Witbier com especiarias no final da fermentação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ander

Member
Joined
Feb 17, 2018
Messages
8
Reaction score
0
Olá cervejeiros e cervejeiras!!

Estou retomando às brassagens após 6 meses parado. Resolvi fazer uma witbier pois estava com um fermento Munich Classic (Lallemand). Na hora da fervura descobri que não tinha o coentro para adicionar. Resolvi seguir o processo e pretendo adicionar as especiarias agora no final da fermentação. Para 18L no balde pretendo usar 20g de coentro, raspas de 1 limão siciliano. Ainda estou avaliando se coloco um pouco de raspas de tangerina pra ver como fica, tenho pensado nessa ideia há algum tempo. Mas a pergunta é: alguém já fez adição de coentro e raspas de cítrico nessa fase final da fermentação? Conseguiram extrair os óleos essenciais? O resultado foi parecido com o processo tradicional de adição no final da fervura? Obrigado!
 
Ander, eu nunca fiz dessa forma que você cita, e não posso dizer se dará certo.
Mas talvez uma alternativa mais assertiva, seria vc ferver as raspas e coentro em um pouco da própria cerveja, afim de ajudar nessa extração dos óleos, e adicionar no balde depois.
 
Valeu pela ideia Pepe. Acho que os cítricos transferem os óleos sem precisar da fervura. A semente de coentro pretendo testar como vc sugeriu.
 
Hoje vou embarrilar minha wit, vou ensinar minha técnica com as especiarias.

Fiz a breja sem adição nenhuma de especiarias na parte quente nem na fermentação, oque vou fazer agora é um chá com as cascas de limão + laranja e o coentro moído e deixar reservado.
Vou colocar um pouco da breja pronta numa garrafa e carbonatar ela rapidinho, depois utilizando algo graduado vou adicionando o chá aos poucos no copo e misturando com a cerveja pronta e carbonatada, e vou avaliando a proporção de chá.
Assim que eu chegar numa proporção que eu ache boa, daí adiciono o chá no barril e então começo a transferir a cerveja do fermentador pro barril.
 
Então, fiz hoje a adição do coentro e das raspas de limão e tangerina. Fiz o chá com o coentro amassado e ainda quente adicionei as raspas dos cítricos. depois adicionei essa mistura no fermentador. Amanhã vou ver como está e tirar uma prova. Depois disso vou pra maturação em baixa temperatura pra decantar.
 
Uma boa opção nesse caso é fazer uma tintura: deixar a especiaria de dois a quatro dias na vodka e adicionar após o fim da fermentação ou no envase.
 
Só consegui fazer uma witbier de respeito quando parei de adicionar os adjuntos na fervura e passei a fazer esses concentrados, adicionando no final da fermentação ou antes do envase. Sempre usei vodka nesse processo.
Pelo menos no meu caso, adicionando na fervura ia tudo embora durante a fermentação. A laranja e o coentro desapareciam.
 

Latest posts

Back
Top