Alternativa para Bomba de Circulação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RodrigoPicolo

Member
Joined
Dec 3, 2013
Messages
14
Reaction score
4
Olá pessoal,
Quem estiver pensando em adquirir uma bomba para circulação do mosto ou transferência de cerveja do fermentador tem uma boa opção no mercado que são as bombas centrifugas da Dancor linha Pratika, elas são construídas em Noryl não solta gosto e nem cheiro é o mesmo material que é fabricado as bombas da Chugger PP que custa muitos R$...
Essa linha de bombas da Dancor Pratika já vem de fabrica com selo para aguentar até 80ºC e pode ser subsistido por outro de Viton que aguenta até 120ºC, essa modificação é bem simples de fazer e custa menos de 10 R$.
Tai a dica para quem quer um bom custo beneficio.
 

Attachments

  • Dancor.jpg
    Dancor.jpg
    5.2 KB · Views: 230
Não teria problema com óleo que lubrifica o eixo/rotor? Tem ideia de preço dela?
 
Já troquei alguns e-mails com o pessoal da Dancor e, no caso, trocar o selo pra viton não adiantaria, pois o Noryl que eles usam (o material de que é feito o corpo da bomba) aguenta apenas 80C.
Pelo menos foi o que me informaram.
Quanto ao problema do óleo não teria, pois não entra em contato com o líquido.
Diante disso, a gente cai na mesma dúvida que temos quando utilizamos bombas de lava louça/roupas... que tipo de substância libera a determinada temperatura etc.
Outra coisa dessa bomba é que ela precisa de determinada profundidade pra funcionar, tem nas especificações e se não me engano são alguns metros, o que torna inviável pra homebrew. É provável que vai funcionar num sistema com pouca distância, só não se sabe por quanto tempo.
Pesquisei praticamente todas as bombas nacionais e não encontrei uma solução segura que valha a pena.
 
Não tem óleo de lubrificação no eixo e nem no rotor! Quem faz a lubrificação do selo é o próprio liquido!
Eu paguei R$ 350,00 com frete, comprei on-line no Walmart...
A minha funciona muito bem...
Nunca mais quero ver bomba de lavar roupa na minha frente, rsrsrs...
 
Amigo, não parece que ela está se "esforçando" além do normal pra trabalhar numa distância curta? Há quanto tempo você usa ela?
Você trocou o selo pra Viton?
Comprou que modelo? Se possível, compartilhe outras especificidades do seu sistema etc., pra que utiliza ela e tudo mais.
Fiquei tentado a comprar uma dessas na época, mas desisti pelas preocupações do meu último post.
 
Para comprar o selo é melhor desmontar o rotor da bomba retirar o Oring original e leva-lo até uma loja especializada em vedação ou bombas e solicitar o mesmo Oring em Viton.
 
Olá pessoal,
Quem estiver pensando em adquirir uma bomba para circulação do mosto ou transferência de cerveja do fermentador tem uma boa opção no mercado que são as bombas centrifugas da Dancor linha Pratika, elas são construídas em Noryl não solta gosto e nem cheiro é o mesmo material que é fabricado as bombas da Chugger PP que custa muitos R$...
Essa linha de bombas da Dancor Pratika já vem de fabrica com selo para aguentar até 80ºC e pode ser subsistido por outro de Viton que aguenta até 120ºC, essa modificação é bem simples de fazer e custa menos de 10 R$.
Tai a dica para quem quer um bom custo beneficio.

Incorreto...

As bombas chugger são feitas de polisulfona, que é um plástico alimentício resistente.

Noryl segundo o wikipedia é isso aqui:
he NORYL family of modified PPE resins consists of amorphous blends of PPO polyphenylene ether (PPE) resin and polystyrene.

Essa bomba não possui grau alimentício, nem foi indicada pra uso em alimentos...
 
Tiago, à época que pesquisei sobre essa bomba, encontrei que existem alguns tipos de noryl (essa mistura aí) que são "food grade" (fda approved), mas infelizmente a Dancor nunca informou a exata composição do noryl utilizado pra eu verificar.
 
A minha é essa, CENTRIFUGA CP-4R 1/4CV M 220V.
Faz um pouco, normal de uma bomba centrifuga, referente a potência essa a menor que tem, a vazão vc pode controlar com um registro de esfera!
Lembrando que ela não pode trabalhar sem liquido ou com vazão abaixo dos 10%.
 
Back
Top