Gerador naja com chopeira duas vias

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

adriano

Member
Joined
Aug 28, 2015
Messages
20
Reaction score
7
Amigos venho compartilhar minha experiência com gerador naja que fiz , a partir de uma chopeira expansão direta , que consegui de um amigo toda quebrada
Depois de reforma a chopeira , trocar motor compressor , tubulação , pintar , nova fiação e colocar gás .
Resolvi fazer um gerador de naja , a ideia deu certo funciona muito bem .
Fiz um reservatório de glicol , com um porta litrão ou camisa de litrão , reviste ele com espuma expansiva dentro de um cano pvc , funciona muito bem , não soa , manter a temperatura interna , bem isolada
Bomba para circulação do glicol usei aquelas de limpador de para-brisa de automóvel acho que é do fiat uno, ligado a uma fonte externa de 12 vdc 1 amp
A maquina funciona da seguinte forma , após ligado gela em 8 minutos , com 15 minutos de uso começa congelar torre naja
Detalhe que fiz na válvula ou conexão de assepsia coloquei um t e uma registo , posso passar gaz ou agua dentro da chopeira
Passado gás co2 , vou uma solução que achei para não perder Chopp , quando para de toma , e o barril ainda esta com Chopp , dentro da choppeira fica +- 1 litro de Chopp , faço conexão com o co2 , para empurrar o restante do chopp para fora da chopeira e claro vou tomando ele , após esse processo , posso passar agua dentro da chopeira para limpeza

Segue fotos espero que ajude muitos amigos cervejeiros

demontação e revisão da chopeira , motor compressor , tubulação , pintar , nova fiação e colocar gás
2dv3fvn.jpg

1zy8mkp.jpg

21lo9rp.jpg


inicio de instalação do produto
33ojnu8.jpg

o59rfb.jpg

2meq350.jpg

505cmq.jpg


construção reservetorio de glicol
2ai0pt.jpg

34j6ufo.jpg

72ewb5.jpg

29vmb20.jpg


inicio de teste final de instalação
2lm2ckl.jpg

qpm5ix.jpg

m3llg.jpg

wh1ny9.jpg
 
Boa tarde. Muito legal ver o pessoal postando seus projetos aqui.
Eu comprei uma chopeira de expansão direta igual essa que tem nas fotos logo acima mas o cara que arrumou ela trocou motor e termostato e agora ela congela o chop com o termostato no mínimo. Gostaria de saber como funciona essa câmara por dentro porque suspeito que o termostato esta mal colocado. Alguém pode me dar alguma ajuda?
 
Ola Ric_Gaucho
Dentro da câmara , fica as serpentinas envolvidas de gás refrigerante em forma liquida.
O termostato regulador de temperatura, que na verdade ele é um pressostato regulador de pressão do gás refrigerante, tem um cano fino tipo capilar ligado a ele , o mesmo é inserido dentro de um tubo que da acesso a câmara de expansão, o tubo capilar vindo do pressostado fica uns 2 cm dentro da câmara de expansão direta , fazendo a leitura da pressão interna.

Com certeza seu defeito vem do pressostato. Pode ter ocorrido na manutenção do produto as seguintes falhas
Pressostato substituído por outro não equivalente , escala de operação diferente
No lugar do pressostato , ter colocado termostato
Tubo capilar do pressostato amassado obstruindo medida correta da pressão
Tubo capilar do pressostato , não inserido 2 cm dentro da câmara de expansão

Você colocar um presostato da marca Danfos modelo kp1 , funciona certinho , ou solicitar pressostato correto junto ao fabricante , GELCHOPP OU CHOPEIRAS MENO

o problema quando troca o pressostato tem que recolher o gás refrigerante , muitos não fazem isso descarta o gás na atmosfera , depois cobra do cliente outra carga de gás

Espero ter ajudado Abraços
 
Boa tarde Adriano, obrigado pelo esclarecimento. Realmente o técnico substitui o pressostato por um termostato e o mesmo agora entra na câmara mas não esta mais soldado. Aparentemente ele isolou o cano que vai para dentro da câmara e enfiou a ponta do termostato para dentro desse cano que agora não tem mais acesso a pressão interna. Sei que esta solto porque posso retirar o termostato puxando ele.
Vou procurar serviço profissional porque não vou operar com refrigeração. Obrigado.
 
:confused:bom dia a tododos, seria possivel enviar a foto desse pressostato instalado.
pois vi algumas imagens de chopeira e não vi ele instalado, dede ja obrigado.
 
Ola Ric_Gaucho
Dentro da câmara , fica as serpentinas envolvidas de gás refrigerante em forma liquida.
O termostato regulador de temperatura, que na verdade ele é um pressostato regulador de pressão do gás refrigerante, tem um cano fino tipo capilar ligado a ele , o mesmo é inserido dentro de um tubo que da acesso a câmara de expansão, o tubo capilar vindo do pressostado fica uns 2 cm dentro da câmara de expansão direta , fazendo a leitura da pressão interna.

Com certeza seu defeito vem do pressostato. Pode ter ocorrido na manutenção do produto as seguintes falhas
Pressostato substituído por outro não equivalente , escala de operação diferente
No lugar do pressostato , ter colocado termostato
Tubo capilar do pressostato amassado obstruindo medida correta da pressão
Tubo capilar do pressostato , não inserido 2 cm dentro da câmara de expansão

Você colocar um presostato da marca Danfos modelo kp1 , funciona certinho , ou solicitar pressostato correto junto ao fabricante , GELCHOPP OU CHOPEIRAS MENO

o problema quando troca o pressostato tem que recolher o gás refrigerante , muitos não fazem isso descarta o gás na atmosfera , depois cobra do cliente outra carga de gás

Espero ter ajudado Abraços
Deixa eu ver se entendi... Na câmera fica o gás que vem do motor compressor e esse gás gela a serpentina do chopp??
 

Latest posts

Back
Top