga, na secundária. Eu só acrescentaria mais um pouco, pelo menos 1kg no total.

Só acho que Saison não seria o melhor estilo para esta receita.

Vai ter a manga e o lúpulo "brigando" com o fermento Saison, que normalmente dá características bem marcantes à cerveja.

Eu faria uma Weiss no lugar de Saison.

Aliás está na minha lista uma Weiss com Azacca e manga :mug:

Pode ser também, mas estou muito curioso em ver o efeito do fermento com a manga/lupulo. Provei uma saison com manga por esses dias e achei bem diferente do padrão!
 
Bem, meus caros, brassei minha mango saison e envasei ontem...está aqui a belezura antes da refermentação na garrafa...estava deliciosa...para incrementar e deixá-la perfumada, coloquei um pouquinho de baunilha para lembrar uma saison que provei a um tempo atrás...quando a abrir, compartilho com vocês! :mug:
 

Attachments

  • Mango Saison.jpg
    Mango Saison.jpg
    212.9 KB · Views: 211
Acho que você acertou bem nos lúpulos, o Azacca é manga pura, muito bom. Creio que a combinação dele com o Citra vai ficar ótima.

Também acho que acertou no momento de adição da manga, na secundária. Eu só acrescentaria mais um pouco, pelo menos 1kg no total.

Só acho que Saison não seria o melhor estilo para esta receita.

Vai ter a manga e o lúpulo "brigando" com o fermento Saison, que normalmente dá características bem marcantes à cerveja.

Eu faria uma Weiss no lugar de Saison.

Aliás está na minha lista uma Weiss com Azacca e manga :mug:

O fermento Weiss também possui as características marcantes de Cravo e Banana...adicionar manga talvez vire uma salada de frutas...rs

Eu particularmente nunca adicionaria qualquer coisa em uma Weiss, para trazer outro aroma ou sabor, porque descaracterizaria ela completamente.
Em Weiss, normalmente não é adicionado lúpulo para aroma. Nas minhas adiciono um Saaz no máximo por 30 min...

Preferiria testar esse tipo de coisa em uma Witbier, por exemplo.
 
O fermento Weiss também possui as características marcantes de Cravo e Banana...adicionar manga talvez vire uma salada de frutas...rs

Eu particularmente nunca adicionaria qualquer coisa em uma Weiss, para trazer outro aroma ou sabor, porque descaracterizaria ela completamente.
Em Weiss, normalmente não é adicionado lúpulo para aroma. Nas minhas adiciono um Saaz no máximo por 30 min...

Preferiria testar esse tipo de coisa em uma Witbier, por exemplo.

Obrigado pela observação! Já tava sonhando em fazer uma weiss com fruta e você me lembrou desse detalhe muito bem!
 
Obrigado pela observação! Já tava sonhando em fazer uma weiss com fruta e você me lembrou desse detalhe muito bem!

As vezes podemos descobrir melhores sabores quebrando paradigmas, mas pessoalmente, prefiro minha Weiss fiel ao estilo alemão...rs
 
O fermento Weiss também possui as características marcantes de Cravo e Banana...adicionar manga talvez vire uma salada de frutas...rs

Eu particularmente nunca adicionaria qualquer coisa em uma Weiss, para trazer outro aroma ou sabor, porque descaracterizaria ela completamente.
Em Weiss, normalmente não é adicionado lúpulo para aroma. Nas minhas adiciono um Saaz no máximo por 30 min...

Preferiria testar esse tipo de coisa em uma Witbier, por exemplo.

Eu já fiz uma Weiss com framboesa (raspberry) que ficou muito boa.

Mas a metade da leva, que não tinha fruta, também não tinha nada de banana e de cravo, por isso acho que ficou boa (a metade com fruta).

Se tivesse saído um Weiss "na marca", acho que ia ficar como você disse, meio tuti-fruti.

O fermento foi o WB-60 e foi uma das primeiras, então a técnica ainda era primitiva...
 
Eu já fiz uma Weiss com framboesa (raspberry) que ficou muito boa.

Mas a metade da leva, que não tinha fruta, também não tinha nada de banana e de cravo, por isso acho que ficou boa (a metade com fruta).

Se tivesse saído um Weiss "na marca", acho que ia ficar como você disse, meio tuti-fruti.

O fermento foi o WB-60 e foi uma das primeiras, então a técnica ainda era primitiva...

O BJCP até descreve a Weiss com aroma suave de tuti-fruti.
A Colorado Appia é uma Weiss com mel e é muito boa.

O que ocorre, principalmente nos estilos Alemães tradicionais é que eles são bem engessados na Lei da Pureza.

A gente pode não seguir a lei? Obviamente que sim...Mas EU particularmente busco seguir. Sei lá, acho bacana reproduzir uma cerveja que o pessoal toma por lá. E outra, como quase todas as Weiss tradicionais seguem a lei, seguindo também dá para ter uma referência muito grande e conseguir comparar se o que estamos fazendo é realmente um produto bom ou ruim.

Como eu disse, se eu quero produzir levas diferenciadas, parto pra escola Belga, onde o céu é o limite...kkk

Já vi um post do Guenther onde diz para não nos apegarmos a Estilos para montarmos nossas receitas, mas eu prefiro seguir um estilo sim, principalmente porque sempre que vou arriscar uma receita nova, busco uma referência de qualidade para saber se estou próximo.

Compro umas 2 brejas do mesmo estilo, experimento e se me agradar tento me basear no estilo e modificar a receita para algo que procuro.
 
Prezados, boa noite.

Segue a foto da belezura!

Essa leva pretendo deixar uma parte separada por uns tres meses para verificar a evolução sensorial da cerveja! Acredito que atendeu as minhas expectativas plenamente! :mug:

O legal foi reparar o quanto a baunilha foi importante para diminuir um pouco o efeito do fermento ao ponto do meu pai nem sentir algo que ele mais odeia na face da terra!
 

Attachments

  • mango saison 1.jpg
    mango saison 1.jpg
    117.6 KB · Views: 151
Alô @rodfon

Como você preparou a manga pra colocar na secundária?

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Eu comprei polpa pasteurizada e joguei no final da secundaria


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu comprei polpa pasteurizada e joguei no final da secundaria


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Legal.
Aquelas congeladas que se usa pra fazer suco?

Abraços,
Henrique Luna

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Sim, mas que estavam escritas pasteurizadas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
YEAST:
Mangrove Jack - Frech Saison Yeast - M29
Fermentation Temp: 21 C

Amigo, desculpe desenterrar um tópico antigo, mas estou prestes a fazer um clone da Brooklyn Sorachi Ace e vou usar o M29 da Mangrove Jacks.
Poderia me explicar melhor como foi feita a sua fermentação e maturação usando esse fermento? Vc aumentou gradativamente a temperatura ao longo dos dias ou manteve em 21º C?

Obrigado
 
Eu já fiz a fermentação utilizando o M29 de 02 formas, uma começando de 21 indo até 28...e outra começando de 18 indo até 26...em ambos os casos, fiz cold crash e depois envasei!
eu achei que a segunda opção deixou a cerveja bem mais redonda!

Algo mais em que possa te ajudar?
 
Eu já fiz a fermentação utilizando o M29 de 02 formas, uma começando de 21 indo até 28...e outra começando de 18 indo até 26...em ambos os casos, fiz cold crash e depois envasei!
eu achei que a segunda opção deixou a cerveja bem mais redonda!

Algo mais em que possa te ajudar?

Acho que vou usar meio que uma mistura dos seus 2 processos fermentativos. Aqui na minha cidade tem feito um certo frio esse mês. Inoculei o fermento a 20.5 ºC e programei o TIC pra 26º C. Está subindo naturalmente dentro da geladeira, com cerca de 14h de fermentação a mesma está bem ativa como esperado e chegou a 21.5ºC. Mas como o frio persiste acredito que a temperatura não chegue a 25º C.
 
Back
Top