• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Wit: qual laranja?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Jubelezo

Member
Afiliado
2/3/18
para 50 litros: 50gr de coentro e 230gr de cascas de laranja lima direto do pé de laranja. Ficou ótimo, mas as cascas deram uma coloração puxando para o verde.

valdecir

Well-Known Member
Afiliado
15/1/18
Estou pensando em usar tangerina na minha wit. Acho que vou de 30gr para 20l.

Jubelezo

Member
Afiliado
2/3/18
Não ficou forte ?
Ficou muito parecida com a Hoegaarden no sabor, a laranja bem presente. Só a cor que ficou em um tom mais esverdeado, acredito que foi por causa das laranjas limas que n estavam totalmente amarelas ainda.

valdecir

Well-Known Member
Afiliado
15/1/18
Fiz a receita, adicionei 40 gr de laranja e 10 gramas de coentro para 20l. Até então não senti nada de aroma de laranja. Está na fermentação primaria também.

thiagodifoiz

Well-Known Member
Afiliado
8/4/16
Sei que é subjetivo, mas em minha última receita fiz sem pesar: - 2 Limão siciliano e 2 Laranja baia, tempero utilizei 11 gramas de coentro.
Ficou muito boa. (primeira semana depois de carbonatada parecia meio forte o sabor, mas logo após arredondou tudo e ficou excelente).

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Sei que é subjetivo, mas em minha última receita fiz sem pesar: - 2 Limão siciliano e 2 Laranja baia, tempero utilizei 11 gramas de coentro.
Ficou muito boa. (primeira semana depois de carbonatada parecia meio forte o sabor, mas logo após arredondou tudo e ficou excelente).
Eu fiz uma ontem.. coloquei as cascas de mais ou menos duas laranjas e meia (deu 50g) e dois limões sicilianos (20g) e 10g de semente de coentro. acredito que as quantidades em gramas da sua receita deva ter ficado perto disso.

thiagodifoiz

Well-Known Member
Afiliado
8/4/16
Não tente comparar com uma hoegaarden que a sua vai ficar bem mais marcante nos sabores de coentro e cítrico, outro dia tomei uma cerveja que se chama Blanche De Charleroi, e percebi uma grande semelhança na wit que fiz, realizei 2 testes: Fiz uma com Trigo não maltado e outra com Trigo maltado.
A primeira achei com uma formação de colarinho e retenção surpreendente, o corpo também ficou super leve. A versão com trigo maltado não teve tanta retenção de espuma e ficou com médio corpo, a próxima vez que eu fazer com certeza será com trigo não maltado.

Eu fiz uma ontem.. coloquei as cascas de mais ou menos duas laranjas e meia (deu 50g) e dois limões sicilianos (20g) e 10g de semente de coentro. acredito que as quantidades em gramas da sua receita deva ter ficado perto disso.

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Não tente comparar com uma hoegaarden que a sua vai ficar bem mais marcante nos sabores de coentro e cítrico, outro dia tomei uma cerveja que se chama Blanche De Charleroi, e percebi uma grande semelhança na wit que fiz, realizei 2 testes: Fiz uma com Trigo não maltado e outra com Trigo maltado.
A primeira achei com uma formação de colarinho e retenção surpreendente, o corpo também ficou super leve. A versão com trigo maltado não teve tanta retenção de espuma e ficou com médio corpo, a próxima vez que eu fazer com certeza será com trigo não maltado.
Foi a primeira vez que eu fiz uma Wit.. eu usei o trigo maltado por medo do trigo em flocos entupir minha bazooka e pra nao precisar fazer parada proteica kkkk... vamos ver como fica.. na proxima tento com trigo em flocos..
Complementendo meu post, usei laranja pera.

sepesaraiva

Well-Known Member
Afiliado
2/8/17
Ah é.. Na minha receita eu usei trigo maltado, mas tambem coloquei 10% do grist de aveia em flocos, o que deve ajudar com a retenção de espuma e corpo dela, então talvez eu não sinta essa diferença tão grande!

rodoxssp

Member
Afiliado
3/1/17
Fala pessoal, tudo certo? Eu ultimamente em Wit tenho usado extrato de laranja da Brau Flavors. O aroma fica muito bom e pela quantidade que não fica artificial (peso numa balança 18g do extrato para 50 litros de cerveja). Estou gostando do resultado e não tenho mais o trabalho de ficar descascando laranja, rsrsr. Valeu

Pirata666

New Member
Afiliado
13/4/17
Fala pessoal, tudo certo? Eu ultimamente em Wit tenho usado extrato de laranja da Brau Flavors. O aroma fica muito bom e pela quantidade que não fica artificial (peso numa balança 18g do extrato para 50 litros de cerveja). Estou gostando do resultado e não tenho mais o trabalho de ficar descascando laranja, rsrsr. Valeu

Vc utiliza antes de envazar ou coloca na maturação?