Transporte durante fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Galera, não sei se alguém ja passou por esse tipo de situação, mas agora no feriado pretendo fazer um lote de cerva...

O problema é que vamos fazer na praia e só depois de uns 2 dias que eu vou levar pra casa da minha sogra onde o fermentador vai ficar até o final da fermentação...

A viagem é de uns 70 km entre uma casa e outra...

Q tipo de problema eu posso esperar??

de que forma eu posso minimizar o problema? Levar o fermentador dentro da panela com um pouco de gelo ajuda??

Ah, durante esses dois dias na praia vamos colocar o fermentador em um freezer controlado com o tic 17 do nosso outro freezer.
 
Cara, tirando a temperatura que pode aumentar no carro, e de transbordar o fermentador por balançar... sem muito galho.

Abraço!
 
Ok, fico mais tranquilo... A ultima coisa que eu quero é estragar a primeira leva maior que a gente vai fazer...
 
Aconteceu algo parecido comigo nesses dias, precisei me mudar de casa e a única coisa que sofri foi com a turbidez da cerveja, já que ela estava quase na maturação e bem clarificada, coisa que espero corrigir com temperatura baixa, senão, vamos de gelatina!
 
Galera, não sei se alguém ja passou por esse tipo de situação, mas agora no feriado pretendo fazer um lote de cerva...

O problema é que vamos fazer na praia e só depois de uns 2 dias que eu vou levar pra casa da minha sogra onde o fermentador vai ficar até o final da fermentação...

Q tipo de problema eu posso esperar??

O Grande Problema vai ser deixar na casa da sogra, tu pode ter uma leva contaminada! HSIAUHASDUIH
 
Prezados Cervejeiros,
Estou na batalha para cervejas cada vez melhores e uma coisa eu já pude perceber o controle da fermentação é tudo, pois é na fermentação que se define o real perfil da cerva. É claro que na escolha da receita e na brassagem é que definimos qual cerveja queremos fazer, mas é na fermentação é que tudo se resolve....
Então, tem uma coisa que me limita há algum tempo e percebi que não é uma particularidade só minha. Meu local de fazer a cerva é fora do meu domicílio, ou seja, façco a brassagem e deixo a fermentação acontecer sem acesso (com controle de temperatura, é claro, - TIC17), o máximo que posso controlar é no fim de semana a 100km de casa....
Minha pergunta: Será que possso fazer a brassagem, inocular o fermento e transportar o fermentador por 100km dentro do carro ainda no lagtime para casa? ou mesmo após 1 dia. Dessa forma teria como acompanhar e controlar a fermentação... será que traria consequências desastrosas? piores do que não acompanhar a fermentação?
Tenho feito o seguinte: fermentação por cerca de 7 dias 18 ou 19ºC(sem secundária) e maturação 2ºC por mais 7 dias.
sds,
Vitor
 
Vitor, e se você transportar o mosto, devidamente lacrado para evitar vazamento e contaminação e inocular o fermento já no local definitivo? É uma ideia.
Abraço.
 
Vitor, e se você transportar o mosto, devidamente lacrado para evitar vazamento e contaminação e inocular o fermento já no local definitivo? É uma ideia.
Abraço.

Também acho uma boa idéia. O lance é sanitizar tudo, lacrar bem e transportar. Assim não precisa se preocupar muito com a temperatura, desde que não deixe seu carro estacionado no sol com a cerva dentro. :D
Também pode deixar de um dia pro outro no fermentador e no dia seguinte você transporta. Já no destino final vc verifica a temperatura, resfria um pouco se necessário, e inocula o fermento.
Acho melhor transportar do que fazer o controle de temperatura só nos finais de semana.

Valeu!
 
Tive a mesma duvida alguns dias atras. Corri o risco, transportei. Ja estou tomando aquela leva, e está otima. Vai tranquilo :)
 
Tenho feito o seguinte: fermentação por cerca de 7 dias 18 ou 19ºC(sem secundária) e maturação 2ºC por mais 7 dias.
sds,
Vitor

Vitor, sou iniciante ainda, mas já pude aprender uma coisa: para obter cervejas de melhor qualidade você deve fazer a secundária após ter atenuado tudo na primária. É nessa fase que a levedura irá limpar os off-flavors que ela mesma produziu durante a primária. Outra coisa: isso que você está fazendo a 2ºC é clarificação. Eu também já confundi essas coisas, hehehe. A maturação ocorre a qualquer temperatura, apenas pelo transcurso do tempo.
 
Vitor fermento as minhas levas a 130km de distancia com controlador mt543-ri e nunca tive problemas ! Será q seu problema não é a falta de fermentação secundária ?
 
Back
Top