• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Witbier com especiarias no final da fermentação.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Ander

Member
Afiliado
17/2/18
Olá cervejeiros e cervejeiras!!

Estou retomando às brassagens após 6 meses parado. Resolvi fazer uma witbier pois estava com um fermento Munich Classic (Lallemand). Na hora da fervura descobri que não tinha o coentro para adicionar. Resolvi seguir o processo e pretendo adicionar as especiarias agora no final da fermentação. Para 18L no balde pretendo usar 20g de coentro, raspas de 1 limão siciliano. Ainda estou avaliando se coloco um pouco de raspas de tangerina pra ver como fica, tenho pensado nessa ideia há algum tempo. Mas a pergunta é: alguém já fez adição de coentro e raspas de cítrico nessa fase final da fermentação? Conseguiram extrair os óleos essenciais? O resultado foi parecido com o processo tradicional de adição no final da fervura? Obrigado!

Pepe.Denis

Well-Known Member
Afiliado
30/7/20
Ander, eu nunca fiz dessa forma que você cita, e não posso dizer se dará certo.
Mas talvez uma alternativa mais assertiva, seria vc ferver as raspas e coentro em um pouco da própria cerveja, afim de ajudar nessa extração dos óleos, e adicionar no balde depois.

Ander

Member
Afiliado
17/2/18
Valeu pela ideia Pepe. Acho que os cítricos transferem os óleos sem precisar da fervura. A semente de coentro pretendo testar como vc sugeriu.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Hoje vou embarrilar minha wit, vou ensinar minha técnica com as especiarias.

Fiz a breja sem adição nenhuma de especiarias na parte quente nem na fermentação, oque vou fazer agora é um chá com as cascas de limão + laranja e o coentro moído e deixar reservado.
Vou colocar um pouco da breja pronta numa garrafa e carbonatar ela rapidinho, depois utilizando algo graduado vou adicionando o chá aos poucos no copo e misturando com a cerveja pronta e carbonatada, e vou avaliando a proporção de chá.
Assim que eu chegar numa proporção que eu ache boa, daí adiciono o chá no barril e então começo a transferir a cerveja do fermentador pro barril.

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Só não esqueça de adotar alum método de sanitização para as especiarias.

Senão vai virar uma Sour : )

Ander

Member
Afiliado
17/2/18
Então, fiz hoje a adição do coentro e das raspas de limão e tangerina. Fiz o chá com o coentro amassado e ainda quente adicionei as raspas dos cítricos. depois adicionei essa mistura no fermentador. Amanhã vou ver como está e tirar uma prova. Depois disso vou pra maturação em baixa temperatura pra decantar.

Ed81

Well-Known Member
Afiliado
18/12/17
Uma boa opção nesse caso é fazer uma tintura: deixar a especiaria de dois a quatro dias na vodka e adicionar após o fim da fermentação ou no envase.

Celso Peres

Well-Known Member
Afiliado
22/2/20
Só consegui fazer uma witbier de respeito quando parei de adicionar os adjuntos na fervura e passei a fazer esses concentrados, adicionando no final da fermentação ou antes do envase. Sempre usei vodka nesse processo.
Pelo menos no meu caso, adicionando na fervura ia tudo embora durante a fermentação. A laranja e o coentro desapareciam.

Latest posts