Starter para Imperial Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mariopareto

Well-Known Member
Joined
Mar 10, 2016
Messages
138
Reaction score
46
Boa noite povo!

Vou fazer uma russian imperial stout e estou querendo fazer um starterzão pra propagar levedura e gastar menos pacotes de fermento seco :D

O plano da cerveja é o seguinte:

OG 1087
FG 1020
ABV 9%
Fermento: US-05

Segundo a calculadora do brewersfriend, utilizando o modo de high gravity ale (1M cells / mL / °P), ela sugere 418 bilhões de células (o que dariam 6 pacotes considerando 6bi/g que é o que a Fermentis declara).

Eu tenho disponível:
- 3 L de mosto 1041SG (coletado antes da fervura)
- 1 Pacote de US-05
- Uma IPA de US-05 que será engarrafada em breve e eu poderia coletar a lama
- Agitador Magnético
- Erlenmeyer de 2L

Dei uma lida numa matéria sobre starter de múltiplos steps ( http://homebrewacademy.com/stepping-up-a-yeast-starter/ ) e pensei se seria viável realizar o seguinte starter, utilizando apenas um pacote de US-05:

STEP 1:
tarter Size (L): 1
Gravity (1.xxx): 1.035
Growth Model and Aeration: Braukaiser - Stirplate

UPDATE
DME Required: 3.5 oz, 99.9 g
Growth Rate: 1.4
Intial Cells Per Extract (B/g): 0.69
Ending Cell Count: 209 billion cells
Resulting Pitch Rate: 0.50M cells / mL / °P
Starter does not create enough yeast cells. Increase starter size, change aeration technique, or do another step.


STEP 2:
Starter Size (L): 1.5
Gravity (1.xxx): 1.040
Growth Model and Aeration: Braukaiser - Stirplate

UPDATE
DME Required: 6.0 oz, 171.2 g
Increase: 1.4
Intial Cells Per Extract (B/g): 1.22
Ending Cell Count: 449 billion cells
Resulting Pitch Rate: 1.07M cells / mL / °P
Starter meets desired pitching rate!


Agora vamos às duvidas...

1 - Pensei em utilizar o Beersmith para calcular quanto de água eu precisaria adicionar ao mosto que tenho, antes de ferver, para gerar as OG's planejadas. A princípio isso funcionaria, correto?

2 - Após realizar o primeiro passo do starter (1L com OG 1035) como eu devo proceder? Coloco o erlenmeyer na geladeira para segregar gravitacionalmente, descarto a "cerveja" e adiciono o novo mosto em cima da levedura que já se proliferou?

3 - Essas variações de temperatura ambiente para geladeira e depois novamente para a ambiente não vão ser prejudiciais para as leveduras?

4 - Quanto tempo deve durar cada etapa do starter?

5 - Vale a pena eu colher a lama da IPA? Faz-se necessário realizar a "lavagem" ou eu poderia simplesmente colher e tacar na stout, se eu tiver certeza que não há nenhuma contaminação detectável?

Agradeço a quem puder dar uma luz!! :mug:
 
Usando dois pacotes, você vai ter o seguinte pitch rate:

1.21M cells / mL / °P (Tá bem próximo do proposto e eu usaria esse valor, mesmo sabendo que há um leve underpitch.)

3 pacotes seria o ideal para esse starter, e é o que eu recomendo pra quem não quer arriscar nenhum off flavour.

Agora, quem tem que decidir se o custo extra do segundo step vale o valor de um ou dois pacotes de fermento é você.

Se ainda assim achar que vale a pena fazer dois steps, é só prosseguir como um starter normal.

Fermenta, decanta, descarta o sobrenadante, aplica no segundo erlenmeyer, fermenta, decanta, descarta, bota na cerveja.
 
lendo tudo que você falou eu só ficaria com medo de arriscar esse processo de lavagem e reaproveitamento de slury justamente nessa receita de stout que você ta fazendo.
Como nunca fiz esse processo eu arriscaria muito provavelmente fazer isso em uma receita de menor tamanho e possivelmente bem basica para caso contaminar tomar o menor prejuízo possível.

Por outro lado se for pra fazer arriscando pelo aprendizado nao se importando muito com o custo no final eu faria. Agora sem duvida o sugerido pelo @jalexandre é o caminho mais seguro creio.

Lendo o yest to cada vez mais vendo como somos vulneráveis a contaminação e muitas vezes ignoramos isso...
 
Obrigado pessoal!! Acho que vou utilizar mesmo dois pacotes, até pq é a primeira vez que vou fazer um starter. Vou coletar a lama e guardar para uma receita menos critica.

Quando rolar aviso aqui o que que deu..

Abs!
 
Amigos, brotou uma dúvida aqui...

O mosto que eu tenho para o starter foi colhido antes da fervura da cerveja, logo após a mostura. Devo fervê-lo por uma hora ou não é necessário (pode ser só 15 min)?

Abs!
 
dúvida...
Esse mosto coletado antes da fervura (de um lote de cerveja) teoricamente é menos indicado do que um feito a base de DME certo?
 
Obrigado pessoal!! Acho que vou utilizar mesmo dois pacotes, até pq é a primeira vez que vou fazer um starter. Vou coletar a lama e guardar para uma receita menos critica.

Quando rolar aviso aqui o que que deu..

Abs!

Se você não clarificou essa leva de IPA com gelatina e se correu tudo tranquilo na fermentação, lavaria tranquilamente essa lama pois o trabalho é bem menor do que com o starter.

Segue anexo um passo a passo bem bacana que um colega do fórum criou.

Não vi no seu post a quantidade a ser fermentada, mas a OG é bem alta e nesse caso é altamente recomendado fazer o starter...

Dois pacotes devem ser insuficientes.
 

Attachments

  • Procedimento para reutilização de LAMA e propagação de fermento.pdf
    298.7 KB · Views: 145
Aqui tem um pdf com dicas para starters bem interessantes
 

Attachments

  • MAzym07_YeastStarter-ilovepdf-compressed.pdf
    243.5 KB · Views: 177
Aqui tem um pdf com dicas para starters bem interessantes

Tomazela, obrigado pelos links! Vou fazer o starter com dois pacotes de US-05 e 2L @ 1.040 de OG. Amanhã quando for engarrafar a IPA vou coletar a lama para guardar para experimentar em uma leva mais simples.

Obrigado e abraços!!
 
Back
Top