1Kg de Levedura Inativa - Serve para Cerveja Artesanal???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GBP

Well-Known Member
Joined
Jul 10, 2018
Messages
128
Reaction score
66
Acho que isso ai é a levedura resultante da fermentação, que foi limpa e seca, pode ser utilizada para o consumo humano, mas
não serve mais para fermentação, mas posso estar enganado, puro achismo. Já vi isso para venda em loja de produtos naturais.
 
Acho que isso ai é a levedura resultante da fermentação, que foi limpa e seca, pode ser utilizada para o consumo humano, mas
não serve mais para fermentação, mas posso estar enganado, puro achismo. Já vi isso para venda em loja de produtos naturais.

É isso mesmo, isso é levedura que foi retirada de tanque de fermentação e, normalmente, inativada.
Assim, pelo menos em tese, isso ai é levedura morta.
Ainda que eles fossem ativas, eu não usaria, com certeza esse produto não passa por nenhum controle sanitário adequado para cerveja e alem disso são leveduras que já foram usada por alguns ciclos de produção (quantos? 3? 6? 10??? Não tem nem como saber), então estão longe de serem células saudáveis.

@GBP, para mim, a levedura é o ponto mais delicado do processo. Se vc tiver um malte meia boca e uma levedura boa ainda vai sair uma cerveja fera, se tiver um malte top e uma levedura meia boca vai acabar com uma cerveja ruim. Eu prefiro gastar um pouco mais na levedura e acabar com uma cerveja melhor, e se quiser economizar pode reaproveitar a levedura.

Casado
 
Olá pessoal,

navegando no Mercado Livre, encontrei esse anuncio e me pareceu bastante interessante:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-875678659-levedura-inativa-seca-de-cerveja-1kg-_JM

1Kg de levedura por R$23, só no pacote do US-05 por exemplo custa em média R$15 a R$20 e vem muito menos do que esse aí...

alguém já usou esse fermento vendido por quilo? O resultado foi positivo?

Obrigado!
Ao menos deve servir como nutriente para a levedura. Colocando algumas gramas durante a fervura.
 
Me fale mais sobre esse assunto!!! Posso reutilizar a sobra da minha tmb? Como é o processo?

Sim... dá pra utilizar a lama do fermentador de boa. É só jogar umas duas colheres da lama nos últimos 15 minutos da fervura, se não me engano (to sem a fonte dessa informação aqui por perto pra te passar com precisão)... mas basta pesquisar no google. O pessoal utiliza tanto a lama da fermentação anterior quanto aquelas capsulas que vendem nas lojas de produtos naturais com "levedo de cerveja".
 
obrigado pelas respostas pessoal, eu achei muito barato mesmo para ser possivel utilizar no processo!
 

Latest posts

Back
Top