Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > DIY - Projetos "faça você mesmo" > Controlador Craftbeerpi

Responder

Opções Display
Antigo 17-05-2016, 10:50 PM   #1
alanlisboa
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 228
Liked 41 Times on 34 Posts
Likes Given: 16

Default Controlador Craftbeerpi

Pessoal vou começar a montar um controlador que citaram no tópico sobre o Ardbir. O Craftbeerpi, está nesse link aqui:

http://aussiehomebrewer.com/topic/90...ew-controller/

http://www.craftbeerpi.com/

Como sou beeeem principiante em Raspberry Pi, agradeço qualquer ajuda para aprendermos juntos...
craft3.png‎   craft1.jpg‎   craft2.jpg‎  
alanlisboa está offline
3
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 18-05-2016, 07:45 AM   #2
jalexandre
Recipes 

Registo: Nov 2014
Msgs: 1.430
Liked 638 Times on 456 Posts
Likes Given: 391

Qual a sua dúvida especificamente?

PS: Fórums técnicos de alta qualidade são sempre no formato pá-pum, pergunta-resposta, bateu-levou.
Procure manter essa mentalidade quando abrir um tópico, pois assim todo mundo ganha.

Responder com Quote
Antigo 18-05-2016, 08:19 AM   #3
mord4z
Recipes 

Msgs: 76
Liked 18 Times on 15 Posts
Likes Given: 41

Achei bem interessante esse projeto por ser flexível, pode ser usado com mais de 1 panela.
mord4z está offline

Responder com Quote
Antigo 18-05-2016, 09:42 AM   #4
jalexandre
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de mord4z Ver Mensagem
Achei bem interessante esse projeto por ser flexível, pode ser usado com mais de 1 panela.
Sim, é bem interessante mesmo.

Eu prefiro soluções baseadas em micro controladores pois eu sei que projetos baseados em sistemas operacionais dão manutenção. O Pi, para todos os efeitos, é um computador 'low end' completo em um único chip, porém, deve ser tratado como um servidor, e isso dá manutenção.

Mas hoje, dos controladores atuais, eu acho que o CraftBeerPi tem o melhor design e a melhor implementação, principalmente para leigos. Só fazer um backup da imagem de vez em quando e tá tudo certo.

Abraço,
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 18-05-2016, 06:59 PM   #5
alanlisboa
Recipes 

Na realidade estou começando do zero... então dúvidas surgirão várias na sequência.

A primeira parte é a compra de alguns dos equipamentos:

- Raspberry PI3
- 3 Sensores de temperatura
- uma protoboard
- alguns leds para testar, representando as ssr's que vou usar futuramente
- alguns jumpers para fazer as coneões

No final de semana recebo as peças e começo a instalação, vou divulgando aqui... se alguém mais estiver iniciando o projeto, ou já tenha feito, dicas são bem vindas.

Já tenho algumas dúvidas como: como instalar um alarme (buzzer) no hardware, possibilidade de incluirmos avisos no programa para lúpulo, como configurar PID e PWD...
alanlisboa está offline

Responder com Quote
Antigo 18-05-2016, 08:51 PM   #6
jalexandre
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de alanlisboa Ver Mensagem
Já tenho algumas dúvidas como: como instalar um alarme (buzzer) no hardware, possibilidade de incluirmos avisos no programa para lúpulo, como configurar PID e PWD...
A resposta mais honesta que eu consigo te dar é essa:

https://www.codecademy.com/learn/python

Responder com Quote
Antigo 18-05-2016, 09:19 PM   #7
alanlisboa
Recipes 

Na realidade não me propus a mudar a fonte do programa, mas tentar saber se no proprio programa esses itens estão disponíveis...
alanlisboa está offline

Responder com Quote
Antigo 19-05-2016, 11:35 AM   #8
mord4z
Recipes 

Msgs: 76
Liked 18 Times on 15 Posts
Likes Given: 41

Quote:
Na realidade não me propus a mudar a fonte do programa, mas tentar saber se no proprio programa esses itens estão disponíveis...
O software possui suporte a buzzer, sou leigo quanto ao hardware (não sei dizer se já vem na placa), meu forte é o arduino, vou tentar dar uma ajuda no projeto (tradução e correções).
mord4z está offline

Responder com Quote
Antigo 19-05-2016, 12:14 PM   #9
jalexandre
Recipes 

Quote:
O pi não tem buzzer, tem que implementar na placa usando uma das GPIOS disponíveis, e já está contemplado no projeto até onde tive interesse em ler o código. (não sou fã de python...)

Os outros paramêtros eu não sei, mas acredito que seja possível.

Não consegui ver no site deles todas as especificações.

Abraço.

Responder com Quote
Antigo 21-05-2016, 12:19 AM   #10
alanlisboa
Recipes 

Bom... dei andamento ao processo:

- Compra dos equipamentos - cerca de 400 reais entre sensores, Pi, protoboard e mais fios e resistores - OK
- Instalação do Raspian no PI - cerca de 20 min, muito fácil;
- intalação e configuração do Github, facinho tb... tive um problema com o navegador que nao rodava direito para adicionar uma SSH no git, mas acabou dando certo... 5 min - ok
- baixa e instalação do Craftbeerpi - meia hora, sem nenhum problema - ok
- montagem de uma placa experimental, com um modelo em single vessel, usando um sensor de temperatura e dois leds, representando as SSR e relés da Bomba e Aquescedor - 20 min - ok

O que eu observei até agora:

De positivo a facil montagem e programação, e flexibilidade de panelas e sensores, além dos comandos manuais serem faceis de implementar; Pid já disponível e PWM na próxima versão, segundo os desenvolvedores;

De negativo ainda não desocobri (pode não ter ou eu não ter achado) sistema que permita pop-ups na tela para avisos (colocar o malte, colocar o lúpulo, etc). Até é possível colocar uma etapa manual, mas sem aviso ou acionamento de um gpio para um buzzer por exemplo, ou aviso sonoro no proprio PC. Também achei a resposta um pouco lenta, um lag de 0,5s nos comandos, que podem significar um travamento apenas no PC. Só saberei com mais testes, que quero fazer nos proximos dias...
20160520_202604.jpg‎   20160520_220059.jpg‎   20160520_224101.jpg‎   20160520_224350.jpg‎   20160520_224539.jpg‎  

alanlisboa está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display