Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > priming de cerveja feita com dois fermentos distintos

Responder

Opções Display
Antigo 16-12-2017, 06:42 PM   #1
fred3d
Recipes 

Registo: Oct 2017
Msgs: 8
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 4

Default priming de cerveja feita com dois fermentos distintos

Tenho uma duvida e quero saber da viabilidade...
Tenho 20l de cerveja fermentando em um balde e 20l fermentando em outro balde. Feitas com a mesma receita o que diferencia elas eh que a primeira utilizou s-23 e a segunda w-34/70.

quando eu for fazer o adicionar acucar para o priming posso misturar as duas levas e depois engarrafar numa boa? vai haver alguma perda ou uma levedura vai querer sobressair sobre outra e nao carbonatar corretamente?

Obrigado
fred3d está offline

Responder com Quote
Antigo 16-12-2017, 06:50 PM   #2
Paiakan
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 249
Liked 73 Times on 51 Posts
Likes Given: 139

Eu já pensei em algo diferente: Que tal não misturar e fazer o priming separado e engarrafar separado para verificar se consegue distinguir a diferença nas cervejas em função do fermento?
Paiakan está offline
fred3d Likes This 
Responder com Quote
Antigo 18-12-2017, 12:46 PM   #3
fred3d
Recipes 

Liked 2 Times on 2 Posts

A idéia é no final ter uma única cerveja e não experimentar a diferença que os fermentos causam ao mosto.
fred3d está offline

Responder com Quote
Antigo 18-12-2017, 01:52 PM   #4
sobral
Recipes 

Msgs: 17
Liked 11 Times on 9 Posts
Likes Given: 10

Quote:
Mensagem Original de fred3d Ver Mensagem
A idéia é no final ter uma única cerveja e não experimentar a diferença que os fermentos causam ao mosto.
Se a ideia é essa então manda bala, pode misturar sem medo, não vai prejudicar a carbonatação. O blend de leveduras é uma técnica comum.

O W-34/70 tem um perfil de aroma e sabor mais limpo enquanto a S-23 trás um pouco mais de frutado. Imagino que na mistura deve ficar um pouco desse perfil frutado/esterificado, porém menos intenso do que se estivesse usando o S-23 sozinho. Mas este perfil é suposição minha, nunca testei essas leveduras em conjunto.

Mas concordo com o @Paiakan, faria o envase separado para poder avaliar a diferença entre as leveduras. É um ótimo exercício

Boas cervejas!
2
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 18-12-2017, 03:11 PM   #5
fred3d
Recipes 

Liked 2 Times on 2 Posts

@Paiakan e @sobral obrigado pelas respostas, o objetivo é uma cerveja única. Mas vou separar uma garrafa de cada fermentador para comparar as diferenças. Vou aproveitar a oportunidade .
fred3d está offline
sobral Likes This 
Responder com Quote
Antigo 19-12-2017, 07:18 AM   #6
sobral
Recipes 

Msgs: 17
Liked 11 Times on 9 Posts
Likes Given: 10

Quote:
Mensagem Original de fred3d Ver Mensagem
@Paiakan e @sobral obrigado pelas respostas, o objetivo é uma cerveja única. Mas vou separar uma garrafa de cada fermentador para comparar as diferenças. Vou aproveitar a oportunidade .
Boa!
Assim consegue avaliar cada uma das amostras e a mistura das duas.
Deu até vontade de fazer um teste desses, haha

Nos conte o resultado quando estiverem prontas!

Responder com Quote
Responder
Opções
Display