Ajuda - SAISON

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioABC

Well-Known Member
Joined
Jan 4, 2017
Messages
67
Reaction score
16
Bom dia
peço ajuda dos mais experientes na produção desta saison:

Og 1.057
fg 1.004
abv 6,8 %
ibu 25
ebc 8
bu/gu 0,45
• pilsen 86%
• malte centeio 7%
• (açúcar) candi syrup simplicity 7% (fervura)
saaz fwh 20ibu
saaz 5min 5 ibu
mash-in 64°c
mash-out 76°c
fermento m29 french saison mangrove jack
fermentação 18°c 2 dias e deixar subir até 30°c
 
Legal. Nunca usei a m-29. Mas já usei a French Saison da Yeast Lab e fica bem legal. Cerveja bem seca (atenua bem rápido) mas com sensação de corpo (meio contraditório mas é isso)

Se o perfil for semelhante será "sucesso"...
 
estou na terceira saison. As duas primeiras usei o M29 e obtive bons resultados. Fermentei em temperaturas relativamente altas (22-23 ºC)
A cerveja ficou realmente boa após uns 45 dias. Durante a fermentaçao senti aromas ácidos (tipo vinagre) que desapareceram após envase. Fiz primming.
Nesta terceira produçao estou utilizando levedura líquida (farmhouse saison da teckbrew) mas ainda está carbonatando e nao tenho como comentar.
 
Bom dia

Agradeço a opinião e ajuda de vocês. Assim que a breja ficar pronta eu posto aqui. :mug:
 
Legal. Nunca usei a m-29. Mas já usei a French Saison da Yeast Lab e fica bem legal. Cerveja bem seca (atenua bem rápido) mas com sensação de corpo (meio contraditório mas é isso)

Se o perfil for semelhante será "sucesso"...

@Snoop, eu ao contrário só usei a M-29.

Meu resultado foi bom, secando muito a cerveja, sendo que eu trabalhei com temperaturas altas com ela e na época não tinha controle de temperatura.

Com adicionei hibiscos a receita ela ficou com um bom tom ácido e com um corpo super leve, parecendo mais um espumante do que cerveja. Uma bela experiência.
 
Jean Bom dia

Qual foi a temperatura de sacarificação que utilizou? e Qual a FG atingida?
 
Esse M29 zera a FG, come tudo e mais um pouco. A bichinha é danada!

Se quiser algum ponto na FG, tipo 1004, pode fazer a mostura numa temperatura um pouco mais alta, tipo 66o, ainda correndo o risco dela zerar.

Eu não faço mais saison com abv alto assim, porque nelas o álcool sobressai demais. Faço por volta de 5,5%. Fica a dica.
 
Jean Bom dia

Qual foi a temperatura de sacarificação que utilizou? e Qual a FG atingida?

Ela tinha malte pilsen e de trigo (60%,20%) e mais açucar (20%)

Uma OG de 1.065 e bateu numa FG de 1.002.

Sacarifiquei em 62ºC, realmente numa intenção de deixar bem seca.

Usei um único pacote (under pitch) mas mesmo assim deu conta do recado.
 
Fiz a 64 e fiquei nos 1000 Jean. Coloquei até um pouco menos de açucar que você.
 
Back
Top