Wit: qual laranja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rabello

Well-Known Member
Joined
Oct 12, 2014
Messages
194
Reaction score
39
Qual variedade comercial de laranja costumam usar na witbier?

Limão e tangerina vou experimentar em outra oportunidade...
 
opa . limão siciliano fica bom já usei laranja bahia aquela importada também é boa
 
fiz uma de gengibre ,, limao siciliano e coentro ficou show
estava pensando em adicionar um pouco de mangericao na proxima
 
fiz uma de gengibre ,, limao siciliano e coentro ficou show
estava pensando em adicionar um pouco de mangericao na proxima

@paulopinho , qual quantidade de cada vc usou e de quantos litros foi o lote?

Obrigado
 
25g casca de laranja e 50g coentro semente amassado para 55 L no fermentador, 50 L no barril. ainda tá fermentando


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Blz..vou brassar dia 11 a primeira wit, tomei uma com gengibre que estava sensacional, na medida. Tbm vou experimentar o m21 wit da mangrove, embora goste muito do t58.

Valeu!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Blz. Vou fazer 30L com 30g de casca de laranja pera, 5g gengibre e 10g de coentro, para esta leva. Depois vou aumentando conforme o gosto. Valeu pessoal!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Tomei uma que um amigo fez que colocou muito gengibre. Não sei a quantidade porque naquela época eu não fazia Cerveja.. .mas ficou um gosto forte semelhante ao cepacol...ficou refrescante demais.. difícil de tomar

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Foge um pouco ao estilo provavelmente, mas alguém ai ja usou endro? Na minha cabeça ficaria bom
 
Quando usado especiaria, qual a quantidade de lúpulo que você utiliza ?
Lúpulo em Witbier clássica é somente para balancear o dulçor e servir de base para as especiarias e a levedura. Algo entre 10 e 15 IBU com 1 adição logo no início já é o suficiente.
 
A laranja tradicionalmente usada é a laranja bahia. Neses mercados caros (PDA) sempre tem.
 
para 50 litros: 50gr de coentro e 230gr de cascas de laranja lima direto do pé de laranja. Ficou ótimo, mas as cascas deram uma coloração puxando para o verde.
 
Estou pensando em usar tangerina na minha wit. Acho que vou de 30gr para 20l.
 
Não ficou forte ?

Ficou muito parecida com a Hoegaarden no sabor, a laranja bem presente. Só a cor que ficou em um tom mais esverdeado, acredito que foi por causa das laranjas limas que n estavam totalmente amarelas ainda.
 
Fiz a receita, adicionei 40 gr de laranja e 10 gramas de coentro para 20l. Até então não senti nada de aroma de laranja. Está na fermentação primaria também.
 
Sei que é subjetivo, mas em minha última receita fiz sem pesar: - 2 Limão siciliano e 2 Laranja baia, tempero utilizei 11 gramas de coentro.
Ficou muito boa. (primeira semana depois de carbonatada parecia meio forte o sabor, mas logo após arredondou tudo e ficou excelente).
 
Sei que é subjetivo, mas em minha última receita fiz sem pesar: - 2 Limão siciliano e 2 Laranja baia, tempero utilizei 11 gramas de coentro.
Ficou muito boa. (primeira semana depois de carbonatada parecia meio forte o sabor, mas logo após arredondou tudo e ficou excelente).
Eu fiz uma ontem.. coloquei as cascas de mais ou menos duas laranjas e meia (deu 50g) e dois limões sicilianos (20g) e 10g de semente de coentro. acredito que as quantidades em gramas da sua receita deva ter ficado perto disso.
 
Não tente comparar com uma hoegaarden que a sua vai ficar bem mais marcante nos sabores de coentro e cítrico, outro dia tomei uma cerveja que se chama Blanche De Charleroi, e percebi uma grande semelhança na wit que fiz, realizei 2 testes: Fiz uma com Trigo não maltado e outra com Trigo maltado.
A primeira achei com uma formação de colarinho e retenção surpreendente, o corpo também ficou super leve. A versão com trigo maltado não teve tanta retenção de espuma e ficou com médio corpo, a próxima vez que eu fazer com certeza será com trigo não maltado.

Eu fiz uma ontem.. coloquei as cascas de mais ou menos duas laranjas e meia (deu 50g) e dois limões sicilianos (20g) e 10g de semente de coentro. acredito que as quantidades em gramas da sua receita deva ter ficado perto disso.
 
Não tente comparar com uma hoegaarden que a sua vai ficar bem mais marcante nos sabores de coentro e cítrico, outro dia tomei uma cerveja que se chama Blanche De Charleroi, e percebi uma grande semelhança na wit que fiz, realizei 2 testes: Fiz uma com Trigo não maltado e outra com Trigo maltado.
A primeira achei com uma formação de colarinho e retenção surpreendente, o corpo também ficou super leve. A versão com trigo maltado não teve tanta retenção de espuma e ficou com médio corpo, a próxima vez que eu fazer com certeza será com trigo não maltado.
Foi a primeira vez que eu fiz uma Wit.. eu usei o trigo maltado por medo do trigo em flocos entupir minha bazooka e pra nao precisar fazer parada proteica kkkk... vamos ver como fica.. na proxima tento com trigo em flocos..
Complementendo meu post, usei laranja pera.
 
Não tente comparar com uma hoegaarden que a sua vai ficar bem mais marcante nos sabores de coentro e cítrico, outro dia tomei uma cerveja que se chama Blanche De Charleroi, e percebi uma grande semelhança na wit que fiz, realizei 2 testes: Fiz uma com Trigo não maltado e outra com Trigo maltado.
A primeira achei com uma formação de colarinho e retenção surpreendente, o corpo também ficou super leve. A versão com trigo maltado não teve tanta retenção de espuma e ficou com médio corpo, a próxima vez que eu fazer com certeza será com trigo não maltado.
Ah é.. Na minha receita eu usei trigo maltado, mas tambem coloquei 10% do grist de aveia em flocos, o que deve ajudar com a retenção de espuma e corpo dela, então talvez eu não sinta essa diferença tão grande!
 
Fala pessoal, tudo certo? Eu ultimamente em Wit tenho usado extrato de laranja da Brau Flavors. O aroma fica muito bom e pela quantidade que não fica artificial (peso numa balança 18g do extrato para 50 litros de cerveja). Estou gostando do resultado e não tenho mais o trabalho de ficar descascando laranja, rsrsr. Valeu
 
Fala pessoal, tudo certo? Eu ultimamente em Wit tenho usado extrato de laranja da Brau Flavors. O aroma fica muito bom e pela quantidade que não fica artificial (peso numa balança 18g do extrato para 50 litros de cerveja). Estou gostando do resultado e não tenho mais o trabalho de ficar descascando laranja, rsrsr. Valeu



Vc utiliza antes de envazar ou coloca na maturação?
 
Back
Top