[Ajuda] Sistema RIMS e HERMS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hominus

Well-Known Member
Joined
Oct 29, 2015
Messages
54
Reaction score
25
Estou querendo aprender mais sobre o sistema RIMS e HERMS, vejo vários cervejeiros experientes migrando para esse tipo de equipamento.
Neste caminho, estou completamente perdido, gostaria que vcs me ajudassem com links, apostilas e outros materiais que eu possa utilizar como norte e aprendizado.
Atenciosamente.:mug:
 
Estou querendo aprender mais sobre o sistema RIMS e HERMS, vejo vários cervejeiros experientes migrando para esse tipo de equipamento.
Neste caminho, estou completamente perdido, gostaria que vcs me ajudassem com links, apostilas e outros materiais que eu possa utilizar como norte e aprendizado.
Atenciosamente.:mug:
A primeira dica sobre RIMS e HERMS..... eles não vão fazer sua cerveja ficar melhor. Em certos casos, já vi o contrário, já que o cara fica se preocupando com equipamento mirabolante, e esquece do processo.

Nesse sentido, por sempre ter usado equipamentos automatizados, até já prejudiquei alguns cervejeiros que ficaram tentando imitar meus equipamentos e esqueceram-se do processo, boas práticas, etc.

Equipamento automatizado tem que servir pra ajudar a gente a ter menos trabalho, e fazer mais cerveja.

Abraço,
 
no próprio fórum tem muito material...
nesse link vai tirar muitas das suas dúvidas
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403487

A primeira dica sobre RIMS e HERMS..... eles não vão fazer sua cerveja ficar melhor. Em certos casos, já vi o contrário, já que o cara fica se preocupando com equipamento mirabolante, e esquece do processo.

Nesse sentido, por sempre ter usado equipamentos automatizados, até já prejudiquei alguns cervejeiros que ficaram tentando imitar meus equipamentos e esqueceram-se do processo, boas práticas, etc.

Equipamento automatizado tem que servir pra ajudar a gente a ter menos trabalho, e fazer mais cerveja.

Abraço,

Agradeço a ajuda de vocês. Estou pesquisando bastante sobre o assunto e no post sobre HERMS consegui várias informações.
Atenciosamente. :mug:
 
Hominius,

não sei quantas brassagens você já fez mas aqui vai minha opinião.

Eu fiz algumas brassagens na colher, caneca e escumadeira antes de começar a automatizar os processos. No meu entender o melhor modo de conhecer cada etapa da brassagem é fazendo manualmente algumas vezes. A partir daí fica mais fácil entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de automação
para você escolher ou criar o seu modo.

joao
 
Back
Top