Problema com levedura propagada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodrigocrd

New Member
Joined
Aug 27, 2015
Messages
3
Reaction score
0
Pessoal, em duas levas seguidas tive problemas semelhantes com leveduras propagadas. :(
Tenho 50L de mosto com densidade 1.060. Na propagação mantive, durante 24h, um sachê de BRY-97 em 4L de starter a 1.036 no agitador magnético. Após 12h da inoculação tive muito pouca atividade de fementação.
Após observar isso adicionei mais três sachês de leveduras e a fementação não demorou muito a começar.
Fiz o mosto do starter com DME comprado no Lamas.
O que posso ter feito errado? Única coisa que consigo pensar é se a temperatura da propagação foi ideal, pois a realizei na temperatura ambiente do RJ (35 graus).
 
Pessoal, em duas levas seguidas tive problemas semelhantes com leveduras propagadas. :(
Tenho 50L de mosto com densidade 1.060. Na propagação mantive, durante 24h, um sachê de BRY-97 em 4L de starter a 1.036 no agitador magnético. Após 12h da inoculação tive muito pouca atividade de fementação.
Após observar isso adicionei mais três sachês de leveduras e a fementação não demorou muito a começar.
Fiz o mosto do starter com DME comprado no Lamas.
O que posso ter feito errado? Única coisa que consigo pensar é se a temperatura da propagação foi ideal, pois a realizei na temperatura ambiente do RJ (35 graus).

Eu acho que vc apenas se precipitou, pelo tempo informado... 12h é um lag time normal.

O fato de vc ter adicionado mais leveduras do pacote e ter iniciado a fermentação muito rapidamente também ajuda a pensar nisso. Porque provavelmente esse fermento que vc colocou pela segunda vez não foi a causa do início da fermentação.

O primeiro starter deve ter começado a fermentar nesse meio-tempo. A segunda leva de leveduras adicionadas vai também passar por um lag time de várias horas, pra só então começar a fermentar, não deveria ser ela a responsável pelo inicio quase imediato.

A temperatura de propagação está dentro dos limites pra levedura ale, isso não deve ter sido um problema.

Fora isso, as dicas são: atente parar reidratar o fermento antes de mandar pro starter, use uma calculadora pra ajudar a estimar o tamanho do starter necessário, e tenha calma.

Abraço
 
Eu acho que vc apenas se precipitou, pelo tempo informado... 12h é um lag time normal.

Pensando seriamente em montar um treinamento anti-ansiedade para cervejeiros caseiros.

Brincadeiras a parte, concordo com o Tiago.
12 horas é um lag time perfeitamente aceitável.
 
Pensando seriamente em montar um treinamento anti-ansiedade para cervejeiros caseiros.

Brincadeiras a parte, concordo com o Tiago.
12 horas é um lag time perfeitamente aceitável.

hehehe realmente no começo é complicado...nas minhas primeiras duas levas eu ia olhar o fermentador de hora em hora esperando a parada borbulhar, sei lá quantas vezes eu abri a tampa do balde para ver como o negócio estava e dar aquela "cheirada" básica. Lembro que na minha 4ª ou 5ª Brassagem até troquei uma idéia contigo, pois a levedura demorou para flocular e eu já fiquei maluco achando que era contaminação.

Não adianta, até pegar prática o pessoal fica ansioso mesmo. To com uma Wee Heavy que completou 3 semanas de fermentação ontem, até esqueci de medir a densidade para ver como está!
 
Back
Top