APA John Palmer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigoslr

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2015
Messages
125
Reaction score
22
Pessoal, boa noite.

Fiz uma leva de 18 litros de uma APA - Lady Liberty Ale, receita do how to brew do John Palmer. Mas hj apos 3 semanas e mais 5 dias com carbonataçao forçada (2.4 volumes, 0.7 kgf/cm2 e a 3 graus), experimentei e achei ela sem aquele corpo (mouth feel), esta muito leve e um final adocicado apos tomá-la, que da a impressao é que está um pouco aguada, mas o amargor esta presente.

Ela tambem esta com pouca retenção de espuma, poderia ser por ainda nao ter carbonatado suficientemente nestes 5 dias?


OG 1.043 (1.045 era o que a receita pedia)
FG 1.010 ( 1.008 a 1.013 receita)
4.5% alcool

Usei malte chateau pale ale 4 kg
0.6kg de chateau cristal
25 gramas de northen brewer - isomerizaçao
50gramas Cascade - aroma

Brassagem com metodo NO SPARGE, a 68 graus por 90 min
Fervura por 90 min
Fermentaçao primaria normal a 18 graus, secundaria aumentando ate 25 graus.
Cold crash a 0 graus por 8 dias.

Entendo que uma OG de 1.043 é de uma cerveja com pouco corpo e baixo teor alcoolico, mas seria tao pouco mesmo? Alguem ja teve uma experiencia parecida que poderia compartilhar? Percepção de gosto é complicado de se explicar.
 
Cara, só posso falar a respeito da espuma (e com pouca propriedade, já que sou iniciante).
Com 5 dias de carbonatação você realmente não teria o resultado esperado, espera mais uns 10 dias e vê como fica. Se estiver com muita pressa testa daqui uns 5 (totalizando 10 dias de carbonatação), mesmo achando que ainda seja insuficiente.
Você deixou ela carbonatando em temperatura ambiente ou na geladeira? Caso seja na geladeira o processo é mais lento.
 
Minhas levas deixo 15 dias fazendo a carbonatação em temperatura controlada na geladeira. Em temperatura de fermentação.
 
@rodrigoslr 5 dias é muito pouco tempo para ter uma boa carbonatação forçada. Espera pelo menos mais 10 dias para ter uma confirmação precisa. E a propósito essa sensação de corpo muito leve talvez seja também pelo fato da carbonatação estar insuficiente, eu chutaria isso.

Espera mais um tempo, e depois posta aqui se a sua cerveja melhorou ou continuou do mesmo jeito.

Att,
Adriano.
 
para mim ficou doce porque vc fez uma rampa só de 68 deveria ter feito uma antes de 64 ou 65c
 
para mim ficou doce porque vc fez uma rampa só de 68 deveria ter feito uma antes de 64 ou 65c

Rampa a 68°C não deixa a cerveja doce. Ela favorece carboidratos de cadeias mais longas que dão corpo à cerveja, mas não são doces. Perfil doce se consegue com a soma de alguns fatores, como porcentagem de malte caramelo, mosturação em temperatura mais alta e balanço amargor-doçura residual.
 
Pessoal, boa noite.

Fiz uma leva de 18 litros de uma APA - Lady Liberty Ale, receita do how to brew do John Palmer. Mas hj apos 3 semanas e mais 5 dias com carbonataçao forçada (2.4 volumes, 0.7 kgf/cm2 e a 3 graus), experimentei e achei ela sem aquele corpo (mouth feel), esta muito leve e um final adocicado apos tomá-la, que da a impressao é que está um pouco aguada, mas o amargor esta presente.

Ela tambem esta com pouca retenção de espuma, poderia ser por ainda nao ter carbonatado suficientemente nestes 5 dias?


OG 1.043 (1.045 era o que a receita pedia)
FG 1.010 ( 1.008 a 1.013 receita)
4.5% alcool

Usei malte chateau pale ale 4 kg
0.6kg de chateau cristal
25 gramas de northen brewer - isomerizaçao
50gramas Cascade - aroma

Brassagem com metodo NO SPARGE, a 68 graus por 90 min
Fervura por 90 min
Fermentaçao primaria normal a 18 graus, secundaria aumentando ate 25 graus.
Cold crash a 0 graus por 8 dias.

Entendo que uma OG de 1.043 é de uma cerveja com pouco corpo e baixo teor alcoolico, mas seria tao pouco mesmo? Alguem ja teve uma experiencia parecida que poderia compartilhar? Percepção de gosto é complicado de se explicar.

A mosturação vc fez a 68ºC por 90min, mas vc manteve os 68ºC ou deixou parado sem aquecer por todo o tempo?

Seus números (OG e FG) estão legais. O adocicado provavelmente vem do malte caramelo, 15% é uma porcentagem bastante alta.
 
A mosturação vc fez a 68ºC por 90min, mas vc manteve os 68ºC ou deixou parado sem aquecer por todo o tempo?

Seus números (OG e FG) estão legais. O adocicado provavelmente vem do malte caramelo, 15% é uma porcentagem bastante alta.

Tiago,

Uso controlador de temp. resistencia eletrica e pt100, entao ficou 68 graus +-0.4 graus por 90 min.

Estou aguardando completar uns 10 dias de carbonatação forçada e verificar se essa sensaçao de falta de corpo, " meio aguada", amenize.

Sei que é dificil falar de paladar, mas vc já notou algo parecido? Acha que pode ser carbonatação incompleta?
 
Tiago,

Uso controlador de temp. resistencia eletrica e pt100, entao ficou 68 graus +-0.4 graus por 90 min.

Estou aguardando completar uns 10 dias de carbonatação forçada e verificar se essa sensaçao de falta de corpo, " meio aguada", amenize.

Sei que é dificil falar de paladar, mas vc já notou algo parecido? Acha que pode ser carbonatação incompleta?

Algo que você não falou e que pode influenciar nessa sensação foi sobre sua fermentação: levedura, quantidade, forma de inoculação, controle de temperatura. Erros de fermentação ou contaminação podem dar essa sensação.
 
Algo que você não falou e que pode influenciar nessa sensação foi sobre sua fermentação: levedura, quantidade, forma de inoculação, controle de temperatura. Erros de fermentação ou contaminação podem dar essa sensação.

Não falei porque a FG não condiz com isso.

1,010 representa um mosto bem atenuado pra 1,043 de OG, a não ser que a leitura esteja errada e não seja mesmo 1,010 de FG, mas supus que todos os dados passados estão corretos.
 
Algo que você não falou e que pode influenciar nessa sensação foi sobre sua fermentação: levedura, quantidade, forma de inoculação, controle de temperatura. Erros de fermentação ou contaminação podem dar essa sensação.

Usei 1 pct de US-05 hidratado, 10 ml p cada grama de fermento.

Demorei 50 min p resfriar o mosto ate 28 graus, coloquei no fermentador e deixei abaixar ate 18 graus e entao inoculei o fermento.

Fermentação primaria durou uns 9 dias (demorou uns 2 dias para ter atividade na air lock, acredito que seja pq fiz 18 litros em um fermentador de 50L, mto head space), atenuou ate 1.011, fiz a 18 graus.

Fermentação secundaria fui aumentando de um em um grau ate dar 25 graus, total de 7 dias.

Cold crash por 8 dias a 3 graus.

Um fato q ocorreu, foi que acabei levando uma certa qte de lama para o post mix durante a transferencia.
 
Usei 1 pct de US-05 hidratado, 10 ml p cada grama de fermento.

Demorei 50 min p resfriar o mosto ate 28 graus, coloquei no fermentador e deixei abaixar ate 18 graus e entao inoculei o fermento.

Fermentação primaria durou uns 9 dias (demorou uns 2 dias para ter atividade na air lock, acredito que seja pq fiz 18 litros em um fermentador de 50L, mto head space), atenuou ate 1.011, fiz a 18 graus.

Fermentação secundaria fui aumentando de um em um grau ate dar 25 graus, total de 7 dias.

Cold crash por 8 dias a 3 graus.

Um fato q ocorreu, foi que acabei levando uma certa qte de lama para o post mix durante a transferencia.

Rodrigo, tem um underpitching aí , o legal seriam dois pacotes mas acho que não foi o problema. Faça o seguinte, deixe mais uma semana pra ela arredondar e depois nos dê o relato.

Abraço!
 
Rodrigo, tem um underpitching aí , o legal seriam dois pacotes mas acho que não foi o problema. Faça o seguinte, deixe mais uma semana pra ela arredondar e depois nos dê o relato.

Abraço!


Vou aguardar, apesar de achar estranho. Tomara que ela esteja "verde" e com esse tempo dê uma arredondada.
 
Tiago,

Uso controlador de temp. resistencia eletrica e pt100, entao ficou 68 graus +-0.4 graus por 90 min.

Estou aguardando completar uns 10 dias de carbonatação forçada e verificar se essa sensaçao de falta de corpo, " meio aguada", amenize.

Sei que é dificil falar de paladar, mas vc já notou algo parecido? Acha que pode ser carbonatação incompleta?

Sim, já tive a percepção de cerveja aguada, num sentido de desbalanço.

Pode ser sim falta de carbonatação, ajuste ela e veja como fica.

Fora isso, alguns pontos que eu acho que podem ocasionar esse tipo de resultado: Baixa OG, baixa FG, muito amargor (sem contrabalanço do malte), adstringência (de excesso de lúpulo/dry hopping prolongado/casca de grãos), carbonatação muito baixa, carbonatação muito alta.

É natural cervejas de baixa OG terem menos corpo, menor FG e características relacionadas ao malte. Se modificando a carbonatação não resolver seu problema, pode ser que aumentando a OG da receita na proxima leva vc obtenha algo mais próximo do que vc quer.
 
Sim, já tive a percepção de cerveja aguada, num sentido de desbalanço.

Pode ser sim falta de carbonatação, ajuste ela e veja como fica.

Fora isso, alguns pontos que eu acho que podem ocasionar esse tipo de resultado: Baixa OG, baixa FG, muito amargor (sem contrabalanço do malte), adstringência (de excesso de lúpulo/dry hopping prolongado/casca de grãos), carbonatação muito baixa, carbonatação muito alta.

É natural cervejas de baixa OG terem menos corpo, menor FG e características relacionadas ao malte. Se modificando a carbonatação não resolver seu problema, pode ser que aumentando a OG da receita na proxima leva vc obtenha algo mais próximo do que vc quer.

Show, era esse tipo de feedback seu que eu estava esperando para dar uma acalmada.

Vou aguardar e posto os resultados desse processo aqui e espero que sirva para sanar as duvidas de outros brewers!
 
Pessoal,

Apos 3 semanas de carbonatação forçada, 1 kgf/cm2 a 5 graus. A cerveja está muito boa, a sensação de aguada foi eliminada.

A cerveja ficou bem suave, refrescante e um corpo de medio a baixo. Acredito que essas tres semanas foram essenciais para a maturação da cerveja tbm.

Para essa receita eu sugiro no minimo 2-3 semanas de carbonataçao forçada e maturacao. Numa prox receita eu diminuiria um pouco o malte cristal. :mug:
 
Back
Top