Carbonatação "set and forget": 2 semanas?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Amigos,

Faço a carbonatação forçada desta maneira, ou seja, conectando o CO2 setado com a pressão que desejo e deixo direto até o momento de servir. Mas fazendo uma pesquisa em foruns gringos, inclusive no HBT, percebi que a galera que faz "set and forget" diz que desta maneira a carbonatação ideal só é atingida em 2 semanas! É isso mesmo? Eu achava que em 4 a 5 dias já estaria tudo estabilizado e bem carbonatado dentro do post-mix... 2 semanas é brabo, acaba sendo o mesmo tempo de fazer um priming...

Alguém com mais experiência no assunto pode dar sua opinião?

Abraços!
 
Amigos,

Faço a carbonatação forçada desta maneira, ou seja, conectando o CO2 setado com a pressão que desejo e deixo direto até o momento de servir. Mas fazendo uma pesquisa em foruns gringos, inclusive no HBT, percebi que a galera que faz "set and forget" diz que desta maneira a carbonatação ideal só é atingida em 2 semanas! É isso mesmo? Eu achava que em 4 a 5 dias já estaria tudo estabilizado e bem carbonatado dentro do post-mix... 2 semanas é brabo, acaba sendo o mesmo tempo de fazer um priming...

Alguém com mais experiência no assunto pode dar sua opinião?

Abraços!

Isso depende um pouco da temperatura da cerveja, e se o barril ta cheio até a boca demora mais também.

Em torno de uma semana pra mim a carbonatação já tá legal... mas normalmente a cerveja já tá gelada no fermentador, com uma certa quantidade de CO2 dissolvido.

Se vc tem feito de uma forma, gosta de como tem feito e dos resultados, vc não tem um problema, na verdade... então pra que mudar?

Abraço
 
O que você pode fazer pra acelerar isso é set and forget 40psi por um ou dois dias, e depois baixa pra pressão final que vc quer. Se balançar com 40psi e também agiliza esse início.

Talvez seja um pouco de tentativa e erro mas uma hora vc acerta seu processo, não deixo o co2 ligado e balanço no primeiro dia e aqui consigo uma boa carbonatação en 4-5 dias.

Isso depende um pouco da temperatura da cerveja, e se o barril ta cheio até a boca demora mais também.

Set and forget não seria com o CO2 ligado o tempo todo? O headspace no barril influência msm assim?
 
Valeu, Tiago. A pergunta é porque ainda não estou plenamente satisfeito com a carbonatação. E, na verdade, estava pesquisando atrás um método para carbonatar mais rapidamente porque vou ter uma leva pra servir no Natal que vai ter menos de uma semana pra carbonatar. Você acha que o esquema de colocar uma pressão de 30 psi por 36 horas, depois purgar o gás do head space e setar para a pressão desejada por mais 24 horas daria uma carbonatação legal numa Dubbel belga?
 
Amigos,

Faço a carbonatação forçada desta maneira, ou seja, conectando o CO2 setado com a pressão que desejo e deixo direto até o momento de servir. Mas fazendo uma pesquisa em foruns gringos, inclusive no HBT, percebi que a galera que faz "set and forget" diz que desta maneira a carbonatação ideal só é atingida em 2 semanas! É isso mesmo? Eu achava que em 4 a 5 dias já estaria tudo estabilizado e bem carbonatado dentro do post-mix... 2 semanas é brabo, acaba sendo o mesmo tempo de fazer um priming...

Alguém com mais experiência no assunto pode dar sua opinião?

Abraços!
Se você fizer a carbonatação forçada chacoalhando o barril você consegue isso no mesmo dia, daí é só deixar descansar por umas 24 horas pra estabilizar.
De outra forma eu também faço como já disseram aqui, eu coloco uma pressão maior que 3,5 Kgf/cm2 no primeiro e segundo dias depois mantenho na pressão desejada, com isso em até 4 dias consigo a carbonatação. O problema desses procedimentos é que se ficar supercarbonatada é quase impossível encher garrafas por contrapressão, a cerveja vira um vesúvio na hora.
 
Valeu, Tiago. A pergunta é porque ainda não estou plenamente satisfeito com a carbonatação. E, na verdade, estava pesquisando atrás um método para carbonatar mais rapidamente porque vou ter uma leva pra servir no Natal que vai ter menos de uma semana pra carbonatar. Você acha que o esquema de colocar uma pressão de 30 psi por 36 horas, depois purgar o gás do head space e setar para a pressão desejada por mais 24 horas daria uma carbonatação legal numa Dubbel belga?

Funciona, mas o controle da carbonatação pode ser pobre... pode acabar ficando com pouco gás ou gás demais sem ter tempo pra estabilizar...

Nesse caso acho melhor seguir o método normal de carbonatação rápida, como o cleber falou... deita o barril com o gás aberto e vai movimentando ele... se tiver duvida tem vários videos no youtube mostrando isso... "fast forced carbonation" coisa assim...

Abraço
 
Qual o melhor método para carbonatar forçado, o modo rápido (chacoalhando) ou o lento?
 
Qual o melhor método para carbonatar forçado, o modo rápido (chacoalhando) ou o lento?
O lento é melhor porque você consegue chegar na carbonatação desejada mais facilmente.
 
Valeu demais pelas respostas, pessoal! Vou seguir as orientações de vocês! Abração!
 
Back
Top