Herms/rims - regularização

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kelvin Soares

Well-Known Member
Joined
Apr 25, 2016
Messages
99
Reaction score
62
Olá amigos! Estou pensando seriamente em construir junto com um amigo engenheiro, um equipamento no estilo herms/rims (não decidi ainda qual dos dois), porém tenho uma dúvida em relação a regularização perante o MAPA. Se eu montar o equipamento de forma ser todo de inox (caldeirões, conexões, bombas, resistências, etc), existe a possibilidade de regularizar o equipamento no MAPA?

Obrigado!
 
Jeito tem sim, agora se será facil é outra historia.

Eu tenho um herms 100% inox, mas no meu caso, nao consigo regularizar no mapa, pois minhas conexoes nao são sanitarias ( sao em inox, porem com rosca).

Se seu interesse é registrar no mapa, prepara o bolso e um projeto bem feito para nao gastar muito alem do necessario. Mas basicamente, vc vai precisar dos caldeiroes em inox com acabamento sanitario, registros e conectores sanitarios ( nada de rosca). No caso do herms, a serpentina precisa ter polimento sanitario internamente e externamente. Bombas sanitárias.

Sobre as resistencias eletricas, voce vai ter que pesquisar, pois o sistema para fixá-las na panela é por rosca, ou seja, nao sanitario.

Voce vai ter que bolar uma bancada com o sistema de conectar todos os caldeiroes e bombas, atraves de tubos inox sanitarios.

Agora tem os fermentadores que precisam ser tudo em inox e acabamento sanitario.

Sistema de envasamento por contra pressao, tbm em inox sanitario.


Ou seja, vai ser um gasto bem elevado, nao falo somente para um sistema HERMS ou RIMS, mas para qq um que tenha interesse em registrar no MAPA.
 
Obrigado Rodrigo, pretendo abrir um pequeno negocio com produção pequena, para abastecer apenas a minha região, porém os equipamentos são extremamente caros para a produção que quero ter! Como tenho amigos engenheiros, montar algo pode sair mais barato, o problema são realmente as exigências do MAPA que realmente são difíceis de achar. A ideia inicial era utilizar até barris keg inox 304 como panelas, mas acho que não passaria pelo MAPA, teria que investir em caldeirões sobre medida. Obrigado pela ajuda!
 
Obrigado Rodrigo, pretendo abrir um pequeno negocio com produção pequena, para abastecer apenas a minha região, porém os equipamentos são extremamente caros para a produção que quero ter! Como tenho amigos engenheiros, montar algo pode sair mais barato, o problema são realmente as exigências do MAPA que realmente são difíceis de achar. A ideia inicial era utilizar até barris keg inox 304 como panelas, mas acho que não passaria pelo MAPA, teria que investir em caldeirões sobre medida. Obrigado pela ajuda!

Talvez seus amigos o ajudem a fazer o projeto. Mas economia vc só consegue se algum saber fazer solda e equipamentos sanitários, o que mais encarece.

Mas td depende de qto vc deseja gastar. Eu particularmente construiria uma mini caldeira e tanques encamisados, caso eu tivesse interesse de registrar no mapa. Mas estude bastante e elabore um bom projeto.

Boa sorte
 
Back
Top