AmericanPaleAle com S-04, posso?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

soaresbkp

Active Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
25
Reaction score
1
Opa pessoal, blz?

To com todos ingredientes em mais, á exceção do fermento "certo" hehe

Nao consegui a tempo o US-05, posso usar o fermento S-04 para fazer uma American Pale Ale ou peço, espero e uso o US-05?

Pq pelo que li tem algumas diferenças, mas é algo q valeria a pena usar somente o US-05?
 
Não vai ficar exatamente fiel ao estilo sendo que o 04 é recomendado para english ales mas não vai ficar ruim não. vale o experimento. o 05 tende a ser um pouco mais limpo no sabor final tb. Ja fiz IPA's com S-33 (fermento pra wheat) e não tive problemas nenhum.
 
Pose usar sem medo. Muitas cervejarias americanas até usam levedura inglesa para fazer suas Ales, incluindo IPAs. Um bom exemplo é a Firestone Walker. Para quem já conhece as cervejas deles eu não preciso nem falar nada.

Nesse caso os lúpulos usados é que vão ajudar a puxar mais para o estilo. Capricha em lúpulos americanos com características cítricas/frutadas/pinho.
 
Pessoal, uma dúvida que sempre tenho, qual a diferença entre estas duas leveduras, se são a mesma Saccaromices Cerevisiae?
 
Opa amigos obg pelas dicas, vamos ver o q vai dar. prezando pelos lúpulos americanos vlw abraço
 
Pessoal, uma dúvida que sempre tenho, qual a diferença entre estas duas leveduras, se são a mesma Saccaromices Cerevisiae?

Mario, os laboratórios selecionam e isolam cepas (ou grupos) de leveduras diferentes devido às características de fermentação que elas são capazes de gerar. Apesar de serem a mesma espécie em termos de taxonomia, elas têm diferentes aspectos devido à diversos fatores como local onde foram encontradas, mutações genéticas sofridas com o tempo ou mesmo características que foram forçadas a desenvolver em laboratório, e isso faz com que elas ajam de forma diferente mesmo se alimentando da mesma coisa.

As características básicas são as mesmas: se alimentam de açúcares e geram co2 e álcool. A diferença está no tipo de álcool gerado, nas condições ideais que devem viver e se alimentar, na velocidade de fermentação, capacidade de floculação, nos aromas (ésteres), etc. Isso faz com que cada tipo de levedura seja ideal para dar um determinado resultado final no estilo de cerveja pretendido.

Em uma analogia bem chula, nós somos todos Homo Sapiens, mas em cada continente temos diversas características biológicas diferentes por adaptação ao ambiente onde vivemos, alimentação que tivemos durante toda a vida, entre outros fatores diversos.

Mais ou menos isso...

Got it?

hehe

Abraços!
 
Baita resposta Guilherme, muito bem explicado, valeu!!
Um abraço!!
 
Só pra lembrar que na maioria dos casos, essa diferenciação de cepas não foi necessariamente feita em laboratório, mas sim ocorreu naturalmente pelo gosto dos cervejeiros.

Em várias partes do mundo, mesmo antes de se saber eram as leveduras que produziam as cervejas, os caras só coletavam a borra das cervejas que ficaram mais de um jeito, mais de outro, ou só coletavam as que ficavam na parte de cima do líquido, ou embaixo, ou só reaproveitavam fermentadores das cervejas que ficavam "boas" (ou seja, do jeito que eles queriam) e então foi ocorrendo uma grande seleção de cepas ao natural.

Os fermentos de Wit por exemplo são de extrema baixa floculação pois os caras só coletavam fermento ainda em suspensão, e foram fazendo uma seleção ao longo dos anos.

Abraço,
 
Exatamente Guenther.

Acredito que as características desenvolvidas em laboratório são raras, e talvez mais para adaptação para transporte e armazenamento. As características de fermentação em si com certeza vieram de adaptação ao longo de anos de uso da levedura.
 
Back
Top