Primeira brassagem - BIAB 10L - American IPA, Single Hop de Simcoe

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipereitzb

Well-Known Member
Joined
Jul 15, 2015
Messages
52
Reaction score
5
Então pessoal, irei fazer a minha primeira cerveja este final de semana e antes resolvi postar aqui o passo-a-passo para conferir se estou certo.
Primeiramente queria pedir desculpa pelos passos e pelos milhares de detalhes kkkk... Acho que seria legal detalhar assim para aqueles que estão um pouco perdido.

Então é isso aí, valeu pessoal!!!!

01 dia antes: Sanitização - Usar álcool 70 em todo material que entrar em contato com a cerveja


x9kxx.png

2gwxr86.png


Primeira parte: Mosturação - Segundo o BeerSmith, aqueço a água a 67,5C, quando aquecida, jogar os maltes.
Quando baixar para uma temperatura de 64,4C, apagar o fogo e deixar por 90 minutos.
Obs: Não vou fazer teste de iodo e nem fazer o mashout, li um texto que o Guenther fala que de acordo com as experiências dele passou a não utilizar mais.

Segunda parte - Fervura
Realizada a mostura de 90m, erguer o voal e já botar os 20g de lúpulo no FWH. Depois aos 15 minutos e por fim no 0 minutos.

Terceira parte - Preparação do Chiller e resfriamento do mosto
Inserir o chiller na fervura faltando 15m da fervura para poder esterilizar.
Depois de feito isso, botar a panela na pia e encher de gelo ao redor.
Baixar a temperatura para 20C

Quarta parte - Whirpoll
Com a pá cervejeira, mexer devagar o mosto por e esperar as partículas sólidas decantarem.

Quinta parte - Aferição da densidade inicial
Coletar 100ml do mosto.
Dúvida: Qual temperatura que deve ser aferido?

Sexta parte - Aeração do mosto
Inserir oxigênio no mosto pelo procedimento splash (deixar cair por gravidade, que vai ser feito da torneira da panela para o fermentador, certo? ) e depois por shaking (agitar o fermentador).


Sétima parte - Inoculação de levedura.
Após aerado, inserir o fermento ao mosto.

Oitava parte - Fermentação primária
Seguir a dica do Guenther: Começar a temperatura a 18 graus, quando ver as primeiras bolhas do air-lock, deixar mais um dia e então subir a temperatura de forma lenta até uns 20 graus. Ainda nesse patamar de 20 graus, seguir nessa temperatura até que a atividade do air-lock fique bem lenta e então começar a subir a temperatura até uns 25 graus até terminar a fermentação primária (Aqui, até terminar, quer dizer quando eu verificar no densímetro que ficou uns dois dias sem atividade ne?).

Nona parte - Fermentação secundária
Após parar a fermentação primária, manter a temperatura de 25 graus e jogar os lúpulos para fazer o DRY-HOPPING de 7, manter a 25 graus durante os 7 dias (Duvida ou 5 dias?).

Décima parte - Clarificação.
Baixar a temperatura o mais baixo possível por 7 dias e engarrafar.
Duvida: Li que após feito o dry-hopping é bom envasar ou engarrafar para não perder os aromas. Nesse caso, como fica a etapa da clarificação?

Décima primeira parte - Aferir densidade final
 
felipereitzb,

01 dia antes: Sanitização - Usar álcool 70 em todo material que entrar em contato com a cerveja

Sobre isso... não sei. Acho desnecessário fazer tudo isso um dia antes. Não sei qual sanitizante você está usando, mas acho que você pode fazer no mesmo dia da brassagem. Vai ter menos chances de alguma coisa "sujar" seu equipamento de um dia para o outro.

Terceira parte - Preparação do Chiller e resfriamento do mosto
Inserir o chiller na fervura faltando 15m da fervura para poder esterilizar.
Depois de feito isso, botar a panela na pia e encher de gelo ao redor.
Baixar a temperatura para 20C

Então... Não sei se é uma técnica comum no BIAB, mas normalmente as pessoas sanitizam o chiller momentos antes de colocá-lo dentro da panela. Nunca vi ninguém colocá-lo 15 min antes para sanitizá-lo junto do mosto sendo fervido. Pode ser puro desconhecimento meu , mas....

Quinta parte - Aferição da densidade inicial
Coletar 100ml do mosto.
Dúvida: Qual temperatura que deve ser aferido?


No caso de densímetros tanto faz. Você pode medir a densidade em qualquer temperatura. Os densímetros são calibrados para 20°C. Se você medir a densidade de algum líquido com temperatura diferente disso, você obrigatoriamente deve compensar o erro de medição somando ou subtraindo alguns pontos de densidade. Procura no google "tabela de correção do valor do densímetro" ou de uma olha em uma das guias do beersmith.
No caso de regratometros não sei.

Duvida: Li que após feito o dry-hopping é bom envasar ou engarrafar para não perder os aromas. Nesse caso, como fica a etapa da clarificação?

Existem inúmeras maneiras de se fazer o Dry hopping, uma delas é acrescentar o lúpulo quando faz a transferência entre primária e secundária.
Depois que você entra na fase de clarificação, espera-se, que o lúpulo decante.

Espero ter ajudado.
Boas cervas...
 
felipereitzb,



Sobre isso... não sei. Acho desnecessário fazer tudo isso um dia antes. Não sei qual sanitizante você está usando, mas acho que você pode fazer no mesmo dia da brassagem. Vai ter menos chances de alguma coisa "sujar" seu equipamento de um dia para o outro.



Então... Não sei se é uma técnica comum no BIAB, mas normalmente as pessoas sanitizam o chiller momentos antes de colocá-lo dentro da panela. Nunca vi ninguém colocá-lo 15 min antes para sanitizá-lo junto do mosto sendo fervido. Pode ser puro desconhecimento meu , mas....




No caso de densímetros tanto faz. Você pode medir a densidade em qualquer temperatura. Os densímetros são calibrados para 20°C. Se você medir a densidade de algum líquido com temperatura diferente disso, você obrigatoriamente deve compensar o erro de medição somando ou subtraindo alguns pontos de densidade. Procura no google "tabela de correção do valor do densímetro" ou de uma olha em uma das guias do beersmith.
No caso de regratometros não sei.



Existem inúmeras maneiras de se fazer o Dry hopping, uma delas é acrescentar o lúpulo quando faz a transferência entre primária e secundária.
Depois que você entra na fase de clarificação, espera-se, que o lúpulo decante.

Espero ter ajudado.
Boas cervas...

Muito obrigado pelas suas dicas...

Eu não vou fazer a transfega entre a primaria e secundaria, posso ter algum problema?

Obrigado!!!
 
Não. Nenhum.

Não recomenda-se para iniciantes porque pode haver contaminação quando você vai a transfega.

Procure nos tópicos sobre fermentação um tópico fixo com dicas sobre o assunto.
 
Não. Nenhum.

Não recomenda-se para iniciantes porque pode haver contaminação quando você vai a transfega.

Procure nos tópicos sobre fermentação um tópico fixo com dicas sobre o assunto.

Beleza!

Obrigado novamente.
 
Cara, é muita coisa, fica difícil responder que tem que passar meia hora lendo cada pergunta e respondendo uma a uma, parece prova de escola hehe.

Mas na primeira linha li que tu vai sanitizar tudo um dia antes, esquece isso. Sanitiza somente o que entra em contato com a cerveja após a fervura (fermentador, pá as vezes, mangueiras, etc), e sanitiza somente alguns minutos antes, 5 a 10 por exemplo.
E whirpoll não é mexer devagar o mosto, é mexer com muita força pra formar o redemoinho e por um bom tempo.
 
Cara, é muita coisa, fica difícil responder que tem que passar meia hora lendo cada pergunta e respondendo uma a uma, parece prova de escola hehe.

Mas na primeira linha li que tu vai sanitizar tudo um dia antes, esquece isso. Sanitiza somente o que entra em contato com a cerveja após a fervura (fermentador, pá as vezes, mangueiras, etc), e sanitiza somente alguns minutos antes, 5 a 10 por exemplo.
E whirpoll não é mexer devagar o mosto, é mexer com muita força pra formar o redemoinho e por um bom tempo.

valeu Fagner, vou procurar mais sobre o whirpoll e ver por quanto tempo tem que mexer...

Abcs!
 
Fala pessoal, beleza?
Ontem abri a minha primeira cerveja e acabei levando mais 4 hoje pra praia kkkk (deu 11 dias de primming).
A cerveja ficou boa, refrescante e podendo beber várias como era o objetivo. Mas tem um porém, mesmo com os 45 de IBU o amargor ficou mais alto do que eu estava prevendo, isso pode ser por conta da utilização de apenas um malte, corpo baixo e bem seca.
Uma coisa que falhei foi no DH é que queria levar em torno de 6g por litro, mas acabei levando mais, pois estava sem balanço, o que acabou resultando em uma lama muito grande de lúpulo e levando apenas 8,5L para envasar. O DH era para ser de 5 dias, mas acabou ficando em 7 dias, pois a geladeira demorou 2 dias para chegar em 5C (não chega em 0C).
Tenho uma dúvida quanto à temperatura de DH. Vi em uma palestra que o certo seria aumentar 1C por dia para poder extrair de maneira lenta e completa os óleos essenciais, ou seja, fiz de 21C a 25C (temperatura indicada em uma palestra). Aí vai a dúvida, lendo o livro Hops, vi que as maiorias das grandes cervejarias extraem na faixa de 16-21C e explicaram que em altas temperaturas os óleos essenciais são extraídos mais rápidos.
É isso aí galera, a próxima receita tentarei mudar o malte e aumentar a quantidade dos maltes para ver se consigo fazer um balanceamento no amargor. Mas, vou continuar fazendo apenas um malte e um lúpulo pra ver as características e futuramente saber misturar. Outra coisa que tentarei mudar é a quantidade de lúpulo no DH, segundo o livro Hops, pouco é demais e essencial.
Valeu pessoal....
 

Attachments

  • iPhone 6 - 09.01.16 112.jpg
    iPhone 6 - 09.01.16 112.jpg
    65.9 KB · Views: 120
  • Receita.jpg
    Receita.jpg
    278.9 KB · Views: 102
Back
Top