Excesso de fermento na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kremer1

Member
Joined
Jun 15, 2017
Messages
17
Reaction score
1
E ai pessoal,

Ontem eu abri a primeira garrafa de uma pale ale que fiz num equipamento novo (mas sou iniciante, fiz poucas brassagens no anterior) e notei um probleminha, a cerveja ficou muito turva e com muita lama de fermento no fundo.

Eu tenho uma ideia de como isso ficou lá mas gostaria de ouvir a opinião de vocês antes da próxima leva.

A fermentação foi assim: 7 dias em 20° + 7 dias maturação (ou clarificação) em 5°.
Antes de engarrafar eu tive que carregar o balde fermentador de um apartamento para o outro (dentro do mesmo condomínio). Não foi nenhuma caminhada gigantesca mas eu to achando que isso talvez tenha suspendido muitas partículas de fermento que estariam na lama do fermentador. Eu fiz a trasfega do balde para a panela e fiz o envase por ela.

O que vocês acham? Esse pequeno transporte do balde fermentador que pode ter causado esse excesso de lama na garrafa e o gosto de fermento ou não tem a ver e pode ter sido alguma outra coisa?

Valeu!
 
É bom trocar de balde ao final da fermentação para descartar a lama acumulada no fundo.

Se quiser uma cerveja límpida/cristalina, aplica gelatina durante a maturação. O que pode afetar é o prazo para carbonatar demorar uns dias a mais.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Kremer,

Esse transporte do balde pode sim ter influenciado.
Mas tem outras coisas aí mais importantes, ao meu ver.
Vejo que você deixou a fermentação ocorrer por um período muito curto, não dando muito tempo para a fermentação secundária ocorrer.
Como é na secundária que ocorre a reabsorção de muitos subprodutos gerados pelo fermento, inclusive a decantação de muito fermento em suspensão, isso pode estar contribuindo fortemente para esse gosto que você relatou.
Outra coisa é que o tempo de clarificação pode não ter sido suficiente para ajudar a decantar esse fermento todo.
Minha sugestão é que você inicie essa fermentação com uma temperatura mais baixa, tipo 17 ou 18 graus, gerando assim menos subprodutos e, depois de uns 3 dias, suba para os 20 graus para estimular a levedura a reabsorver os subprodutos. Deixe assim por uns dias, teste com 3 dias, 5, 7... aí vai da percepção.
Depois você passa a fazer a clarificação. Aí, quanto mais baixa a temperatura (sem congelar) e mais tempo você deixar, mais límpida ela ficará, tanto na aparência quanto no sabor, e menos borra se formará na garrafa.
Ou você pode turbinar essa clarificação usando gelatina conforme esse post:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833

Abraço!
 
Boa tarde!
Antigamente eu fermentava/maturava tudo no mesmo balde, depois por pura "preguiça", jogava o priming la dentro e engarrafava. As garrafas ficavam com MUITO sedimento, sujas, e quem não entende do assunto chega até a se assustar. Resolvi fazer o que o Guenther me ensinou, pega outro balde, adiciona o priming e faz a trasfega da tua cerveja pra esse balde, lentamente.
Também tente baixar um pouco esse teus 5 C se possível, para algo em torno de 0~2 C.
Ah, e evite chacoalhar o balde na hora de engarrafar!

Tenho certeza que vais melhorar muito na questão de sedimento na garrafa!
Abraços e boas cevas!
 
Valeu pessoal!

Agora eu tenho que decidir o que vale mais a pena pra diminuir o gosto de fermento:

1 - Fazer a clarificação com temperatura mais baixa e mais dias e andar com o balde antes de engarrafar (não tenho geladeira sobrando no meu apto pra controle de temperatura).

OU

2 - Não faço controle de temperatura mas não carrego o balde de um apto até o outro.
 
Cara, pega um segundo balde para fazer o primming e transportar para outro lugar e transfere a cerveja sem mover o balde da geladeira.
 
Cara, pega um segundo balde para fazer o primming e transportar para outro lugar e transfere a cerveja sem mover o balde da geladeira.

Eu não tenho outro balde, uso a panela mesmo pro priming. Vou passar pra panela e dai carrego ela então. Eu só tenho medo de oxidação nesse caminho.
 
Eu não tenho outro balde, uso a panela mesmo pro priming. Vou passar pra panela e dai carrego ela então. Eu só tenho medo de oxidação nesse caminho.

Um balde seria bem mais fácil para fazer esse processo. O problema da oxidação está na queda da cerveja no outro balde ou panela. Coloca uma mangueira atóxica na torneira e deixa ela tocar no fundo do outro recipiente para fazer a trasfega sem espirrar ou formar as bolhas.
 
Um balde seria bem mais fácil para fazer esse processo. O problema da oxidação está na queda da cerveja no outro balde ou panela. Coloca uma mangueira atóxica na torneira e deixa ela tocar no fundo do outro recipiente para fazer a trasfega sem espirrar ou formar as bolhas.

Achas que não teria problema então de eu carregar depois da trasfega? Pq deve dar uma balançada né?
 
Achas que não teria problema então de eu carregar depois da trasfega? Pq deve dar uma balançada né?

Carrego meu balde pela minha casa inteira até o segundo quintal para colocar a ceva nas garrafas e nunca tive problemas. :)
abs
 
Só pra dar um retorno.
Eu fiz mais 2 brassagens depois seguindo as dicas do pessoal e a cerveja ficou bem mais clara e com menos gosto de fermento. O que eu mudei foi:

1 - Mais tempo de fermentação. Estou observando melhor a fermentação e dando mais tempo (11 ou 12 dias de fermentação primária e secundária. Depois mais 7 dias de clarificação.

2 - Trasfega antes de carregar. Ao invés de levar o balde fermentador por lugar que eu engarrafo, eu estou fazendo a trasfega no lugar que o balde está e carrego a panela para o local onde engarrafo. A lama fica pra trás no balde e carregar a cerveja na panela não parece estar oxidando.

Obrigado pelas dicas!
 
A clarificação pode ser até menos, uns 3 dias a 0-0,5°C, transfega para outro balde com o priming e envase. Deixe no mínimo 3 dias em temperatura ambiente e longe da claridade para carbonatar e maturar.
 
Back
Top