Excesso de carbonatação pode ter consequências a saúde?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mestrekame

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2018
Messages
92
Reaction score
26
Prezados colegas,

Produzo cerveja a pouco tempo e pela primeira vez envasei a cerveja no post mix.
Fiz a carbonatação forçada de uma Cream Ale, e deixo a pressão estabilizada no barril a 0,8~0,9 kgf/cm2 . Acontece que acho que carbonatei muito a cerveja e ela ficou com um gosto um pouco ácido, e com bastante espuma e bolhas. Só consegui servir a cerveja depois que troquei a mangueira da torneira picnic por uma de bebedouro bem fina com 3m de comprimento.

Acontece que toda vez que tomo ela, tenho problemas com dores de barriga e diarreia horas depois. Será que o excesso de carbonatação pode gerar esses sintomas?

Não acredito que a cerveja esteja contaminada, única coisa que notei foi esse gosto ácido.
 
Vai aliviando a pressão na válvula do postmix. Isso ajuda para diminuir a carbonatação da ceva.
O ácido carbônico se desprende da ceva virando gás carbônico. Isso, dentro do estômago, precisa sair... por cima ou por baixo...heheheehe.
 
Vai aliviando a pressão na válvula do postmix. Isso ajuda para diminuir a carbonatação da ceva.
O ácido carbônico se desprende da ceva virando gás carbônico. Isso, dentro do estômago, precisa sair... por cima ou por baixo...heheheehe.

Vou aliviar toda pressão, deixar ela descarbonatar e tentar carbonatar ela novamente com uma pressão menor. É foda beber a sua cerveja e saber que vai te fazer mal depois.

Daqui uns três dias dou o feedback. :mug:
 
Só vai diminuindo a pressão, não precisa recarbonatar.
 
Prezados colegas,

Produzo cerveja a pouco tempo e pela primeira vez envasei a cerveja no post mix.
Fiz a carbonatação forçada de uma Cream Ale, e deixo a pressão estabilizada no barril a 0,8~0,9 kgf/cm2 . Acontece que acho que carbonatei muito a cerveja e ela ficou com um gosto um pouco ácido, e com bastante espuma e bolhas. Só consegui servir a cerveja depois que troquei a mangueira da torneira picnic por uma de bebedouro bem fina com 3m de comprimento.

Acontece que toda vez que tomo ela, tenho problemas com dores de barriga e diarreia horas depois. Será que o excesso de carbonatação pode gerar esses sintomas?

Não acredito que a cerveja esteja contaminada, única coisa que notei foi esse gosto ácido.

Pode ser contaminação. Meça o pH da cerveja pronta. Normalmente ele estará entre 4 e 4,5
 
Cara, esse gosto ácido (percepção de azedo) e esse mal estar posterior, tem tudo a ver com contaminação. Aconteceu comigo a pouco tempo, em uma weiss. Esqueci o erlenmeyer aberto durante o starter e por mais um dia, e resolvi usa-lo mesmo assim.

Em casos de contaminação é normal ocorrer ainda esse efeito que vc citou de excesso de espuma e bolhas, pode ser "gushing".

Logo após carbonatada a breja tinha um leve gosto de azedo (muito pouco, achei ser próprio da levedura). Após cerca de 15 dias, lembrava muito vinagre, espuma excessiva e sensação de mal estar gástrico após consumir 2 ou 3 copos. Toquei 18L de weiss no vaso sanitário.
 
Retirei toda carbonatação da cerveja, esperei umas 2horas, e depois botei a pressão de 0,6 kgf/m2 e chacoalhei um pouco para a cerveja absorver e deixei em repouso por umas 3 horas. Agora tirei um copo e parece que o padrão de carbonatação reduziu bastante, e ficou agradável para mim.

tomazela, infelizmente ainda não possuo fitinhas para medir o pH, mas vou ver se providencio em breve.

JuniorBolzani, não descarto a ideia que possa ter ocorrido uma leve contaminação, o copo que estou tomando agora depois que refiz a carbonatação tem um sabor bem menos ácido que o anterior, mas ainda tem um pouco de acidez. Vou esperar os efeitos colaterais kkkkk, se acontecer novamente eu jogo a cerveja fora. Mas devo perder uma pequena quantidade, pois já tomei mais da metade do post mix.
 
Prezados colegas,

Produzo cerveja a pouco tempo e pela primeira vez envasei a cerveja no post mix.
Fiz a carbonatação forçada de uma Cream Ale, e deixo a pressão estabilizada no barril a 0,8~0,9 kgf/cm2 . Acontece que acho que carbonatei muito a cerveja e ela ficou com um gosto um pouco ácido, e com bastante espuma e bolhas. Só consegui servir a cerveja depois que troquei a mangueira da torneira picnic por uma de bebedouro bem fina com 3m de comprimento.

Acontece que toda vez que tomo ela, tenho problemas com dores de barriga e diarreia horas depois. Será que o excesso de carbonatação pode gerar esses sintomas?

Não acredito que a cerveja esteja contaminada, única coisa que notei foi esse gosto ácido.

Um leve acento na acidez em cervejas muito carbonatadas é normal, por causa do ácido carbônico formado pelo CO2 em solução na cerveja.

Na verdade essa acidez não chega a ser percebida como "azedo" e sim como uma dimensão mais acre da mesma cerveja, em inglês o pessoal chama de "sharp", que seria uma percepção "afiada", menos redonda. Basta descarbonatar a cerveja um pouco no próprio copo pra ver se tem uma percepção diferente.

Sobre fazer mal a saúde não, a carbonatação em si não vai afetar sua saúde. Pode ser uma contaminação, não há de fato um controle sobre qual tipo de microorganismo tenha caído e prosperado ali, caso uma contaminação tenha ocorrido.... porém não é comum contaminações de cerveja afetarem a saúde, porque as condições de fermentação são diferentes das condições do corpo humano pro crescimento de bactérias patogênicas... mas é uma possibilidade em aberto sempre.

Fique atento pra uma possível alergia, intolerância a gluten ou algo assim, esse tipo de coisa também pode ocorrer.

Abraço
 
Ontem tomei uns 3 copos grandes da cerveja e não tive "efeitos colaterais" :D. Acho que era o excesso de co2 que estava causando irritação em meu sistema digestivo mesmo. Ficou o aprendizado para ficar esperto na próxima leva.
 
Tenho algumas perguntas:
A que temperatura estava o post-mix?
Qual o tamanho da linha (mangueira) quando com a pic-nic?

Pergunto pois 0.9kgf/cm2 é uma pressão de baixa carbonatação a temperatura ambiente.
A questão da espuma me parece muito mais problema no dimensionamento da linha de serviço do que carbonatação excessiva. Já se estiver bem gelada a cerveja, tudo muda de figura.
 
Tenho algumas perguntas:
A que temperatura estava o post-mix?
Qual o tamanho da linha (mangueira) quando com a pic-nic?

Pergunto pois 0.9kgf/cm2 é uma pressão de baixa carbonatação a temperatura ambiente.
A questão da espuma me parece muito mais problema no dimensionamento da linha de serviço do que carbonatação excessiva. Já se estiver bem gelada a cerveja, tudo muda de figura.

A temperatura que estava o post mix era em torno de 1 °C.

Fiz a carbonatação de duas maneiras.
1- A primeira vez botei uns 2 kgf/cm2 e fiquei balançando até chegar a 0.7 kgf/cm2. No dia seguinte a cerveja estava com espuma, mas sentia que o liquido estava um pouco sem bolhas.

2-Depois de uma semana resolvi botar 1.5kgf/cm2 e balançar mais para ver se o liquido ficava com bolhas. Apesar na pressão ter estabilizado 1kgf/cm2, nesse momento eu acho que errei e super carbonatei a cerveja :(.



Com relação ao tamanho da mangueira da torneira picnic.
Inicialmente estava usando uma mangueira de 8mm de diametro interno e 55cm de comprimento. Dessa forma só conseguia tirar cerveja retirando toda pressão do barril, e mesmo assim saia muita espuma.
Então li em algum lugar aqui no forum (desculpe a falta de créditos, não lembro o tópico :)) que tinha alguém que usava 3m de mangueira de 1/4" e conseguia retirar o liquido sem precisar retirar a pressão. Foi dito e feito, comprei 3m de mangueira em "loja de bebedouros" e instalei. Deu muito certo, e não precisei mais retirar o gás do barril antes de tomar. Só dá um trabalho danado para encaixar no conector ball lock e na torneira, porque ela é bem fina e precisa alargar um pouco para encaixar.
 
A temperatura que estava o post mix era em torno de 1 °C.

Fiz a carbonatação de duas maneiras.
1- A primeira vez botei uns 2 kgf/cm2 e fiquei balançando até chegar a 0.7 kgf/cm2. No dia seguinte a cerveja estava com espuma, mas sentia que o liquido estava um pouco sem bolhas.

2-Depois de uma semana resolvi botar 1.5kgf/cm2 e balançar mais para ver se o liquido ficava com bolhas. Apesar na pressão ter estabilizado 1kgf/cm2, nesse momento eu acho que errei e super carbonatei a cerveja :(.



Com relação ao tamanho da mangueira da torneira picnic.
Inicialmente estava usando uma mangueira de 8mm de diametro interno e 55cm de comprimento. Dessa forma só conseguia tirar cerveja retirando toda pressão do barril, e mesmo assim saia muita espuma.
Então li em algum lugar aqui no forum (desculpe a falta de créditos, não lembro o tópico :)) que tinha alguém que usava 3m de mangueira de 1/4" e conseguia retirar o liquido sem precisar retirar a pressão. Foi dito e feito, comprei 3m de mangueira em "loja de bebedouros" e instalei. Deu muito certo, e não precisei mais retirar o gás do barril antes de tomar. Só dá um trabalho danado para encaixar no conector ball lock e na torneira, porque ela é bem fina e precisa alargar um pouco para encaixar.

A 1ºC e 0.9kgf/cm² tu estás com aproximadamente 3 volumes, o que já é uma carbonatação alta. Acho que tu tem que se aprofundar mais na química do processo, que é a solubilização de gás em líquido.

Quanto ao tamanho da mangueira, ela deve ser calculada com base em algumas variáveis: diferença de altura entre o barril e a torneira, diâmetro e material da mangueira e a pressão de serviço/carbonatação.
Simplificando, o que faz espuma é a agitação da cerveja do barril até a torneira, causada pela velocidade de saída. O cálculo vai te dizer quanto de mangueira é necessário para reduzir esta velocidade/pressão, por atrito interno, para que na saída da torneira tenha uma pequena vazão e quase nenhuma pressão.
 
Back
Top