Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Fermentador cônico inox: limpeza e controle da temperatura

Responder

Opções Display
Antigo 11-01-2017, 04:47 PM   #1
Saba
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 83
Liked 12 Times on 10 Posts
Likes Given: 19

Default Fermentador cônico inox: limpeza e controle da temperatura

Pessoal, há um tempo estou namorando um fermentador cônico (mais especificamente o da SSBrewtech) por vários motivos, porém estou com algumas dúvidas e queria opinião de quem tem:
- alguém tem dificuldade na limpeza? existe maneira de limpeza CIP?
- como fazem o controle da temperatura? adquiriram o controlador da SSBrewtech? Funciona bem com gelo mesmo ou com algum chiller? Precisa algum chiller específico?

Se puderem mandar algumas review me ajudaria muito.
Grande abs.

Saba está offline

Responder com Quote
Antigo 12-01-2017, 01:23 PM   #2
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.557
Liked 2644 Times on 1249 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de Saba Ver Mensagem
Pessoal, há um tempo estou namorando um fermentador cônico (mais especificamente o da SSBrewtech) por vários motivos, porém estou com algumas dúvidas e queria opinião de quem tem:
- alguém tem dificuldade na limpeza? existe maneira de limpeza CIP?
- como fazem o controle da temperatura? adquiriram o controlador da SSBrewtech? Funciona bem com gelo mesmo ou com algum chiller? Precisa algum chiller específico?

Se puderem mandar algumas review me ajudaria muito.
Grande abs.
Limpeza é extremamente fácil pq o inox é polido, então gruda muito pouco. Eu particularmente não faço CIP, mas pode ser fazer com uma bomba ou algo assim... só não vejo necessidade.

O controle de temperatura é ótimo, mas se quiser manter em baixa temperatura pra clarificar ou maturar em baixa, precisa de um banco de água fria elétrico. Usar caixa térmica e gelo não serve pra isso.

Na minha casa eu mantinha um Brewbucket de 25 litros e um fermentador de 60 litros da SS em 5 graus de temperatura com um único banco de água fria de 40 litros mantidos a 0,5 graus.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline
Saba Likes This 
Responder com Quote
Antigo 12-01-2017, 02:15 PM   #3
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.054
Liked 251 Times on 228 Posts
Likes Given: 229

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Limpeza é extremamente fácil pq o inox é polido, então gruda muito pouco. Eu particularmente não faço CIP, mas pode ser fazer com uma bomba ou algo assim... só não vejo necessidade.

O controle de temperatura é ótimo, mas se quiser manter em baixa temperatura pra clarificar ou maturar em baixa, precisa de um banco de água fria elétrico. Usar caixa térmica e gelo não serve pra isso.

Na minha casa eu mantinha um Brewbucket de 25 litros e um fermentador de 60 litros da SS em 5 graus de temperatura com um único banco de água fria de 40 litros mantidos a 0,5 graus.

Abraço,
Quando fazem limpeza por CIP, utilizam somente detergente alcalino? Soda cáustica? Água quente?

Precisaria ter um Spray Ball?

Estou com ou projeto para montar um fermentador cônico refrigerado de Inox de 100 Litros, e tenho dúvidas se é realmente necessário deixá-lo preparado para lavagem com spray ball.

A porta superior desse fermentador terá no máximo uns 20 cm de diâmetro, o que obviamente dificultaria uma limpeza mecânica manual.

Alguma sugestão?
tomazela está offline

Responder com Quote
Responder

Opções
Display