WITBIER AMARGA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WandersonFaelo

Active Member
Joined
Oct 14, 2020
Messages
27
Reaction score
5
Location
Patos de Minas
Pessoal estou com minha primeira Witbier na maturação, tirei uma amostra e senti um amargorzinho que acredito não ser de lúpulo (me lembrou o sumo da laranja).
Tentei tirar o máximo de casca sem a parte branca, mas creio que pode ter ido alguma coisa.
Tem como corrigir isso? Ou nesse processo é normal ter esse sabor mesmo?
 
Já aconteceu comigo também, usei casca de laranja desidratada e deu um amargor no final, mas mesmo assim tomamos de boa, estava leve e refrescante como toda wit, mas aquele amargor que incomodava um pouco. Só não de pra alguém que não é acostumado com artesanal, que esses não vão gostar.
 
Pessoal estou com minha primeira Witbier na maturação, tirei uma amostra e senti um amargorzinho que acredito não ser de lúpulo (me lembrou o sumo da laranja).
Tentei tirar o máximo de casca sem a parte branca, mas creio que pode ter ido alguma coisa.
Tem como corrigir isso? Ou nesse processo é normal ter esse sabor mesmo?
Você usou muito malte Pilsen? Como foi a temperatura de fermentação? Pergunto pois eu aqui fermento em ambiente, e sempre que usei muito malte Pilsen (tipo acima de 70%) tive um leve amargor na breja que não soube identificar o que era, sabia que não era lúpulo. Comecei acusar o malte Pilsen depois de reproduzir as mesmas receitas com malte Pale Ale e as brejar terem ficado como deveriam....
 
Difícil comentar sensorial, mas , pela descrição, acredito mais em cerveja ainda "verde" (ex acetaldeido, levedura ainda em suspensao), do que amargor da laranja. Boas chances de estar tudo certo ao fim do processo.
 
Difícil comentar sensorial, mas , pela descrição, acredito mais em cerveja ainda "verde" (ex acetaldeido, levedura ainda em suspensao), do que amargor da laranja. Boas chances de estar tudo certo ao fim do processo.
Concordo. Mas pelo que entendi já deve estar no final da maturação... Mas quantos dias fermentou, temperaturas.... Não sabemos! é sempre bom esperar ao final do processo pra tirar essas dúvidas!
 
Você usou muito malte Pilsen? Como foi a temperatura de fermentação? Pergunto pois eu aqui fermento em ambiente, e sempre que usei muito malte Pilsen (tipo acima de 70%) tive um leve amargor na breja que não soube identificar o que era, sabia que não era lúpulo. Comecei acusar o malte Pilsen depois de reproduzir as mesmas receitas com malte Pale Ale e as brejar terem ficado como deveriam....
Usei cerca de 40% malte Pilsen.
Coloquei num pet e carbonatei um pouco pra ver como estava, realmente está um amargozinho chato no final.
Negócio vai ser aguardar o processo final todo mesmo
 
Concordo. Mas pelo que entendi já deve estar no final da maturação... Mas quantos dias fermentou, temperaturas.... Não sabemos! é sempre bom esperar ao final do processo pra tirar essas dúvidas!
Fermentou a 19 graus até atenuar (cerca de 6 a 7 dias), depois 23 graus a 2 dias e agora está a 2 dias a 10 graus.
Desse momento da maturação, até o final total muda muito a cerveja?
Digo pois é a primeira vez que faço esse experimento de tirar o mosto e carbonatar, antes só experimentava quando estava finalizada rs.
 
Fermentou a 19 graus até atenuar (cerca de 6 a 7 dias), depois 23 graus a 2 dias e agora está a 2 dias a 10 graus.
Desse momento da maturação, até o final total muda muito a cerveja?
Digo pois é a primeira vez que faço esse experimento de tirar o mosto e carbonatar, antes só experimentava quando estava finalizada rs.
Quantas gramas de casca de laranja?
Receita de quantos litros?
Qual tempo que foi colocado na fervura?
 
Fermentou a 19 graus até atenuar (cerca de 6 a 7 dias), depois 23 graus a 2 dias e agora está a 2 dias a 10 graus.
Desse momento da maturação, até o final total muda muito a cerveja?
Digo pois é a primeira vez que faço esse experimento de tirar o mosto e carbonatar, antes só experimentava quando estava finalizada rs.
Muda sim, aparentemente correu tudo nos conformes... No seu lugar eu já colocaria pra cold e faria essa maturação toda no gelo... Uns 5 dias de cold já deve dar pra experimentar algo melhor....
 
Tive uma experiência como essa. Com o passar das semanas a breja foi arredondando e esse amargor incômodo da casca da laranja foi diminuindo. No final ficou show de bola e tenho certeza de que a sua tbm vai ficar.
 
Aproximadamente 32g de casca de laranja, receita para 25 litros.
Adicionado a 5 minutos do fim da fervura.

em cima desses valores era pra estar bem suave a laranja, já fiz receita com 70g p/ 20L e nada de amargor, gosto muito de Witbier kkkk

Como dica, utilize laranja com casca grossa, aqui na minha região tem uma laranja bahia que foi a que preferi e desde então só uso ela.
 
Fermentou a 19 graus até atenuar (cerca de 6 a 7 dias), depois 23 graus a 2 dias e agora está a 2 dias a 10 graus.
Desse momento da maturação, até o final total muda muito a cerveja?
Digo pois é a primeira vez que faço esse experimento de tirar o mosto e carbonatar, antes só experimentava quando estava finalizada rs.

2 dias a 10 graus, deve ter muita levedura suspensa, que dá sensação de amargo ou ácido.
 
Pessoal estou com minha primeira Witbier na maturação, tirei uma amostra e senti um amargorzinho que acredito não ser de lúpulo (me lembrou o sumo da laranja).
Tentei tirar o máximo de casca sem a parte branca, mas creio que pode ter ido alguma coisa.
Tem como corrigir isso? Ou nesse processo é normal ter esse sabor mesmo?
Cara ... seguinte ... tu colocar na Fervura , não serve pra nada ... vai te dar amargor sim .... nunca AROMA e SABOR !!
Casca de laranja , sem a parte branca , 3,5 gr / lt .....macerada em Wodka + Água / 7 dias temperatura ambiente na Fermentação Secundária , jogue TUDO
Coentro semente –esmagado 1 gr / lt, macerado com Wodka + Água , no Cold Crash , jogue TUDO

Fermento WLP Belgian WIT 1 tubo com Starter / Bio-4 ou 2 pct MJ M-21 / T-58

18 C º 10 dias / 23 Cº 4 dias / O Cº 5 dias
 
Cara ... seguinte ... tu colocar na Fervura , não serve pra nada ... vai te dar amargor sim .... nunca AROMA e SABOR !!
Casca de laranja , sem a parte branca , 3,5 gr / lt .....macerada em Wodka + Água / 7 dias temperatura ambiente na Fermentação Secundária , jogue TUDO
Coentro semente –esmagado 1 gr / lt, macerado com Wodka + Água , no Cold Crash , jogue TUDO

Fermento WLP Belgian WIT 1 tubo com Starter / Bio-4 ou 2 pct MJ M-21 / T-58

18 C º 10 dias / 23 Cº 4 dias / O Cº 5 dias

Poderia detalhar esse processo da casca de laranja e coentro? qual a quantidade de agua e vodka? Faço apenas com vodka, para cada 5 partes de vodka, uma de casca, nunca fiz Witbier, vou brassar a primeira essa semana, na Saison que faço utilizo 150 ml de vodka e 30 gramas de raspas de limão, deixo na geladeira 24h e depois adiciono tudo na secundária (23°) por 3 dias mais 3 dias de cold....fica bem intenso o sabor e aroma, como utilizo uma infusão de capim limão no envase acaba ficando mais equilibrado... para essa receita que vou fazer estou com a intensão de utilizar zimbro no lugar do coentro, o que acha?
 
Poderia detalhar esse processo da casca de laranja e coentro? qual a quantidade de agua e vodka? Faço apenas com vodka, para cada 5 partes de vodka, uma de casca, nunca fiz Witbier, vou brassar a primeira essa semana, na Saison que faço utilizo 150 ml de vodka e 30 gramas de raspas de limão, deixo na geladeira 24h e depois adiciono tudo na secundária (23°) por 3 dias mais 3 dias de cold....fica bem intenso o sabor e aroma, como utilizo uma infusão de capim limão no envase acaba ficando mais equilibrado... para essa receita que vou fazer estou com a intensão de utilizar zimbro no lugar do coentro, o que acha?
Seguinte ... é meio sem medida ... jogue a casca ...cubra com água ....hidratando-a e logo em seguida ... 1 cm de wodka acima delas .....blz ?...... zimbro nunca usei ...kumel ...sim
 
Dá pra usar aquelas cascas desidratadas, em pedaços ou em pó, na fermentação secundária? Pq haja laranja pra conseguir 3,5g por litro.
 
Dá pra usar aquelas cascas desidratadas, em pedaços ou em pó, na fermentação secundária? Pq haja laranja pra conseguir 3,5g por litro.
Desidratada pode ....pó nunca , agora Casca de Laranja Bahia é ideal .... 1 casca fresquinha dela pesa muito mais do que 3,5 gr
 
Back
Top