Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Cultivo de lúpulos > Dicas para o cultivo de lúpulo

Responder

Opções Display
Antigo 13-06-2013, 05:24 PM   #1
Fabiano_Haag
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 12
Liked 12 Times on 6 Posts
Likes Given: 3

Default Dicas para o cultivo de lúpulo

Comprei algumas mudas de lúpulo na Alemanha e meu pai trouxe na mala escondido, embrulhado em jornal. Plantamos em vasos de plástico preto e os lúpulos ficaram extremamente verdes, depois secaram completamente, um tempo depois começaram a brotar e crescer, depois secaram de novo ... hehe.
Pelo que entendi eles estavam se adaptando ao hemisfério sul, pois saíram de lá no início do outono e chegaram aqui no início da primavera. O que pude ler e reunir de dicas a respeito do cultivo de lúpulos e que explica um pouco deste comportamento é o seguinte:

- Lúpulos são plantas que crescem muito rapidamente na primavera e no verão
- Quem cultiva lúpulos comercialmente corta completamente a planta, perto do solo, no momento da colheita, mas em cultivo doméstico veja a dica do Kurt abaixo:
Quote:
Sendo poucas plantas e jovens, é melhor deixar ela secar naturalmente no outono e inverno, de forma que ela possa absorver e armazenar no rizoma a água, proteínas e outros nutrientes e ter mais força para rebrotar na estação seguinte.
.
- No outono e inverno a planta hiberna e armazena energia nas raízes para um crescimento rápido na primavera e verão. Em alguns locais a planta fica coberta pela neve no inverno.
- O lúpulo, que é uma trepadeira, precisa de uma corda ou treliça para subir e alcançar mais sol.
- No hemisfério sul, olhando o lúpulo de cima para baixo ele deve crescer dando voltas na corda no sentido anti-horário.
- Durante o período de crescimento, o lúpulo precisa de solo rico em nutrientes, água frequente em pequenas quantidades e muitas horas de sol.

Atualizado com a dica do Kurt
Fabiano_Haag está offline
6
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 14-06-2013, 03:22 PM   #2
Eduardo
Recipes 

Msgs: 49
Liked 21 Times on 14 Posts
Likes Given: 12

Muito bom Fabiano!

Só que tenho algumas perguntas:
- Em que cidade você manteve os lúpulos? Acredito que você deve morar mais para o sul, que tem um clima mais ameno certo?
- Quais variedades de lúpulo você possui?
Eduardo está offline
pedroj Likes This 
Responder com Quote
Antigo 14-06-2013, 04:55 PM   #3
Fabiano_Haag
Recipes 

Eduardo,

Moro em Florianópolis, mas como moro em Apto, os lúpulos estão plantados na casa do meu pai em Perequê - Porto Belo, que afinal de contas tem um clima muito parecido com Floripa.
Tenho Magnum, Hallertauer aroma, Tradition e Cascade e eles estão se desenvolvendo de maneira bem diferente. Ainda não sei eles vão de desenvolver totalmente e dar cones, mas vou fazer um teste e podá-los no inverno pra testar.

Abraço,
Fabiano
pedroj Likes This 
Responder com Quote
Antigo 14-06-2013, 05:43 PM   #4
Eduardo
Recipes 

Msgs: 49
Liked 21 Times on 14 Posts
Likes Given: 12

Legal Fabiano, sou de Floripa também.

Depois de ler o teu post eu me empolguei e acabei de comprar duas mudas.
Eu vi um site que já vende o lúpulo plantado em um vaso pequeno, comprei esse pra ver se tem muita diferença para o rizoma.

Comprei um Saaz e um Fuggle.

Agora é esperar chegar para plantar. A vantagem é que moro em casa e tenho um terreno bem grande

Abraço!
Eduardo
Eduardo está offline
2
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 14-06-2013, 05:51 PM   #5
Ronaldo
HBTBR_SUPPORTER.png
Recipes 

Msgs: 347
Liked 176 Times on 112 Posts
Likes Given: 92

Quote:
Mensagem Original de Eduardo Ver Mensagem
Legal Fabiano, sou de Floripa também.

Depois de ler o teu post eu me empolguei e acabei de comprar duas mudas.
Eu vi um site que já vende o lúpulo plantado em um vaso pequeno, comprei esse pra ver se tem muita diferença para o rizoma.

Comprei um Saaz e um Fuggle.

Agora é esperar chegar para plantar. A vantagem é que moro em casa e tenho um terreno bem grande

Abraço!
Eduardo
Aonde vc conseguiu, Fabiano?

Responder com Quote
Antigo 14-06-2013, 11:02 PM   #6
Jairo
Recipes 

Msgs: 25
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 8

O Alessandro tem os rizomas pra vender. alebier.fpolis@gmail.com
Jairo está offline
pedroj Likes This 
Responder com Quote
Antigo 15-06-2013, 12:58 AM   #7
Fabiano_Haag
Recipes 

Ronaldo,

Comprei nesse local abaixo na Alemanha, eles vendem em mudas, aproveitei que meu pai estava por lá e mandei entregar pra ele.

http://www.eickelmann.de/Hopfen-Shop...hp?language=en

Responder com Quote
Antigo 15-06-2013, 06:03 PM   #8
edsonpj
Recipes 

Msgs: 34
Liked 29 Times on 15 Posts

Quote:
Mensagem Original de Jairo Ver Mensagem
O Alessandro tem os rizomas pra vender. alebier.fpolis@gmail.com
O Alessandro recebeu mais Rizomas?
edsonpj está offline

Responder com Quote
Antigo 15-06-2013, 06:21 PM   #9
Kurt
Recipes 

Msgs: 352
Liked 185 Times on 125 Posts
Likes Given: 69

Só um detalhe, não é necessário podar os pés no inverno. Aliás, não recomendo fazê-lo. Em plantios comerciais, essa prática é adotada por serem pés velhos, com bastante rizoma e consequentemente bastante energia armazenada (além de evitar a proliferação de alguns fungos que podem ser prejudiciais).

Sendo poucas plantas e jovens, é melhor deixar ela secar naturalmente no outono e inverno, de forma que ela possa absorver e armazenar no rizoma a água, proteínas e outros nutrientes e ter mais força para rebrotar na estação seguinte.
Maturando: Festbier
Carbonatando: Extra Stout
Prontas: A. Red Ale, Cream Ale, A. Blond Ale, IPA
Kurt está offline
Fabiano_Haag Likes This 
Responder com Quote
Antigo 16-06-2013, 07:32 PM   #10
Fabiano_Haag
Recipes