Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Sanitização > Sanitização após brett

Responder

Opções Display
Antigo 26-01-2017, 01:00 PM   #1
Seuguarda
Recipes 

Registo: Oct 2015
Msgs: 20
Liked 1 Times on 1 Posts

Default Sanitização após brett

Tudo bem pessoal

Fiz minha primeira cerveja com Brett Bruxelensis na secundária, e alguns companheiros me falaram sobre descartar balde, e todo o equipamento em que o brett entrar em contato. isso procede? Não poderei mais usar este balde/torneira/enchedor após engarrafar? Qual a melhor forma de sanitizar estes equipamentos?

Agradeço se alguém ajudar. Caso haja resposta em outro tópico, agradeço me mostrar!

Abraço
Seuguarda está offline

Responder com Quote
Antigo 26-01-2017, 01:19 PM   #2
lpera
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 828
Liked 392 Times on 289 Posts
Likes Given: 87

Quote:
Mensagem Original de Seuguarda Ver Mensagem
Tudo bem pessoal

Fiz minha primeira cerveja com Brett Bruxelensis na secundária, e alguns companheiros me falaram sobre descartar balde, e todo o equipamento em que o brett entrar em contato. isso procede? Não poderei mais usar este balde/torneira/enchedor após engarrafar? Qual a melhor forma de sanitizar estes equipamentos?

Agradeço se alguém ajudar. Caso haja resposta em outro tópico, agradeço me mostrar!

Abraço
http://www.milkthefunk.com/wiki/FAQ#...rate_equipment

Cara, para Brett pode usar o mesmo (contanto que as suas práticas de limpeza e sanitização são corretas e eficazes). Eu uso a mais de um ano e nunca tive problemas.

Agora se você começar a brincar com bactérias acho que o mais eficaz é ter um equipamento "frio" separado.

Para todos que querem brincar com o mundo selvagem do homebrewing eu aconselho ler o http://www.milkthefunk.com e o www.themadfermentationist.com

Ambos tem várias informações úteis.
lpera está offline

Responder com Quote
Antigo 26-01-2017, 04:02 PM   #3
dcunhamaciel
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 312
Liked 43 Times on 41 Posts
Likes Given: 64

Usar o balde para uma outra leva com Brett não teria problema, certo ??
dcunhamaciel está offline

Responder com Quote
Antigo 27-01-2017, 12:21 PM   #4
Seuguarda
Recipes 

Registo: Oct 2015
Msgs: 20
Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de lpera Ver Mensagem
http://www.milkthefunk.com/wiki/FAQ#...rate_equipment

Cara, para Brett pode usar o mesmo (contanto que as suas práticas de limpeza e sanitização são corretas e eficazes). Eu uso a mais de um ano e nunca tive problemas.

Agora se você começar a brincar com bactérias acho que o mais eficaz é ter um equipamento "frio" separado.

Para todos que querem brincar com o mundo selvagem do homebrewing eu aconselho ler o http://www.milkthefunk.com e o www.themadfermentationist.com

Ambos tem várias informações úteis.
Valeu a resposta!

Defina "práticas de limpeza e sanitização corretas e eficazes" hehehehe
Eu uso o Starsan para a sanitização, e limpo tudo com água quente e detergente neutro antes. Algo mais? Peracético? Iodofor? O que tu me sugeres?

Obrigado de novo!
Seuguarda está offline

Responder com Quote
Antigo 27-01-2017, 07:01 PM   #5
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.928
Liked 1208 Times on 915 Posts
Likes Given: 398

Eu já tive experiência de cervejas contaminarem com brett ao entrar em contato com equipamentos onde eu fermentei com brett antes e também linhas de cerveja que serviram cervejas com brett anteriormente...

Nesse sentido eu recomendo fortemente usar um equipamento de fermentação exclusivo pra isso. Não jogue fora, guarde pra proxima leva com brett.

Limpeza e sanitização podem até remover do plástico liso, mas dos o'rings de silicone não remove. A bretta penetra no silicone...

Pra cervejas normais onde vc vai produzir e consumir em um ou dois meses é bem possível que a contaminação não desenvolva, pela quantidade pequena de células, mas se fizer um priming e deixar em temperatura ambiente, provavelmente vai aparecer com o tempo.

Responder com Quote
Antigo 28-01-2017, 10:20 AM   #6
lpera
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 828
Liked 392 Times on 289 Posts
Likes Given: 87

Quote:
Mensagem Original de Tiago Ver Mensagem
Eu já tive experiência de cervejas contaminarem com brett ao entrar em contato com equipamentos onde eu fermentei com brett antes e também linhas de cerveja que serviram cervejas com brett anteriormente...

Nesse sentido eu recomendo fortemente usar um equipamento de fermentação exclusivo pra isso. Não jogue fora, guarde pra proxima leva com brett.

Limpeza e sanitização podem até remover do plástico liso, mas dos o'rings de silicone não remove. A bretta penetra no silicone...

Pra cervejas normais onde vc vai produzir e consumir em um ou dois meses é bem possível que a contaminação não desenvolva, pela quantidade pequena de células, mas se fizer um priming e deixar em temperatura ambiente, provavelmente vai aparecer com o tempo.
Pode ser uma roleta russa. Usei o mesmo balde em uma Wee Heavy (10 meses de maturação até agora) e em uma quadruppel (indo para o 6 mês) e não tive nenhum problema. Uso orings de silicone também.

Mas também concordo que não dá para brincar com a sorte, quem quer ter 100% de certeza que use dois equipamentos.
lpera está offline
Tiago Likes This 
Responder com Quote
Antigo 12-10-2017, 10:34 AM   #7
Araujovs
Recipes 

Registo: Dec 2014
Msgs: 7
Likes Given: 2

Desenterrando

Hoje devo fazer um carbonatação forçada de uma wild, fermentada a partir de casca de bergamota.
Provavelmente brett ou lacto!

Qual a dica de lavagem pra esse barril depois? Clorofina com água quente? Vanish? Qual a boa?

Obrigado!
Araujovs está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display