[Receita] Bock Tradicional

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lauro_J

Active Member
Joined
Apr 26, 2014
Messages
30
Reaction score
5
Buenas pessoal, eu fiz esta receita inspirado na Bock do Monstro, é a primeira receita que eu tento montar.

Receita para 45 L
OG: 1.070
FG: 1.016
ABV: 7%
SRM: 21 EBC: 41

Fermentáveis:
8 Kgs Pilsen Argentino
1 Kgs Cara Ruby
150 G Briess Black
5 Kgs Munich

Lúpulos:
70G aos 50m - Northern Brewer

Levedura:
4 Pcts Saflager S34/70

Sacarificação 67ºc por 70 minutos
Pretendo fazer decoção com 1/3 do mosto, com rampa para sacarificação em 15 minutos a 67 depois ferver por 15 minutos e retornar a panela principal faltando 20 minutos para o fim da mosturação.

Aguardo opiniões :mug:
 
Eu fiz já uma bock tradicional com S-23, fica muita boa mas acaba ficando com um frutado excessivo devido aos ésteres do S-23. Entre as opções de fermento seco, eu iria de W-34/70 pra essa bock.

Além do mais, penso que tem pouco fermento ai pra 45L, isso é o que eu uso pra fazer 20L.
Lembra que lager é sempre o dobro :)

Quanto aos fermetáveis, não vejo necessidade de aveia pra receita, e também tentaria ao menos quebrar a quantidade de pilsen e meter bastante munich ai nela, dessa forma tu poderia diminuir bastante o cara ruby também. Bock e doppelbock se caracterizam pela grande quantidade de malte munich.
 
Beleza, agora ta parecendo bem mais bock mesmo :)

Quanto a atenuação do fermento W34-70, tu consegue todas as características técnicas no site da fermentis, eles tem o PDF tecnico de cada tipo de levedura lá, inclusive consegue os dados de atenuação média.
 
Back
Top