Parou de fermentar ,o que fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manfrinattijr

Member
Joined
Aug 28, 2014
Messages
22
Reaction score
7
Olá amigos .
Me aventurei em fazer uma stout ,apenas 5 litros ,e embora tenha conseguido uma og de 15 brix ,1,062 , apos 2 semanas parou em 11brix,1,045 .usei 3/4 do pacote de fermento inicialmente
O que fazer ? Será que eu posso inocular mais metade de um novo fermento ?
Obrigado a todos .
 
Olá amigos .
Me aventurei em fazer uma stout ,apenas 5 litros ,e embora tenha conseguido uma og de 15 brix ,1,062 , apos 2 semanas parou em 11brix,1,045 .usei 3/4 do pacote de fermento inicialmente
O que fazer ? Será que eu posso inocular mais metade de um novo fermento ?
Obrigado a todos .

Poder inocular mais fermento você pode sem problema nenhum, porém deve analisar todo seu processo para saber se realmente aconteceu algo com o fermento para ele parar de "trabalhar" ou se foi o seu processo que ocasionou uma FG alta (se mediu no refratometro com as correções essa densidade final está em 1.029 e não em 1.045 como voce disse acima).

Como foi feita a sua brassagem?
Quais temperaturas e por quanto tempo?
Como foi conduzida a sua fermentação? Tem temperatura controlada?
Qual a quantidade de fermento utilizado? fez starter? hidratou?
 
Meça com densimetro. Por causa da presenca do álcool o refratometro nao serve para medir fg, apenas og. vc tb pode achar calculadoras que estimam fg com leitura de refratometro, mas a leitura precisa deve ser feita com densimetro. De qualquer forma, 11 brix ainda me parece elevada.
 
fermentou em temperatura ambiente ou controlado com sensor grudado no balde?
 
Ainda sou um iniciante ,com poucos equipamentos .
A brassagem foi feita em rampa única por 60 min a 69 graus .
A fermentação usei 3/4 do US -05 ,sem hidratar,e deixei fermentar em temperatura ambiente ,porém moro em piracicaba,e por aqui isto significa uns 28 graus .
 
Iniciando em 15 brix e acabando em 11 briz a fg estimada é de 1.032 (considerando índice de refração de 1,35). Sendo assim, é realmente uma fg alta. Mas considerando a sua mosturacao a 69 graus e a fermentacao sem controle de temperatura , pode ter deixado muitos acucares nao fermentaveis mesmo. Eu faria uma ultima tentativa adicionando mais fermento.
 
Ainda sou um iniciante ,com poucos equipamentos .
A brassagem foi feita em rampa única por 60 min a 69 graus .
A fermentação usei 3/4 do US -05 ,sem hidratar,e deixei fermentar em temperatura ambiente ,porém moro em piracicaba,e por aqui isto significa uns 28 graus .

Então essa é a causa. Variações de temperatura, começar fermentando quente e a tendência a baixar naturalmente a temperatura depois de um tempo na fermentação (por causa da diminuição de atividade), acabam causando falta de atenuação, infelizmente.

Vc pode tentar adicionar mais fermento, mas ele tem que estar em atividade... mas não é garantido que funcione, às vezes dá, às vezes não...

Abraço
 
Obrigado pessoal pelas dicas . Tentarei adicionar mais fermento e depois lhes digo o resultado . Valeu .
 
Meus amigos ,o resultado da inoculação do fermento não deu certo,não alterou em nada a atenuação.realizei a maturação por 7 dias ,primming com 8g/l ,APOS 7 dias carbonataçao em 3 ,não resisti e experimentei uma.para minha surpresa ficou muito boa .abv aproximada de 4%.
Bom ano novo a todos .abç
 
Bom ano a todos .
O resultado foi o seguinte .inoculei mais 1/2 do pacote do mesmo fermento usado anteriormente ,porém APOS 5 dias não havia atenuado nada . Coloquei para maturar por mais 7 dias a temperatura de 6 graus aproximadamente ,pois não tenho como controlar .realizaei o primming com 8 g /litro e APOS 10 dias abri a primeira .meus amigos ficou boa pra caramba. Obrigado a todos pelas dicas .
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    265.3 KB · Views: 59
Back
Top