1° Brassagem de uma Pilsner

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ismar

Member
Joined
Aug 29, 2014
Messages
20
Reaction score
0
Olá pessoal, voltei aqui pra falar de uma Pilsner que fiz ontem e tirar mais duas dúvidas.

Segue setup:
4,5 Kg de Malte (Pilsen, Carapils e Caraamber)
12 gr de lúpulo Hallertau aos 60 min.
40 gr de lúpulo Saaz aos 45, 30, 15 e 5 min. (10 gr em cada).
54°C por 33 minutos com tampa fechada.
66°C por 95 minutos recirculando manualmente até teste negativo do iodo.
76°C por 10 minutos
Fervura intensa durante 60 minutos.

1° - Porque ela está tão amarga? Experimentei o mosto logo após resfriar e o amargor do lúpulo estava muito forte. É normal? Tende a diminuir com a fermentação?
2° - Porque perdi tanto volume de líquido? Comecei com 36 litros e após a fervura tinha somente 21 litros. É possível ter perdido tanta água na fervura? Existe uma temperatura ideal para perder menos água por evaporação?

Abraço a todos
 
Olá pessoal, voltei aqui pra falar de uma Pilsner que fiz ontem e tirar mais duas dúvidas.

Segue setup:
4,5 Kg de Malte (Pilsen, Carapils e Caraamber)
12 gr de lúpulo Hallertau aos 60 min.
40 gr de lúpulo Saaz aos 45, 30, 15 e 5 min. (10 gr em cada).
54°C por 33 minutos com tampa fechada.
66°C por 95 minutos recirculando manualmente até teste negativo do iodo.
76°C por 10 minutos
Fervura intensa durante 60 minutos.

1° - Porque ela está tão amarga? Experimentei o mosto logo após resfriar e o amargor do lúpulo estava muito forte. É normal? Tende a diminuir com a fermentação?
2° - Porque perdi tanto volume de líquido? Comecei com 36 litros e após a fervura tinha somente 21 litros. É possível ter perdido tanta água na fervura? Existe uma temperatura ideal para perder menos água por evaporação?

Abraço a todos

Ismar, é normal o mosto ter gosto mais amargo do que a cerveja fermentada. Isso muda depois. Também tenho a impressão que vc usou bastante lúpulo pra uma cerveja que tem um sabor muito sutil de malte, qualquer coisinha aparece BEM numa pilsen.

Temperatura ideal de fervura é 100ºC, menos que isso não é fervura, o que importa é a intensidade, não precisa ser uma erupção vulcânica, uma fervura normal é o bastante.

Os 21 litros é a quantidade total de mosto ou vc descontou perdas pro lúpulo e proteína?
 
Valeu Tiago, vamos torcer pro amargor diminuir com a fermentação.:) Como eu ainda não arrisco montar a minha receita, eu uso exatamente o que vem no kit.
Os 21 litros foi o que eu consegui colocar no fermentador.
Devo ter perdido um pouco na brassagem, por absorção do malte e pelo o que fica em baixo do fundo falso. E perdi um pouco mais com o trub.
 
Só um detalhe, nem sempre a fervura vai acontecer nos 100º, depende da altitude da sua cidade.
Aqui na minha cidade por exemplo ferve nos 96º!
 
Só um detalhe, nem sempre a fervura vai acontecer nos 100º, depende da altitude da sua cidade.
Aqui na minha cidade por exemplo ferve nos 96º!

É verdade, bem lembrado.
De qualquer forma é aparente quando uma fervura começa a acontecer.
A temperatura não precisa ser medida

abç
 
Opa!
Cara, coloquei os dados de adição dos lúpulos numa calculadora aqui e não parece que vai ficar muito amargo não... Mas o gosto amargo às vezes assusta mesmo antes da fermentacão...
 
Opa!
Cara, coloquei os dados de adição dos lúpulos numa calculadora aqui e não parece que vai ficar muito amargo não... Mas o gosto amargo às vezes assusta mesmo antes da fermentacão...

Muito bom saber, pois realmente estou otimista com essa brassagem. É a primeira que consegui controlar as temperaturas e tempo do jeito certo. Eu acho, rsrsrss.

Onde moro a altitude é de 540 metros, então a água ferve com 98°C quase. Mas a fervura não me pareceu assim um vulcão "como diria o Tiago", mas também não medi pra saber qual a temperatura naquele momento.
 
Olá camarada.
Posso perguntar qual foi o fermento que vc usou nesta receita?
Só por curiosidade mesmo.

Abraço.
 
Precisa-se saber qual era o volume desejado para fermentar e se tu chegou a OG pretendida . Se seu kit era acima dos 21 litros que conseguiste e até se a OG ficou abaixo do objetivo ( ou manteve-se a mesma, mas com volume menor) provavelmente seu amargor aumentará um pouco .
 
Olá camarada.
Posso perguntar qual foi o fermento que vc usou nesta receita?
Só por curiosidade mesmo.

Abraço.

Então, o fermento usado foi o S-23

Precisa-se saber qual era o volume desejado para fermentar e se tu chegou a OG pretendida . Se seu kit era acima dos 21 litros que conseguiste e até se a OG ficou abaixo do objetivo ( ou manteve-se a mesma, mas com volume menor) provavelmente seu amargor aumentará um pouco .

Alceu, a receita indicava iniciar com 34 é terminar com 20 litros, como ficou sobrando 2 litros de água na garrafa de água mineral, joguei pra dentro também, rsrsrs. Então comecei com 36 litros e só consegui colocar 21 no fermentador. Devo perder mais 2 a 4 litros com o lodo de fermento. Quer dizer, devo terminar com, no pior caso, com 17 litros. Péssimo :(:(:(
 
Pessoal, aproveitando o tópico sobre Pilsner, eu nunca brassei nenhuma, mas gostaria de saber se essas rampas na mosturação são OBRIGATÓRIAMENTE NECESSÁRIAS, ou é possível ficar numa temperatura só, digamos 67 graus? Abraço a todos!
 
Então, o fermento usado foi o S-23

Olá. Eu li a seguinte informação:
"Sempre use o dobro de fermento para cervejas lagers."
Vc segue isso?

saflager-s-23.jpeg
 
Então MacBozo, como eu ainda não tenho muita experiência, e também o acesso a matéria prima na região é inexistente, eu acabei comprando os kit pela Net e uso exatamente o que vem indicado na receita, 1 pacote de fermento.
Mas tá registrado a dica, valeu.
 
Então MacBozo, como eu ainda não tenho muita experiência, e também o acesso a matéria prima na região é inexistente, eu acabei comprando os kit pela Net e uso exatamente o que vem indicado na receita, 1 pacote de fermento.
Mas tá registrado a dica, valeu.

Camarada, eu só queria deixar registrado que não é uma dica não: é uma dúvida minha e queria uma confirmação apenas.
No site está com esta anotação mas não vi ninguém comentando a respeito.
Se alguém puder esclarecer a dúvida agradeço.
 
MacBozo, naquele tópico fixo do Guenther na área de iniciantes ele afirma isso. 1g/L de fermento para ales de OG baixa e 2g/L para lagers.
 
Camarada, eu só queria deixar registrado que não é uma dica não: é uma dúvida minha e queria uma confirmação apenas.
No site está com esta anotação mas não vi ninguém comentando a respeito.
Se alguém puder esclarecer a dúvida agradeço.

Tá correto, é indicado usar por volta do dobro de fermento pras lagers, principalmente por causa da temperatura de fermentação...

abraço
 
MacBozo, naquele tópico fixo do Guenther na área de iniciantes ele afirma isso. 1g/L de fermento para ales de OG baixa e 2g/L para lagers.

Maravilha. Obrigado pela informação.
Não me lembrei de ter lido isso.
Vc me tirou um peso que estava me tirando o sono.

Valeu. Abração.
 
Tá correto, é indicado usar por volta do dobro de fermento pras lagers, principalmente por causa da temperatura de fermentação...

abraço

Valeu Tiago.
Obrigado pela resposta. :mug:
 
Back
Top