Aquecimento de cozinhas: caldeira, elétrico, fogo direto?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FabioRolfsen

Member
Joined
Jul 2, 2013
Messages
20
Reaction score
6
Olá,

Estou cotando cozinhas 250 e 500 l, e tenho me deparado com diferenças nos sistemas de aquecimento e preços. Caldeiras são caras...

Existem cozinhas de com fogo de gás direto, com caldeira a gás, com resistências elétricas...

Por exemplo, a Inox Rodrigues fabrica cozinhas tri bloco de 100 litros com vapor de caldeira.

E tem a Braumeister de 500 litros, só na resistencia elétrica.

Se considerar panelas com isolamento térmico, qual será o melhor sistema, em termos de eficiência, estabilidade térmica nas rampas, rapidez de aquecimento e fervura, e, principalmente, economia energética?

Obrigado,

Fábio Rolfsen-SP
 
Alguém aí sabe dizer qual é a mais econômica?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Na minha opinião o melhor sistema é o vapor, aquecimento é mais rápido e a eficiência energética é melhor.
 
entendi. a vapor costumeiramente é a gás? ou é elétrica?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Esse fórum é para cervejeiros caseiros, como o próprio nome já diz. Aqui praticamente ninguém vai ter conhecimento de causa sobre equipamentos industriais.

Indico fortemente pensar em consultorias para abertura de cervejarias, visita em cervejarias existentes, etc. Eles sim terão experiência em cozinhas maiores, eficiência energética, etc.

Até porque pensa só... cozinha tribloco muitas vezes vai trabalhar com as 3 panelas funcionando ao mesmo tempo. Só em resistência, pra uma de 250 litros, tu vai precisar de algo na ordem de 50.000W. 500 L o dobro disso. Vai precisar de um contrato de demanda de energia, instalação trifásica e aí por diante. Só nessa brincadeira vai, se tiver um trifásico 380V, uns 130 ~ 260 A (250l e 500L) de corrente exclusivo para as resistências. É uma paulada...
 
Eu e uns amigos adquirimos uma Mec hobby EP - 100 litros que possui aquecimento por banho-maria. A resistência de 12.000w atende bem ao propósito e gasta cerca de 60 kwh - cerca de R$45,00 - por brassagem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
45. Quase um botijao comum de gás. Será q uma brassagem de 100 litros gasta um botijao inteiro?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Então gás eh mais barato

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Se você for gerar vapor vai precisar de caldeira, a caldeira é alimentada por gás ou biomassa para gerar o vapor, tem caldeira de vários tamanhos por exemplo, uma caldeira que gere 300 kg de vapor hora roda uma brassagem de 1000l, más você não têm só a brassagem, têm o pasteurizado que também é alimentado por vapor.têm que contratar uma consultoria para fazer esses cálculos de quanto vai gastar de vapor e comprar uma caldeira no tamanho certo
 
Uma possibilidade seria um sistema híbrido através de aquecimento solar e a gas de passagem circuito fechado dessa forma teria uma redução significativa dos gastos lembrando que só funciona para cozinha com parede dupla .
Somente uma sugestão, se alguém tiver alguma experiência prática e puder comentar. Estou indo por esse caminho
 
Geralmente se utiliza vapor no aquecimento da cozinha, para gerar vapor pode ser caldeira ou gerador instantâneo de vapor(não se enquadra como vaso de pressão, não entra na NR-13).

Se precisa de ajuda para dimensionar a quantidade de vapor necessária e quiser orçamento de aquecedores só me mandar mensagem.
 
Acho inviável usar caldeira em brewpubs pela dificuldade de conseguir licença da prefeitura em áreas residenciais. Gostaria de saber o que vocês acham do controle de temperatura dos equipamentos a gás, já que o custo de operação é bem menor que o de elétricos. Tenho receio de ter discrepâncias grandes ao ligar/desligar o gás para chegar às temperaturas definidas nas rampas.
 
Acho inviável usar caldeira em brewpubs pela dificuldade de conseguir licença da prefeitura em áreas residenciais. Gostaria de saber o que vocês acham do controle de temperatura dos equipamentos a gás, já que o custo de operação é bem menor que o de elétricos. Tenho receio de ter discrepâncias grandes ao ligar/desligar o gás para chegar às temperaturas definidas nas rampas.

Como o parceiro falou ai acima, só usar um gerado de vapor(não caldeira) que não se enquadra como vaso de pressão e não precisa da NR13, é mais barato que a caldeira e mais economico que a caldeira, pensa que a caldeira quando tu liga ela para atingir a pressão necessária vai demorar uma hora ou mais. o gerador de vapor em três minutos já está gerando vapor.
 
Back
Top