A primeira - Belgian Blonde Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

minholi

Well-Known Member
Joined
Dec 3, 2014
Messages
70
Reaction score
26
Tô até preocupado de tanto que bateu com o beersmith. Tudo saiu exatamente como planejado e estou muito feliz com o resultado.

Fiz sacarificação por 1 hora e meia antes de fazer o mash out, recirculação e sparge. Eficiência de 69,5% [emoji2]

Depois da fervura deu 20,5 litros no fermentador com OG de 1,065 SG

A ideia era fazer uma Blond Ale bem bronzeada e aromática. A receita está em http://beersmithrecipes.com/viewuser/62366/minholi

Agora é esperar a levedura fazer o trabalho dela.

uploadfromtaptalk1426368870047.jpguploadfromtaptalk1426368904052.jpguploadfromtaptalk1426368925018.jpguploadfromtaptalk1426368950752.jpguploadfromtaptalk1426368973610.jpg
 
Tirei uma pequena amostra pela torneira do fermentador, agora que a atividade no airlock já diiminuiu bastante e medi a densidade.

Estou usando o refratômetro para acompanhar e a OG deu 16.2 Brix (1,065 SG) e agora deu 8.8 Brix (1,016 SG corrigidos).

Provei a amostra e já tem cheiro e sabor de cerveja, apesar de ainda estar muito turva, já que a etapa de fermentação ainda não acabou e a de floculação não começou.

Novamente estou muito satisfeito, me planejei bastante pra fazer tudo corretamente, já que não queria me desmotivar por erros meus, e até o momento estou colhendo os frutos desse planejamento.

Já estou pensando em fazer outra. Gostei do negócio, é divertido exercitar a matemática, a química, a biologia, planejamento e organização. Sem duvida é um excelente hobby. :D
 
Tudo novinho, que saudade de quando comprei tudo novo, hehehehehe
 
Engarrafei na sexta-feira, sendo que deixei 48 horas em temperatura próxima de 0°C para clarificar, já que as amostras estavam bem turvas.

O caso é que não adiantou fazer o cold crash, continuou com bastante fermento em suspensão, um pouco mais turva que uma Weiss.

Agora depois de um tempo nas garrafas notei que tem um deposito de 1mm no fundo, mas ainda continua bem turva (analisando contra a luz).

O FG ficou um pouco acima do esperado, mas como fiz medições 4 dias e não houve alteração eu dei andamento.

Pelo beersmith a indicação é de que ficou com 6,5%, e o esperado era 6,9%.

uploadfromtaptalk1427669243289.jpg

uploadfromtaptalk1427669287798.jpg
 
Pra clarificar de verdade precisa bem mais tempo, já deixei um mês pra ficar bem limpa. Tem a opção da gelatina como foi falado, vai ser bem mais rápido e vai deiixar quase como filtrada. Agora na garrafa ela também vai decantando e limpando, mas isso gera bastante resíduo no fundo da garrafa como tu já percebeu.
 
Hoje tomei uma que está boa. O sabor melhorou muito em relação a que tomei com 1 semana de engarrafada.

Apesar de não estar limpa eu já gostei do resultado.

uploadfromtaptalk1428854367605.jpg
 
Bom, hoje tomei outra e a conclusão que cheguei foi de que a cerveja estava contaminada.

Não limpou nem um pouco,pelo contrário, parece inclusive estar ainda mais turva e está bem mais ácida, bem diferente das vezes anteriores que provei.
Entornei a maior parte da leva na pia e limpei as garrafas. Bola pra frente, vou fazer algumas modificações na receita e fazer uma nova leva até e o fim do mês, enquanto a segunda vai saindo. [emoji2]
 
Realmente ela está bem turva.
Mas não creio que seja contaminação. Até por que para contaminar o cara tem que ser muito fera! hahahahha
Na hora do envase cuidou para passar o mínimo de fermento para as garrafas?
Pergunto por que na foto ela está parecendo cerveja que fica no fundo do fermentador.
No mais é bola para frente e ir para as próximas.
 
Bom, hoje tomei outra e a conclusão que cheguei foi de que a cerveja estava contaminada.

Não limpou nem um pouco,pelo contrário, parece inclusive estar ainda mais turva e está bem mais ácida, bem diferente das vezes anteriores que provei.
Entornei a maior parte da leva na pia e limpei as garrafas. Bola pra frente, vou fazer algumas modificações na receita e fazer uma nova leva até e o fim do mês, enquanto a segunda vai saindo. [emoji2]

Cara, a não ser que sua contaminação seja do tipo que provoca Gushing (ai torna as garrafas explosivas), nunca jogue cerveja fora. Se ficou ácida e mais turva tem alguma chance de ter pego alguma contaminação lática nela (não dá pra saber só vendo a foto). De qualquer forma, na proxima vez, guarda por uns 2 anos. Tive uma leva que aconteceu bem parecido com a sua. Eu tomei minha parte toda, mesmo fazendo careta, mas meu amigo pegou a parte dele e guardou. Tomamos 1 ano e meio depois e estava absolutamente deliciosa, bem ácida, mas tudo bem equilibrado, como uma bela Sour deve ser.

Abraço!
 
Back
Top