1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Witbier

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por robertocaruso, 31/1/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 25/10/16 #41

rtosati

rtosati

rtosati

Well-Known Member

Afiliado:
    7/3/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Pessoal, minha esposa pediu uma mistura inusitada de maracuja com alecrim, brassei ela no sabado a noite. Engraçado que no final, o aroma remetia a goiabada cascao... achei que fosse uma aberração de mistura, mas parece que vai vingar... depois posto as impressoes finais dela

2. 28/10/16 #42

JanderMartini

JanderMartini

JanderMartini

Member

Afiliado:
    9/9/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Eu utilizaria uma rampa de no mínimo 30 min a 50°C por causa desse trigo não maltado e depois subiria até 63, você mosturando ela a 67 direto vai deixar ela sem nenhum corpo.

3. 1/11/16 #43

robertocaruso

robertocaruso

robertocaruso

Well-Known Member

Afiliado:
    21/10/14
    Curtidas Recebidas:
    25
    Utilizei em flocos, assim não precisei fazer rampa.

4. 21/11/16 #44

Nick

Nick

Nick

Member

Afiliado:
    14/10/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa tarde !

Prezados, alguém já tentou fazer a Bela Rosa da Boehmia ? ou tem alguma receita to pde Wit ?

5. 29/11/16 #45

Fernandolarsen

Fernandolarsen

Fernandolarsen

Member

Afiliado:
    26/11/15
    Curtidas Recebidas:
    2
    Bolei uma receita de Wit e gostaria de algumas dicas.

Serão 25L.
    Com o Beersmith cheguei em:
    3,1kg de malte pale
    2,4kg de trigo em flocos
    0,6kg de aveia em flocos

12g de NUGGET aos 60min.

30g de casca de laranja
    17g de coentro
    (DUVIDA: 1) Inicialmente planejei jogar esses condimentos nos ultimos 5min de fervura. Vocês recomendam isso mesmo?
    2) É preciso usar alguma bag para jogar os condimentos e retira-los no fim da fervura ou eles podem ficar livres na panela durante o resfriamento e whirpool?)

Fermento T-58

Mash In - 90min a 67ºC

Estimativa:
    7 EBC
    18 IBU
    5% ABV

6. 29/11/16 #46

paulopinho

paulopinho

paulopinho

Well-Known Member

Afiliado:
    2/4/15
    Curtidas Recebidas:
    81
    vou tentar achar mão de buda pra colocar na minha witbeer

Arquivos Anexados:

7. 29/6/17 #47

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    29
    Galera, a minha Wit está no fermentador a dois dias. Usei raspas das casca de algumas mexericas, e casca de um limão, coentro e camomila. Usei o M21 + 1 litro de starter, para 25 litros. Ontem borbulhava muito, 2x por segundo. hoje já está 1x a cada 10 segundos. Iniciei com temperatura de 20°C. Vou deixar 4 dias e depois vou aumentar aos poucos até 23°C. Vou deixar no mesmo fermentador. Quando a fermentação primária acabar qual temperatura eu deixaria na maturação (fermentação secundária)? Deixaria nos 23°C? Depois vou dar uma esfriada a uns 2°C por uns 2 dias pra clarear um pouco.

8. 19/7/17 #48

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    29
    Enfim minha Wit está pronta. Foram 2,50kg de malte pilsen global, 2,25kg flocos trigo (não malteado), 500g de flocos de aveia, e 125kg de Munich. 35g Mitelfruer. Coloquei 5g de camomila, 10g de coentro, 5g de casca de limão e 50g de casca de ponkan. Só não entendi a densidade final, que ficou em 1020, apesar do starter. Coloquei um dry champagne no final da fermentação mas continuou nos 1020. Apesar disso ela ficou saborosa, com o coentro característico. A camomila não percebi. A ponkan e o limão estão quase imperceptíveis. O lúpulo também é quase imperceptível. Na próxima eu coloco limão siciliano que acho que vai aparecer mais.

9. 19/7/17 #49

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    453
    Limão não siciliano não aparece tanto não.

Pra mim que a quantidade ideal das raspas de cascas frescas são entre 2,5g e 3g por Litro, colocando nos 5 minutos finais

Paiakan curtiu isso.
  10. 20/7/17 #50

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    29
    Pois é, Tomazela. A ponkan também não aparece, apesar de eu ter colocado uma boa quantidade - 50g de raspas frescas.
    Você acha então que o limão siciliano aparece mais?

11. 20/7/17 #51

dalai

dalai

dalai

Well-Known Member

Afiliado:
    24/5/17
    Curtidas Recebidas:
    79
    A wit que fiz ficou puro limão siliciano e coentro. A base da receita foi basicamente, só não usei nada para dar cor, ficou pálida mesmo.

Usei 30g de cascas frescas do limão e de laranja Bahia. Da próxima vez, vou usar o dobro de laranja, pois o limão siliciano não trouxe o cítrico característico e sim um sabor de limão bem definido.

12. 12/9/17 #52

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    29
    Acho que a laranja tem que ser 3g de raspas da casca fresca por litro mesmo, como o Tomazela falou. Já o coentro eu diminuiria pra 5g para 20 litros. Coloquei 10g e com o passar do tempo ficou muito presente, enjoativo.

13. 12/9/17 #53

SergioABC

SergioABC

SergioABC

Well-Known Member

Afiliado:
    4/1/17
    Curtidas Recebidas:
    15
    Bom dia
    Recentemente fiz uma witbier e utilizei o fermento M-21 mangrovejack's, muito bom, e 50gr de casca de laranja baia (duas laranjas) e 10gr de semente de coentro (nacional) 5 min finais da fervura (25L fermentador), ficou sensacional. :mug::ban:

14. 12/9/17 #54

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    29
    Eu usei o M21 também e o coentro do Lamas a 5 min. Acho que é mais forte, porque com 10g terminou enjoativo. Usei 50gr de casca de mexirica que apareceu bem pouco. Acho que ficou um pouco doce também.

15. 11/2/19 #55

Marcelo William

Marcelo William

Marcelo William

Member

Afiliado:
    17/12/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia.
    fiz uma witt ontem, a temperatura ambiente está em 25º onde deixei o balde fermentador.
    até agora não tem bolhas no air lock, posso manter assim ou preciso diminuir a temperatura?
    usei o T58 para 8 litros finais no balde.

16. 11/2/19 #56

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    572
    25ºC para o T-58 não é assim tão alta, mas o ideal sempre é começar com temperaturas mais baixas no início da fermentação. Esta temperatura vai te trazer bem mais ésteres, o que numa wit não é um pecado.

Tenha em mente que a fermentação é grande geradora de calor e tua cerveja não vai estar na mesma temperatura que o ambiente.

Como já tens um dia de fermentação, ela já deve ter iniciado (ainda mais com 1 pacote para 8l) e não deve estar borbulhando por algum vazamento.

17. 11/2/19 #57

Marcelo William

Marcelo William

Marcelo William

Member

Afiliado:
    17/12/18
    Curtidas Recebidas:
    0

obrigado pela resposta.

vou tentar controlar com algum isopor e baixar um pouco.
    li o tópico fixo sobre fermentação e vi que estou fazendo o controle conforme indicado lá, colei a sonda do termometro no lado do balde, bem isolado.

hoje a noite tento corrigir.

18. 12/2/19 às 18:14 #58

mrferreira

mrferreira

mrferreira

Active Member

Afiliado:
    31/5/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Verifique se não está vazando no airlock ou se a tampa do seu fermentador está bem fechada!

19. 12/2/19 às 18:20 #59

Marcelo William

Marcelo William

Marcelo William

Member

Afiliado:
    17/12/18
    Curtidas Recebidas:
    0

Mrferreira.

obrigado pela resposta.
    consegui corrigi a temperatura, ficou estável em 18º, coloquei em caixa de isopor com gelox.
    mas quando sai pela manhã ainda não tinha atividade no airlock, lembrei que o balde é novo e não tirei o lacre da tampa, farei isso hoje a noite.

será que já posso medir a OG de novo pra saber como anda?

20. 12/2/19 às 19:22 #60

rafaellsm

rafaellsm

rafaellsm

Member

Afiliado:
    17/12/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    E ai, como ficou??

Compartilhe esta Página