Uma mostura apenas com BETA MILASE, posso?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedroeduardops

Active Member
Joined
Jul 2, 2014
Messages
39
Reaction score
3
Prezados,

Lendo o artigo <http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/brassagem-avancada/> vi que a maior atenuação seria obtida com uma mostura feita em temperatura de 60 graus celsius.

Pois bem, estou preparando a receita de uma belgian blond ale a ser feita no próximo sábado.

Minha densidade inicial estimada será de 1,069 e quero uma atenuação bem alta para chegar a um teor alcólico de 7% ABV, usando o S-33.

Minha idéia que submeto aos cervejeiros: posso fazer uma única rampa de 60 graus celsius a 90 minutos e depois o mash-out?
Qual problema isso poderia ocasionar? Alguém já fez?
Obrigado pela resposta...
 
Prezados,

Lendo o artigo <http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/brassagem-avancada/> vi que a maior atenuação seria obtida com uma mostura feita em temperatura de 60 graus celsius.

Pois bem, estou preparando a receita de uma belgian blond ale a ser feita no próximo sábado.

Minha densidade inicial estimada será de 1,069 e quero uma atenuação bem alta para chegar a um teor alcólico de 7% ABV, usando o S-33.

Minha idéia que submeto aos cervejeiros: posso fazer uma única rampa de 60 graus celsius a 90 minutos e depois o mash-out?
Qual problema isso poderia ocasionar? Alguém já fez?
Obrigado pela resposta...

Acredito seja necessário, ou ao menos recomendável que se faça uma rampa acima dos 70ºC, nem que seja por poucos minutos. Devido à baixa temperatura vc pode ter falta de solubilidade de 100% do amido, o que poderia ocasionar conversão incompleta.

Pessoalmente não recomendaria 60ºC, acho que é baixo demais, vc arrisca ter uma atividade de enzimas proteolíticas, ainda mais se baixasse sem querer, o que ocasionaria uma cerveja sem retenção de espuma.

Quanto mais alta a temperatura, dentro da faixa de trabalho de uma enzima, mais rápida é a conversão, então também demoraria muito tempo nessa temperatura.

Recomendaria usar no mínimo 63ºC, vc consegue um mosto muito fermentável. Sem atividade de alfa-amilase e protease. Ainda vai levar um tempo a mais na conversão, então considere aumentar o tempo de mosturação pra essa temperatura. Apenas procure não deixar baixar muito dessa temperatura e faça uma parada de 10 minutinhos a 72ºC que será sucesso garantido.

Tempo de mosturação também influencia no perfil de açucares, assim se vc fizer a mosturação numa temperatura até um pouco mais alta, digamos 65 ou 66ºC por mais tempo do que o normal, diagamos 1h e meia ou 2h, terá um mosto também super fermentável.

Uma terceira opção a considerar ainda, caso caiba dentro do estilo que vc se propõe a fazer, é adicionar açucares simples 100% fermentáveis, como sacarose.

Lembrando ainda que a fermentação tem um papel importante na atenuação da cerveja, a escolha da cepa pode ser determinante, assim como a forma como vc conduzirá sua fermentação.

Abraço
 
Back
Top