Balde sem vedação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marchi

Well-Known Member
Joined
Jun 6, 2014
Messages
118
Reaction score
27
Fiz minha primeira leva no último domingo, foram 8 horas e meia muito divertidas, apesar de alguns percalços com resfriamento e um volume menor de resultado final, acho que não fiz nada de MUITO errado :cross:

Acontece que nesses dias todos o arilock não mostrou nenhuma bolha, no fim das primeiras 24 horas eu até abri a tampa do balde pra ver se havia bolhas lá dentro, e havia uma espuma boa, voltei a fechar o balde e me parece que da primeira vez não estava bem fechado, dessa vez quando eu apertava levemente a tampa do balde via o líquido no airlock mover-se, coisa que não acontecia no primeiro dia.

Cansado de esperar e achando que havia misturado pouco o fermento (usei fermente seco hidratado no próprio mosto por 30 minutos e só joguei no balde sem mexer nem chacoalhar), peguei o balde hoje e fui dar uma balançada, o que aconteceu foi bem estranho, uma cozinha salpicada de cerveja, uma roupa de trabalho molhada e um dúvida na minha cabeça, como assim esse balde não está lacrado?

Eu apertei bastante a tampa dessa terceira vez, inclusive troquei o airlock, fiz o teste da pressão de leve na tampa e o líquido no airlock voltou a se mexer, o que me deixou mais confuso :( .

Eu tenho um outro recipiente, um galão de água de 20 litros, acham melhor eu trocar a cerveja de lugar? Ou é melhor largar pelo menos mais uns dois dias e ver se ela começa a borbulhar no balde mesmo?

Em tempo, como é a primeira que estou fazendo, não sei se o cheiro dela está certo, mas pra mim pareceu bem legal, está com cheiro de fermento bem forte, e havia bolhas (olhei pelo orifício do airlock antes de agitar o balde) na superfície e uma fina camada de fermento na borda do balde.

Desculpem o texto gigante.
 
Cara, minhas 2 primeiras levas tiveram problemas de vedação no balde e não tive problemas de contaminação.
Minha recomendação é que você feche o melhor possível o fermentador, não fique balançando e acompanhe a fermentação medindo a atenuação.

Abraços.
 
Tenho sim glaucio, hoje a noite posto aqui o resultado.

Obrigado pela dica mateus.
 
Não tem com o que se preocupar. Se está fechado o suficiente para não entrar poeira, então está bom.
 
Estou com o mesmo problema. :(
Fiz minha primeira brassagem no sábado passado (5 Julho). Uma India Pale Ale. 20 litros.
Eu também não consegui o volume desejado (os 20 litros). Mas ficou bem limpa e com gosto bacana. A dencidade ficou correta tambem: 1,062.
Neste instante já se passaram 5 dias e nada de AirLock borbulando. Isso dá uma depressão.
Vou fazer isso que recomendam: medir a dencidade hoje pra ver se há atenuação.

Abraço a todos.
 
Minha densidade pós fervura a 22°C ficou em 1063 (bem mais do que os 1050 que eu queria), hoje às 18:30 medi na mesma temperatura, 1024. O fermento ta fazendo o serviço dele. :D

Provei a cerva nessa temperatura, ela está ainda um pouco doce, mas dá pra sentir o álcool e se não fosse o cheiro ainda bem forte de fermento já diria que é tomável, entretanto vou fazer as coisas certas, vou deixar fermentar até a densidade estabilizar e fazer o remanejamento para a 2ª fermentação, vocês me salvaram, a ansiedade era tanta que se quer me atentei a medir a densidade da breja. :cross:
 
É inacreditável como a gente se deixa perturbar sem motivos.
Acabei de medir a densidade da minha breja e deu 1026.
OG foi de 1062. Mas hoje, pesquisando descobri que eu tinha que saber a temperatura no momento que medi a densidade inicial porque tem uma tabela de acerto. Entao quer dizer que essa minha medida inicial nao está exata. Mas já deu pra ver que o fermento está trabalhando.
Então por onde está escapando o gás? Só faltou eu subir em cima da tampa do balde fermentador pra me certificar que estava bem lacrado!
Eu vi um vídeo de um camarada dando martelada de borracha na tampa pra fechar. Tinha que ser assim? Pelo visto tinha.
Agora tenho medo de mexer com quem está indo bem e acabar levando pra dentro ar contaminado.
E se eu enrolar uma fita crepe pra vedar a volta do balde?
Realmente o que parecia estar resolvido está me parecendo um problema. :-/

Abraço a todos.
 
Na minha primeira brassagem eu tive o mesmo problema e, no meu caso, foi algo tão bobo que quando vi meu erro eu nem acreditei.

O balde alimentício tem uma primeira travada, quando a tampa fica rente ao plástico do balde, então eu havia fechado até este ponto e achado que estava certo.

Mas depois, sem ver movimentação no airlock, não lembro como mas resolvi tentar fechar mais, e foi ai que descobri que eu não tinha fechado o balde direito.

Não usei martelo nem nada, mas só forçando os lados para baixo, deu para realmente travar a tampa do jeito que já deveria ter feito desde o começo.
 
A tampa tem uma beirada que é um lacre.
Será que se eu tirar esse lacre (nem sei em que isso esta ajudando) a tampa não fecharia mais facilmente?
Inacreditável que eu não consiga fechar uma tampa de balde. :mad:
É o fim da picada.
 
hahaha "o fim da picada" é boa, fazia tempo que não ouvia essa!

Cara eu não manjo nada mas pelo jeito tu não é o único com esse problema, parece ser meio difícil fechar esses baldes mesmo... Há um tempo achei esse vídeo por acaso e agora conseguir achar ele rapidinho, dá uma olhada:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=ixBJYkjQCvc[/ame]

Espero que ajude =)
 
Exatamente. É esse video que citei anteriormente.
Valeu pela atenção. :)
 
Com a minha destreza é capaz deu quebrar o balde na martelada e não fechar, kkkkkk. Em tempo, meu balde também tem esse tal "lacre" na tampa, será que é preciso tirar ele pra dar vedação total?

Vendo esse vídeo, parece que meu balde não fecha "até o final", pelo visto vou ter de comprar essa marretinha de borracha.
 
Eu tirei os lacres dos meus e fecho-os com as mãos mesmo, apertando forte pela circunferência inteira.
 
Pessoal,

Muitos cervejeiros não usam airlock e deixam o balde pouco apertado pro CO2 escapar pelas laterais. Alguns tem muita raiva do airlock justamente por dar essa impressão de "deu merda!" quando o gás está vazando por outro lugar.

Relaxem.

Pra mim, o pior desses baldes não é fechar. É abrir... rs

Abs
 
Eu mantenho o meu com o lacre, aperto com muita força em toda a circunferência, até não escutar nenhum estalo e o airlock borbulha sempre.
Para abrir eu uso as costas de uma faca grande fazendo alavanca, abre super fácil.
 
"Pra mim, o pior desses baldes não é fechar. É abrir... rs" [2]

Eu conseguia abrir com uma chave de fenda mas com um certo medo de comprometer a vedação... ai comprei um abridor do Lamas mesmo.
 
O lacre deve ser retirando antes do primeiro uso. Ele só atrapalha e não tem utilidade nesses baldes.

Abraço,
 
O lacre deve ser retirando antes do primeiro uso. Ele só atrapalha e não tem utilidade nesses baldes.

Abraço,
E eu só descobri isso agora. Haha

Pra mim tb era mais difícil abrir que fechar ..
Pra fechar eu dava umas porradas na borda mesmo e ia de boa . Esses dias achei um martelinho desses por 6,90. Vai facilitar nas próximas.

Mas pra abrir eu uso uma faca sem ponta e sempre fico com receio de danificar a tampa.
 
Eu encontrei essa ferramenta em uma casa de material para construção.
O dono da loja nem sabia para o que serve. :-/
E como nao terminei a fermentação, ainda não testei pra ver se funciona direitinho. hehehe.
O preço: 10 conto.
14442875937_908fb69461_o.jpg
 
Eu encontrei essa ferramenta em uma casa de material para construção.
O dono da loja nem sabia para o que serve. :-/
E como nao terminei a fermentação, ainda não testei pra ver se funciona direitinho. hehehe.
O preço: 10 conto.
14442875937_908fb69461_o.jpg

Ah MacBozo!.....eu mando a grana (Abridor+correios) e vc me envia um?:mug:
 
O lacre deve ser retirando antes do primeiro uso. Ele só atrapalha e não tem utilidade nesses baldes.

Abraço,


Putz, seria bom se o vendedor nos avisasse disso no momento da compra. :p

Agora é esperar pra tirar isso da tampa quando desocupar o balde (até porque já mexi demais nele).
 
Meu balde estava assim depois de três dias:

140713112325906021.jpg.html


Hoje medi novamente a densidade e aparentemente parou de fermentar, vou esperar pra medir novamente amanhã e confirmar.

 
a primeira vez que usei esse fermentador branco (30 litros comprado na WE) tive que fazer um bom esforço pra lacrar ele. ao que parece ele possui vários níveis de vedação e tem que apertar várias vezes até ele não dar mais estalos.

o problema foi pra abrir o fermentador depois da ceva ter fermentado. como eu não tinha a chave (vendida na WE) para abrir esses baldes, acabei usando uma chave de fenda mesmo - depois de meia hora e muita dor nos dedos consegui abrir o balde, mas acabei comprometendo a vedação.

na outra brassagem usei de novo esse fermentador e, como era de se esperar, o airlock não borbulhou. fiquei com medo de uma possível contaminação, mas ocorreu tudo certo. a fermentação ocorreu super bem e a ceva ficou ótima.

hoje uso esse balde apenas para colocar malte...

vou aproveitar então e pedir aos mais experientes que me tirem uma dúvida: vejo muitas fotos na net de gente usando bombonas de água como fermentador. é comum? imagino que o problema seja a sanitização, uma vez que a boca é muito pequena para lavar o equipamento por dentro.
 
...
vou aproveitar então e pedir aos mais experientes que me tirem uma dúvida: vejo muitas fotos na net de gente usando bombonas de água como fermentador. é comum? imagino que o problema seja a sanitização, uma vez que a boca é muito pequena para lavar o equipamento por dentro.

Alemonez,
Vc se refere aqueles galões Pet, como este da foto?

View attachment 113982

Estes são os que mais uso por serem mais práticos e como compra água mineral fica mais prático ainda.
Já me falaram que não são recomendados por deixarem o O2 passar, porém acredito que isso aconteça se vc deixar a cerveja nele por uma "eternidade".
Nunca tive problemas.
Cheguei a comprar um fermentador cônico da Indupropil em fevereiro, usei uma vez e encostei acho até que vou anunciar aqui.
 
Alemonez,
Vc se refere aqueles galões Pet, como este da foto?

View attachment 113982

Estes são os que mais uso por serem mais práticos e como compra água mineral fica mais prático ainda.
Já me falaram que não são recomendados por deixarem o O2 passar, porém acredito que isso aconteça se vc deixar a cerveja nele por uma "eternidade".
Nunca tive problemas.
Cheguei a comprar um fermentador cônico da Indupropil em fevereiro, usei uma vez e encostei acho até que vou anunciar aqui.

mestre, não consegui visualizar tua imagem, mas estou me referindo àquelas bombonas de água que são bem comuns. tipo essa:

http://www.guilhermeforxite.xpg.com.br/images/agua.png
 
Essas mesmo ... Tem uns modelos que os caras usam na gringa que são muito bonitos:

dry-hopping.jpg


Mas me conta, tem alguma dificuldade em limpar? Li ontem em um blog que se criar aquelas crostas é só colocar uns litros da água dentro, adicionar VANISH BRANCO e chacoalhar... Nos conta aí teus resultados usando esse tipo de fermentador.
 
Essas mesmo ... Tem uns modelos que os caras usam na gringa que são muito bonitos:

dry-hopping.jpg


Mas me conta, tem alguma dificuldade em limpar? Li ontem em um blog que se criar aquelas crostas é só colocar uns litros da água dentro, adicionar VANISH BRANCO e chacoalhar... Nos conta aí teus resultados usando esse tipo de fermentador.

Alemonez, no meu caso a grande vantagem é não ter que limpar/sanitizar pois como compro a água, eu levo e troco o vasilhame vazio por um cheio e me custa menos de 10 reais cada.
Sempre tive bons resultados e nunca perdi uma batelada.
Compro a água, uso e depois ponho um ou dois litros de solução de PAC, chacoalho e está pronto para fermentar.
Fácil de carregar, estocar, enfim eu gosto muito.
Para cada garrafão deste eu encho com +/- 15 litros de mosto.
E para retirar a cerveja, o sifão encaixa perfeitamente no bocal e não levanta nada de lama.
É muito prático!
 
Pessoal, não confiem no airlock.
Na minha humilde opinião, a única maneira de verificar se as leveduras estão ou não agindo, é usando o densímetro.
O refratômetro, por mais que se faça a correção, nunca vai indicar o andamento da atenuação com precisão.
Digo isso porque no último final de semana, a fim de realizar testes, medi diversas vezes várias soluções com açúcar e álcool, e o único equipamento que repetia com precisão o resultado, era o densímetro.
Não saem bolhas do airlock? Aguardem uns 4 dias e meçam a densidade com o densímetro.
Também já tive problemas de vedação.
 
Hum, eu estava pensando em comprar um refratômetro justamente para poder ter uma noção do andamento da atenuação (não me importaria em não ter precisão na FG, apenas em saber se está havendo fermentação ainda ou se já cessou), ai no final usaria um densímetro para ter uma FG precisa.

Para esta noção (finalizou vs. não finalizou), o refratômetro não serve?
 
Hum, eu estava pensando em comprar um refratômetro justamente para poder ter uma noção do andamento da atenuação (não me importaria em não ter precisão na FG, apenas em saber se está havendo fermentação ainda ou se já cessou), ai no final usaria um densímetro para ter uma FG precisa.

Para esta noção (finalizou vs. não finalizou), o refratômetro não serve?

Também quero saber isso ... Na teoria era pra servir, uma vez que a fermentação primária termina quando para de atenuar.

Sobre a questão do uso do refratômetro para medir densidade depois da fermentação: me corrijam se eu estiver errado, mas basta anotar as medições em BRIX e utilizar as diversas calculadoras disponíveis na internet para fazer o cálculo do ABV - se fizer a conversão pra SG não funciona.
 
Renato,

Penso o seguinte:

Uma noção o refratômetro pode te dar, mas depende muito da fase em que se encontra a fermentação primária.
Por exemplo, no final da primária, a atenuação é bem sutil, e o refratômetro pode te induzir a erro, pois nessa fase é importante que você meça a densidade com precisão com o intuito de detectar o seu fim.
O ideal é você ter os dois - refratômetro e densímetro, usando o primeiro antes da inoculação das leveduras, e o segundo durante toda a fase de fermentação.

Abs
 
Renato,

Penso o seguinte:

Uma noção o refratômetro pode te dar, mas depende muito da fase em que se encontra a fermentação primária.
Por exemplo, no final da primária, a atenuação é bem sutil, e o refratômetro pode te induzir a erro, pois nessa fase é importante que você meça a densidade com precisão com o intuito de detectar o seu fim.
O ideal é você ter os dois - refratômetro e densímetro, usando o primeiro antes da inoculação das leveduras, e o segundo durante toda a fase de fermentação.

Abs

Uma dúvida, Danilo: como você faz a medição com densímetro durante a fermentação? Não há uma perda considerável de líquido?
 
Renato,

Penso o seguinte:

Uma noção o refratômetro pode te dar, mas depende muito da fase em que se encontra a fermentação primária.
Por exemplo, no final da primária, a atenuação é bem sutil, e o refratômetro pode te induzir a erro, pois nessa fase é importante que você meça a densidade com precisão com o intuito de detectar o seu fim.
O ideal é você ter os dois - refratômetro e densímetro, usando o primeiro antes da inoculação das leveduras, e o segundo durante toda a fase de fermentação.

Abs

É, a ideia seria usar justamente para verificar o fim da fermentação primária, e neste caso, a atenuação será bem sutil.

Se realmente não tiver como usar o refratômetro, o ideal então seria comprar um mini-densímetro para este objetivo de medir a FG... e se for usar o refratômetro para medir a OG, minha proveta de 250mL e meu densímetro atual serão inutilizados. :(
 

Latest posts

Back
Top