Uma pilsen na terceira leva.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedroeduardops

Active Member
Joined
Jul 2, 2014
Messages
39
Reaction score
3
Prezados amigos, vi muita gente dizendo que é muito dificil fazer uma lager. Estou indo pra a terceira brassagem e gostaria de fazer uma pilsen ao estilo tcheco, bem lupulada. Alguém pode passar um material de referência com todas as recomendações para brassagem e fermentação??
 
Cara olha o How To Brew do Palmer, ele fala de ambos os estilos, bem completo o livro, tu acha fácil para download a versão em português, se vc ler inglês o próprio palmer libera o livro na página dele.
 
Cara olha o How To Brew do Palmer, ele fala de ambos os estilos, bem completo o livro, tu acha fácil para download a versão em português, se vc ler inglês o próprio palmer libera o livro na página dele.

Estou relendo o How To Brew no capítulo específico sobre lagers. Mas gostaria de dicas mais práticas concentradas aqui para facilitar o planejamento.
 
Prezados amigos, vi muita gente dizendo que é muito dificil fazer uma lager. Estou indo pra a terceira brassagem e gostaria de fazer uma pilsen ao estilo tcheco, bem lupulada. Alguém pode passar um material de referência com todas as recomendações para brassagem e fermentação??

Cara, sabe por que é considerado difícil? porque normalmente a tendencia é economizar no fermento. Uma ale até perdoa isso até certo ponto, embora nao fique ideal. Mas uma lager não, ela vai ficar com off-flavors que não saem mais.

O fato de não sair mais faz parte de uma outra dificuldade comum na maioria das lagers padrão, tipo pilsen, vienna, oktober, etc. que é o perfil limpo de aroma que elas tem. Não tem toneladas de ésteres, nem lúpulos nem nada que mascare os off-flavors gerados, isso torna elas um pouco mais difíceis.

Então a dica é, use o dobro de fermento que vc usaria pra uma ale, com uma ressalva, de que vc vai ter que considerar uma taxa já alta pra ale, porque em baixas temperaturas as células se reproduzem menos, existe a necessidade de oxigênio dissolvido a mais nas lager, isso poderia talvez ser compensado com um pouco mais de fermento. Essa é a ressalva: o dobro seria 2x0.75, padrão ale, mas nesse caso, consideraria 1.75, (ou até chutando alto) 2.0 milhões de células/mL/ºP. (use uma calculadora de fermento pra te ajudar)

Aliás, nunca tinha pensado sobre isso antes, o que o resto dos colegas acham de, no caso de não haver oxigênio pra oxigenar o mosto ao nivel ideal de lager, utilizar um pitching rate ainda um pouco maior do que o normal de 1.5milhoes/mL/ºP?

Abraço
 
Outra dica que daria é a fervura de no mínimo 90min. Como o Tiago disse, off-flavors em lagers são mais fáceis de perceber, e o DMS é muito comum de aparecer numa lager. Então recomendo fervura intensa e no mínimo 90min, além do resfriamento do mosto rápido. Outra, considero o descanso de diacetil essencial, pois nas ales que já fiz nunca havia percebido a sua presença, já na lager consegui identificar esse off-flavor.

Boa sorte!

Abraço!
 
Prezados amigos, vi muita gente dizendo que é muito dificil fazer uma lager. Estou indo pra a terceira brassagem e gostaria de fazer uma pilsen ao estilo tcheco, bem lupulada. Alguém pode passar um material de referência com todas as recomendações para brassagem e fermentação??

Creio que o que queres é uma Bohemian Pilsner, e não tem ceva melhor pra representar esta cerveja que a Pilsner Urquell. Dai meu amigo o buraco é mais embaixo, além da fermentação que tu vais ter que ter muita atenção em temperatura de inoculação (não inocular a temperaturas superiores a 12ºc), temperatura de fermentação, descanso diacetilico... Teras que fazer decocção para chegar em um resultado próximo desta incrivel cerveja.
 
Cara, independente da receita... lager é um problema porque demanda uma fermentação extremamente cuidadosa, com controle de temperatura preciso, quantidade de fermento adequada, e fermentação secundária (descanso de diacetil).

Sinceramente, se tu conseguir cumprir os seguintes objetivos (que já são bem difíceis pra maioria que está começando, mas não impossíveis):

- Usar uma quantidade adequada de fermento (não a indicada pelo fabricante): Ex. rápido, pra uma lager de 1050, usando W34/70, use 2g por litro.
- Temperatura de fermentação: a literatura e as cervejarias divergem muito, mas as técnicas mais recomendadas são inocular a 8 graus e manter nos primeiros dias, depois manter a fermentação a 10, e mais no fim podes subir até 16 e deixar durante pelo menos uns 3 dias para que os níveis de diacetil diminuam.

Sobre a temperatura... é a temperatura do líquido, não ambiente.

Se conseguir fazer isso a risca e terminar com uma cerveja sem problemas clássicos de fermentação, podes te considerar um vitorioso.
 
Creio que o que queres é uma Bohemian Pilsner, e não tem ceva melhor pra representar esta cerveja que a Pilsner Urquell. Dai meu amigo o buraco é mais embaixo, além da fermentação que tu vais ter que ter muita atenção em temperatura de inoculação (não inocular a temperaturas superiores a 12ºc), temperatura de fermentação, descanso diacetilico... Teras que fazer decocção para chegar em um resultado próximo desta incrivel cerveja.

Cara, pra chegar num clone muito próximo de urquell talvez possa ser assim mais complicado, mas fora isso eu não acho que o buraco seja tão mais em baixo assim.

A questão é que o estilo é um pouco menos permissivo aos erros de fermentação apenas, porque aparecem mais. Mas descanso de diacetil, fervura de 90 minutos pra base pilsen, inoculação correta (temperatura e taxa) isso tudo já é senso comum para todas as cervejas, ale e lager, a diferença é que chamamos "fermentação secundária" em ale e "descanso diacetil" na lager, mas é a mesma coisa.

Fora isso, a escolha dos ingredientes certos, fermentando direito o resultado será ótimo. Lager não é tão mito assim, só demora um pouco mais, tem que ter paciencia e dedicação, e nem é de sours que estamos falando!

abraço
 
aproveitando o tópico...
Tentando driblar as dificuldades/especifidades das lagers, não podemos fazer alguma Ale que chegasse a um resultado próximo de uma lager? para experimento, sem compromisso.

Talvez modificar a receita de uma Blond Ale para se aproximar de uma bohemian pilsener?
 
aproveitando o tópico...
Tentando driblar as dificuldades/especifidades das lagers, não podemos fazer alguma Ale que chegasse a um resultado próximo de uma lager? para experimento, sem compromisso.

Talvez modificar a receita de uma Blond Ale para se aproximar de uma bohemian pilsener?

Rohde, na minha opinião, fermento é um dos ingredientes mais importantes da cerveja, as vezes o mais importante, dependendo do estilo. Vc poderia fazer uma recita igual pilsner, 100% malte pilsen e lupulo alemão aos 60 minutos, mas usando fermento ale ficaria diferente.

No caso de uma lager, até daria pra chegar próximo do perfil com um US-05 fermentado em temperatura mais baixa, segundo a descrição de quem já fez isso, mas eu não sei... qual a vantagem de fazer isso?

Se vc tem controle de temperatura pra fermentação (que é também importante pra ales) vc tem condições de fazer uma lager. A única diferença é que vc vai ter que comprar o dobro de fermento e fermentar praticamente na metade da temperatura e pelo dobro de tempo também. Tirando isso é muito parecido com ale, se vc faz do jeito certo. Inocula, fermenta, sobe a temperatura quando falta alguns pontos pra atenuar e deu... =)

Abraço
 
Está certo Tiago, não que Eu ache "difícil", foi um questionamento para conhecimento.
Já fiz Pilsen, German Pilsener e kölsch, usando o dobro de fermento, em uma geladeira com controle de temperatura mas maturando por poucos dias em baixa temperatura. Ficou bom, gostei - tanto que que vou repetir com uma bohemian pilsener semana que vem - mas o custo com essa ocupação do equipamento e da geladeira por mais tempo a tão baixa temperatura, com levedura e com Saaz (tsc), encarece um tanto!
 
Está certo Tiago, não que Eu ache "difícil", foi um questionamento para conhecimento.
Já fiz Pilsen, German Pilsener e kölsch, usando o dobro de fermento, em uma geladeira com controle de temperatura mas maturando por poucos dias em baixa temperatura. Ficou bom, gostei - tanto que que vou repetir com uma bohemian pilsener semana que vem - mas o custo com essa ocupação do equipamento e da geladeira por mais tempo a tão baixa temperatura, com levedura e com Saaz (tsc), encarece um tanto!

Rohde, fiz justamente o que você comentou, uma blond ale com US-05 fermentando a 16°C. Ficou parecida com uma lager, mas para chegar numa bohemian, urquell, o buraco é mais embaixo. É como o Tiago disse, a levedura é fundamental. Estou com minha terceira tentativa de bohemian pilsner: a 1° ficou horrível, a segunda tomável (ambas com W-34/70)

Nesta terceira, usei um fermento líquido da Dr. Yeast Pilsner Urquell, fiz uma dupla decocção e utilizei 50% da água proveniente de água da chuva, filtrada em filtro de barro (não conheço os parâmetros da minha água nem controlo nada, apenas fiz isso para ver se diminuía quantidade de sais dissolvidos, pq pelo que li a água para pilsner tem que ser mole e com poucos sais dissolvidos).

Inoculei a 9°C, deixei fermentando a 10°C, há uns 4 pontos da FG (1.014), comecei a aumentar 1°C/dia até 16°C, e hoje, com 13 dias de fermentação, está em 1.015. Depois posto como ficou.

Se controla os parâmetros da água, segue o que encontrei fuçando na net:

Ca - 40
Mg - 0
Na - 8
SO4 - 0
CL - 50
BiCarb - 16

Também sou fissurado na Bohemian Pilsner da Wäls. Quem sabe uma dia chegamos lá.

P.S.: Utilizei água da chuva pois moro em interior, com pouca poluição, e como teste. Sempre li que água da chuva carrega diversos poluentes atmosféricos. Se ficar boa, próxima brassagem repetirei o processo mas sem água de chuva.
 
Já li no BYO que uma solução para a água das pilsner é ferver toda água a ser utilizada. Ná próxima com certeza farei isso.

a minha está na fase do descanso. depois vou baixar por 20 dias a 04, e depois 30 a zero!
estou curtindo até aqui.
 
Já li no BYO que uma solução para a água das pilsner é ferver toda água a ser utilizada. Ná próxima com certeza farei isso.

a minha está na fase do descanso. depois vou baixar por 20 dias a 04, e depois 30 a zero!
estou curtindo até aqui.

Já li isso também... mas não é só ferver. Tem que ferver e sifonar a água sem o sedimento que irá formar no fundo: decantado de cálcio e magnésio. Agora isso só server para águas que possuem uma dureza temporária, não entendo muito, mas que para água com dureza permanente não adianta.

Valeu!
 
Valiosíssimas informações! nível hard
Agora leiam todo tópico novamente e me digam até que certo ponto vale apena para um cervejeiro iniciante ou até intermediário, pela complexidade apresentada do processo, tentar reproduzir a melhor "pilsen do mundo" - que pra muitos (inclusive eu) nem se compara com minha pior IPA? rsrs

Vou tentar o máximo do que foi comentado no fórum, mas provavelmente não vou repetir tão cedo hehe
 
Não é tão difícil quanto parece. O principal é resfriamento, fermento e controle de temperatura. O resto é polimento.
 
Valiosíssimas informações! nível hard
Agora leiam todo tópico novamente e me digam até que certo ponto vale apena para um cervejeiro iniciante ou até intermediário, pela complexidade apresentada do processo, tentar reproduzir a melhor "pilsen do mundo" - que pra muitos (inclusive eu) nem se compara com minha pior IPA? rsrs

Vou tentar o máximo do que foi comentado no fórum, mas provavelmente não vou repetir tão cedo hehe

Vale até o ponto em que vc aceita o desafio e tem vontade de produzir novos estilos. Caso vc tenha medo de fazer uma cagada e ter que jogar uma leva de 20 ou 40 litros fora, então sempre será mais seguro permanecer no reino das IPAs. Admitir erros quando se é iniciante não é facil.

Acho que vc não precisa tentar um clone de pilsner urquell, fazendo decocção, fermentando em barril, salgando/dessalgando a água, etc...

Se vc gosta do estilo, escolher um bom fermento, em boa quantidade, um bom malte pilsen e fermentar na manha. Se errar não precisa ficar traumatizado. hehe

Abraço
 
@Rohde,

Concordo com o que o @Tiago falou. Uma das coisas que mais me encantam neste hobby é justamente a capacidade que você tem de experimentar, e a cada brassagem você aprende algo e encontra novos desafios. Eu tenho como meta atingir uma bohemian que fique foda! E aos poucos a gente vai praticando, aprendendo e chega lá. Pra mim, aí que mora o prazer do hobby.

Abraço!
 
Meus dois centavos:

Vejo muita gente colocando esforço em seguir (clonar) receitas ao invés de entender os processos da fabricação de cerveja artesanal. Por isso a coisa parece, por si só, impossível.

Quando deixamos a ansiedade de consumir o produto finalizado de lado e mergulhamos no entendimento do processo, conseguir o estilo xpto se torna uma questão empírica.

E ai vem o que o @Tiago falou.

Medo de errar e criatividade não habitam o mesmo espaço por muito tempo. Um deles acaba indo embora.

E vamos combinar que um laboratório de 5l biab nem é facim de ter em casa ou apartamento.
 
Eu vejo a tentativa de clonar uma cerveja como um importante passo no processo de aprendizado. É como a matemática: você faz os exercício, olha o resultado para ver se acertou, corrige até acertar; depois parte pra prova.
 
Talvez eu tenha escolhido mal as palavras. Clonar uma receita é um ótimo exercício prático, e sem dúvida um passo importante na formação do cervejeiro.

Mas entender ( e não apenas seguir) a receita emancipa o cara é permite que ele exercite a criatividade atrás de algo novo, que ele consiga um novo sabor, uma nova técnica, um produto superior ao que ele fazia antes. Inclusive, permite que você torça a receita para um lado, depois para outro, sem comprometer o produto final.

Mas não há um único modo de fazer, e cada exercita o hobby como lhe convém. :)
 
Talvez eu tenha escolhido mal as palavras. Clonar uma receita é um ótimo exercício prático, e sem dúvida um passo importante na formação do cervejeiro.

Mas entender ( e não apenas seguir) a receita emancipa o cara é permite que ele exercite a criatividade atrás de algo novo, que ele consiga um novo sabor, uma nova técnica, um produto superior ao que ele fazia antes. Inclusive, permite que você torça a receita para um lado, depois para outro, sem comprometer o produto final.

Mas não há um único modo de fazer, e cada exercita o hobby como lhe convém. :)

Concordo plenamente.
 
Back
Top