Whirpool e cone de trub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Pessoal, pode parecer meio ridículo, e eu pensei muito antes de abrir essa thread. O problema é o seguinte: eu já fiz 34 levas e em nenhuma delas eu consegui uma centralização decente do trub com o whirpool. O trub sempre fica completamente espalhado por toda a panela, o que me faz perder vários litros de cerveja.

Minhas levas são de 22 litros. Levo pra fervura uns 28/29 litros, evapora + ou - uns 3 litros, aí desligo o fogo, coloco o chiller (da WE) na panela, e faço movimento circular durante todo o resfriamento pra ajudar a resfriar mais rápido. Terminou o resfriamento, tiro o chiller e faço o whirpool. Já fiz esse whirpool de tudo que é jeito: com colher grande, colher pequena, pá cervejeira, no centro da panela com a colher lá no fundo/no meio/em cima, na lateral da panela, whirpool breve, whirpool demorado etc. Feito o whirpool, espero uns 30 minutos pra ocorrer a decantação, e aí transfiro o mosto para o fermentador com o auto-syphon. Tiro o mosto bem por cima, ou seja, não enfio o auto-syphon lá embaixo.

Quando chega no final, não adianta. O trub tá todo espalhado no fundo da panela. Mesmo em cervejas que vai uma titica de lúpulo, como uma Witbier. Se faço uma IPA com 200g de lúpulo, bah, até fica o trub "mais gordinho" no centro da panela, mas igual fica muito material espalhado. Procura por whirpool+trub no Google Images. Viu as fotos em que o trub fica todo centralizado, e que dá até pra ver o fundo da panela? Nunca consegui fazer isso.

Então, normalmente eu perco de 2 a 3 litros por causa disso e levo para o fermentador uns 20-21 litros. Quando é uma IPA com um MONTE de lúpulo, chego a perder 5-6 litros. Quando é IPA eu tenho até que aumentar um pouquinho o tamanho da leva, porque senão eu levaria 17-18 litros para o fermentador!

Fico DE CARA com isso!

Eu sempre pensei que a causa disso tudo fosse o tamanho da minha panela de fervura, muito pequena, de circunferência muito pequena, de 32,5 litros, tamanho n. 36, Alumínio Universal a marca, é das mais baratas que tem no Lojão de Ofertas (POA).

Aí comprei uma panela maior, n. 40, de 45,2 litros. Fui bem feliz fazer uma pilsen, 37g de lúpulo ao total. Fiz o whirpool, transferi a cerveja e no final: todo o lúpulo espalhado no fundo da panela. Só que como a circunferência da panela é maior, dessa vez eu perdi uns 5/6 litros ou mais!!!! Ou seja, saiu pior ainda.

Parece uma besteira, ridículo, mas esse negócio tá me atormentando. O que eu estou fazendo de errado? Qual é o segredo, a ciência por trás do whirpool? rsrsrsrsrsrsrs Ninguém parece ter problema com isso, então fico pensando no que que eu não estou sabendo fazer …..

abraços
Rodrigo
 
Eu faço o whirlpool logo após o resfriamento. Faço um redemoinho bem forte e aguardo em torno de 15 min. O trub fica bem acomodado no centro da panela. A válvula da panela fica à uns 2 cm do fundo e no final eu dou até uma inclinada na panela. Sempre acabo perdendo um pouco. Mas como não tem jeito, não me estresso com isto.
 
Rodrigo, o teu mosto, quando vai para a fervura, é bastante claro? Ou turvo?

Pergunto isso porque algumas vezes eu não fiz a clarificação, levando bastante pedacinhos de malte para a fervura. Isso fez com que o meu trub ficasse uma porcaria.. Talvez seja isso..
 
Grupis, tive esse mesmo problema em várias levas, não fiquei satisfeito com o cone de trub q formava. algumas vezes até ficava disperso no mosto fervido sem sentar no fundo. Acredito que você em 34 brassagens já tenha utilizado whirfloc, irish moss e pastilhas então vou te falar como eu consegui melhores resultados.
Terminada a fervura eu faço o whirlpool a quente espero uns 10-20 minutos até o redemoinho sossegar e depois faço sifonamento pra outra panela ou fermentador sempre passando por uma peneirinha daquelas cônicas padrão WE... (cuidado pra não se queimar pois o mosto está muito quente e a mangueira esquenta muito) só depois eu faço resfriamento com o chiller de imersão. Corro maior risco de contaminação, o que nunca ocorreu comigo, mas se por acaso não estiver satisfeito com o trub que ficou no fundo ainda tem como fazer whirlpool com mosto frio( também nunca precisei fazer)

hoje, com este método eu estou muito satisfeito. Se for fazer depois conta ai como foi o resultado.

Abraço.
 
Confesso que meu redemoinho tbém era uma porcaria.
Hoje me sinto satisfeito depois que comecei a fazê-lo em duas etapas.
A primeira logo quando inicio o resfriamento (chiller de cobre).
A segunda etapa logo quando a metade baixo da panela resfriou.
Depois que resolvi fazer isso, a qualidade do meu redemoinho melhorou assustadoramente e estou satisfeito.
 
A única vez que eu consegui um bolo de lúpulo concentrado no meio da panela, foi quando fiz whirlpool usando bomba de recirculação.
Usei um chiller de contra-fluxo feito em casa e na saída do chiller, conectei a sucção da bomba. A descarga da bomba foi de volta para a panela, na lateral. Isso provocou um lento e constante redemoinho. Não esperava muita coisa com isso, mas quando se passaram 30 minutos, o bolo estava lá. Bem concentrado no meio da panela.

Não gosto muito dessa técnica. Prefiro o chiller de imersão e sifonar para o fermentador. Mesmo perdendo uma quantidade significativa de cerveja. Numa IIPA, o bolo de lúpulo deve ser gigante.

Bom, espero ter ajudado.
 
Rodrigo, o teu mosto, quando vai para a fervura, é bastante claro? Ou turvo?

Pergunto isso porque algumas vezes eu não fiz a clarificação, levando bastante pedacinhos de malte para a fervura. Isso fez com que o meu trub ficasse uma porcaria.. Talvez seja isso..

Rafael, é bastante claro. O mosto fica bem clarificado. Dessa última vez, eu até passei por um voil, então não foi nada de casca para a fervura.

Outra coisa que eu pensei foi no Whirfloc que eu usei. Não sei se 1g é demais para uma leva de 20 litros, talvez eu deveria ter usado 0,5g. Outra coisa que ocorreu foi que eu acabei fervendo um pouco mais, então o whirfloc, em vez de apenas 15 minutos, ferveu por uns 20 ou 25 minutos… Não sei se isso pode ter influenciado na má formação do trub.
 
Trub espalhado = mosto sujo, ou seja, tem que clarificar bem, além de fazer o whirpool, ter água com cálcio ajustado, esperar decantar...
 
Fiz a mesma coisa, era uma Belgian Dubbel na qual coloquei whirlfloc em excesso e deixei mais de 15 minutos. Resultado: não formou cone, ficou tudo no fundo flutuando. Aí deve estar o erro, pois já tinha feito essa Belgian Dubbel anteriormente e deu bem certinho.


Rafael, é bastante claro. O mosto fica bem clarificado. Dessa última vez, eu até passei por um voil, então não foi nada de casca para a fervura.

Outra coisa que eu pensei foi no Whirfloc que eu usei. Não sei se 1g é demais para uma leva de 20 litros, talvez eu deveria ter usado 0,5g. Outra coisa que ocorreu foi que eu acabei fervendo um pouco mais, então o whirfloc, em vez de apenas 15 minutos, ferveu por uns 20 ou 25 minutos… Não sei se isso pode ter influenciado na má formação do trub.
 
Trub espalhado = mosto sujo, ou seja, tem que clarificar bem, além de fazer o whirpool, ter água com cálcio ajustado, esperar decantar...
Longe disso, na minha visão.

Já vi o problema acontecer com mosto límpido e clarificado, e sair perfeito das duas maneiras também. Correção de cálcio afeta clarificação, mas não afeta dessa forma o whirlpool.

Uma grande fonte desse problema é algo que citaram: whirlfloc

Faça uma leva sem usá-lo. Se não formar cone, é algum problema com o jeito que tu estás fazendo.

Abraço,
 
Sempre uso uma pastilha para 20 litros e uma e meia para 30 litros e sempre fica assim.
ImageUploadedByTapatalk1431831791.612095.jpg
 
Cara, minha experiência é a seguinte: fiz 3 brassagens com whirlfloc e não formou cone de truz, na minha 4ª brassagem não utilizei e o cone ficou legal, longe do da foto acima, mas mesmo assim muito bom.
 
Há anos eu não usava whirfloc e meu trub formava bem legal. Brassei ontem e resolvi mostrar pro meu pai a diferença do trub quando usa. Segue as fotos.

Abraços
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1431856257219.jpg
    uploadfromtaptalk1431856257219.jpg
    64.1 KB · Views: 1,048
  • uploadfromtaptalk1431856271837.jpg
    uploadfromtaptalk1431856271837.jpg
    80 KB · Views: 1,201
A diferença está na quantidade de proteína coagula, não parece ter muita lógica que o whifloc mude apenas a dispersão do que esta lá, sem mudar o que/quanto está.

Na foto do Giba aparentemente nem proteína tem no monte, tem só lúpulo (tá verde), ela está toda solubilizada, assim o cone aparece bonito. Já na foto do drelimainacio, dá pra ver pela cor e pela característica que a constituição do cone é diferente, é proteína e está dispersa. Ainda assim forma um certo cone, que provavelmente é por causa do lúpulo que está em baixo.

Não se deve esperar que as proteínas formem um cone perfeito, elas não vão formar. Há anos eu tive essa dúvida, ficava de cara com os cones de trub que via nas panelas dos amigos (sem me dar conta que era por causa do chiller de placas), usei mais, usei menos, não usei whirfloc, passei a fazer whirpool com bomba durante o resfriamento. Nada disso mudou o fato de que as proteínas ficavam razoavelmente espalhadas no fundo da panela, porém quanto menos whifloc usava, percebia menos proteína. Comecei a perceber que o lúpulo formava um cone bonito sempre, mas ficava escondido em baixo dessa dispersão.

Isso acontece porque as proteínas que o whirfloc coagulam são razoavelmente solúveis em água. É totalmente diferente de partículas de lupulo (pedaços de folhas), que são grandes e bem insolúveis. O whirfloc faz essas proteínas se agruparem nesses colóides, mas elas tem uma certa solubilidade ainda, então acontece dessa forma, eles são "macios" demais, não obedecem o fluxo do mosto em redemoinho e vão se agrupar apenas quando estiver parado. Basta coletar um pouco de mosto com essas proteínas, sacudir e verá que elas ficam em solução, o mosto fica turvo e só dando um tempo que elas vão começar a decantar.

Não usar whirfloc resolve esse problema? Provavelmente vai diminuir a quantidade de proteínas no resfriamento, mas uma hora elas vão decantar e provavelmente será na fermentação ou maturação, ocupando um certo espaço do fermentador e aumentando o tempo de clarificação da cerveja.
 
Há anos eu não usava whirfloc e meu trub formava bem legal. Brassei ontem e resolvi mostrar pro meu pai a diferença do trub quando usa. Segue as fotos.

Abraços
Nessas duas fotos o cone em si formou praticamente idêntico.

Na segunda foto, o que fica disperso é proteína, e isso em importância quase desprezível se ir ou não para o fermentador, ou seja, em ambos os casos, pode retirar a mesma quantidade de mosto.

O problema mesmo é quando o cone MESMO não se forma.

Abraço,
 
Exatamente isso. Como eu disse, há anos eu não usava e meu trub era sempre verdinho. No fim de tudo eu mostrei pro meu pai com a mão que o lupulo mesmo estava todo no meio e aquele pó marrom era só proteina. E na transferencia pro fermentador eu deixei puxar até não ir mais liquido nenhum, mesmo indo proteina junto.

E mesmo se fosse um pouco de trub de lupulo, não me incomodo também, tem um post só sobre isso, já se sabe que um pouco a mais ou a menos faz muito pouca diferença. E hoje em dia, mão de vaquisse é uma doença superada pra mim. O que tem que perder, perdido será, hehehehe! Já tive problemas imensos por ser muquirana e querer aproveitar até o ultimo gole. O @Guenther foi um dos que me ajudou a superar isso lembra os absurdos que eu fazia em nome da economia.

Abraços!
 
Pessoal, no meio dessa conversa toda, reapareceu uma dúvida que tenho faz tempo.
Whirpool antes ou depois do resfriamento? Qual é o melhor?
Eu tenho feito whirpool juntamente com o resfriamento, logo ao final da fervura. Faço deste modo pensando em que o lúpulo adicionado ao zero minuto não teria tanto o efeito procurado (cheiro e sabor), pois o lúpulo estará mais tempo em contato com o calor e pode impactar nisso.
Estou correto?
 
Há anos parei de usar Whirlfloc e não me sinto tentado a voltar a usa-lo. Acredito que algumas características físico-químicas da água influenciam na coagulação das proteínas e, tendo tido sempre uma boa coagulação, vi que não havia necessidade desse produto.

Às vezes percebo que a coagulação não está boa o suficiente perto do fim da fervura mas quando o resfriamento inicia, a coagulação ocorre normalmente. Até penso que vale a pena usar um pequeno chiller de imersão só para causar esse crash antes de passar pelo chiller de placas. Assim, faz-se um pré-resfriamento até 60°C (coisa rápida, 5 min), whirlpool (coisa rápida, 15 a 20 min) e então transferência através do chiller de placas (coisa rápida também).
 
Pessoal, no meio dessa conversa toda, reapareceu uma dúvida que tenho faz tempo.
Whirpool antes ou depois do resfriamento? Qual é o melhor?
Eu tenho feito whirpool juntamente com o resfriamento, logo ao final da fervura. Faço deste modo pensando em que o lúpulo adicionado ao zero minuto não teria tanto o efeito procurado (cheiro e sabor), pois o lúpulo estará mais tempo em contato com o calor e pode impactar nisso.
Estou correto?
Não existe MELHOR.

Cada um tem vantagens e desvantagens, e devem ser usado de acordo com cada caso.

A quente o cone se forma mais facilmente e mais rapidamente, mas mantem a cerveja em temperatura beirando fervura durante vários minutos antes de resfriar.

Resfriando antes tem a vantagem de preservar aromas de lúpulo adicionados ao final, mas o whirlpool a frio demora mais pra decantar e muitas vezes não decanta de forma tão perfeita.

Ou seja, nenhum é melhor, são técnicas diferentes e o cervejeiro deve decidir quando vale a pena usar um ou outro.

Eu vivo variando a técnica de acordo com a leva que faço.

Abraço,
 
Eu também tenho muita dificuldade em fazer o whirpool, eu fiz duas brassagens até agora e não consegui fazer direito. No meu caso, eu faço levas de 10l e não uso chiller para resfriar, após a fervura, aguardo o mosto assentar por uns 10 minutos e coloco na pia com gelo, ai eu faço o whirpool. Esta certo?
Para minha próxima leva, eu comprei umas pastilhas de whirfloc para ver se melhora, mas pelo que o pessoal falou não vai adiantar muito hehe.
 
Eu também tenho muita dificuldade em fazer o whirpool, eu fiz duas brassagens até agora e não consegui fazer direito. No meu caso, eu faço levas de 10l e não uso chiller para resfriar, após a fervura, aguardo o mosto assentar por uns 10 minutos e coloco na pia com gelo, ai eu faço o whirpool. Esta certo?
Para minha próxima leva, eu comprei umas pastilhas de whirfloc para ver se melhora, mas pelo que o pessoal falou não vai adiantar muito hehe.
Na próxima, coloca pra resfriar na pia com gelo, faz whirlpool imediatamente, e não toca mais se possível.

Ou ainda, faz whirlpool logo depois da fervura, transfere para outra panela limpa e sanitizada, e então faz o resfriamento já sem o trub.

Provavelmente vai melhorar bastante.

Whirlpool a frio é possível, mas a formação é mais difícil e demorada, ou seja, não muito recomendada pra iniciantes.

Abraço,
 
Na próxima, coloca pra resfriar na pia com gelo, faz whirlpool imediatamente, e não toca mais se possível.

Ou ainda, faz whirlpool logo depois da fervura, transfere para outra panela limpa e sanitizada, e então faz o resfriamento já sem o trub.

Provavelmente vai melhorar bastante.

Whirlpool a frio é possível, mas a formação é mais difícil e demorada, ou seja, não muito recomendada pra iniciantes.

Abraço,

Eu costumava usar o método de resfriar com gelo e a única vez que eu consegui um cone bonitão foi fazendo uma Weiss, fiz o cone com o mosto a 60ºC aproximadamente e deixei esfriar.

Fiz outras levas do mesmo jeito, mesmo processo, e não consegui o cone, e não tenho a menor idéia do porquê.

Com exceção da rampa na casa dos 50ºC para quebra de proteínas do trigo e o próprio trigo, meu processo de fabricação não sofre alteração entre as levas, logo, não consigo entender porquê só consegui fazer o tal cone uma única vez.

Pura coincidência ou esses ingredientes ou rampa ajudam de alguma forma?

Há alguma coisa na química da água que pode ajudar ou atrapalhar o processo? (ok, sou completamente leigo no assunto 'água' ).

Enfim, há alguma coisa além da técnica que estamos deixando passar?

Abraços,
 
Se for puramente por proteínas e por usar MALTE de trigo, não ha necessidade de fazer rampa proteíca. A malteação já faz o que to iria fazer nessa rampa, e se for muito longa, pode ser bem prejudicial.

Rampa em Weiss, usando malte de trigo, só faço de vez em quando mas não é por causa de proteínas, e sim para gerar ácido ferúlico.

Abraço,
 
Boa noite,
O tópico é antigo, mas fiquei com uma dúvida existencial. Meu trub fica bem concentrado no meio do caldeirão de resfriamento e sempre giro no sentido anti horário. Em que sentido vocês estão girando o mosto?
 
Boa noite,
O tópico é antigo, mas fiquei com uma dúvida existencial. Meu trub fica bem concentrado no meio do caldeirão de resfriamento e sempre giro no sentido anti horário. Em que sentido vocês estão girando o mosto?
Isso não faz diferença. Já houve posts aqui de pessoas que se prestaram a estudar isso, e não faz diferença para essas proporções.

Abraço,
 
Bom dia Guenther,

Já imaginava isso. Pesquisei bastante sobre a força de coriolis e parece que ela é muito fraca nessa escala. Vou experimentar fazer o whirpool no sentido horário na próxima brassagem.

Obrigado!!8
 
Pessoal, fiz minha 1ª brassagem ontem, hehe altos imprevistos aconteceram. Mas enfim o que mais tá me procupando é que não consegui fazer o cone de Trub, então foi muito mas muito trub msm pro fermentador. O que devo fazer deixar assim msm ou transferir o mosto para outro fermentador e tentar fazer o whirlpoll denovo? Hj fui ver o fermentado e tem uma boa cama de sedimentos no fundo...
 
Galera apesar de ninguém ter tirado minha dúvida, deixei do jeito que tava no fermentador. Medi a densidade depois de 36 horas e passou de 1058 para 1035, portanto creio que tá blz. Na amostra que tiro percebi que o trub que foi pro fermentador é esverdeado, ou seja, maior parte de lúpulos, parece que não afetou a fermentação né e aroma tá maravilhoso.
 

Attachments

  • _20150714_104644.jpg
    _20150714_104644.jpg
    137.4 KB · Views: 272
@FernandoAugusto, você não terá problemas não... Não é um consenso, mas as "boas práticas" dizem para levar o mínimo possível de trub. Mas raramente alguém relata algum problema se você levar trub demais.
Tem até um americano que fez um experimento e diz que não há diferença nenhuma em um teste cego, mas ele é questionado pelo número insuficiente de amostras e de provadores da cerveja.
 
Pessoal, fiz minha 1ª brassagem ontem, hehe altos imprevistos aconteceram. Mas enfim o que mais tá me procupando é que não consegui fazer o cone de Trub, então foi muito mas muito trub msm pro fermentador. O que devo fazer deixar assim msm ou transferir o mosto para outro fermentador e tentar fazer o whirlpoll denovo? Hj fui ver o fermentado e tem uma boa cama de sedimentos no fundo...

Fala Fernando ! Vc nao terá problemas. Talvez ela não fique tâo translucida qto vc deseja, mas ficara saborosa do mesmo jeito. Quanto aos imprevistos ... relaxa. Tô na minha 9º brassagem e sempre tem alguma novidade. ainda nao fiz uma brassagem "lisa". O consolo é que mesmo assim a cerveja tá ótima.
Boas brassagens .
 
A pesar desse tópico ser antigo, vi que escreveram respostas ainda nesse mês de julho/2015.
Comecei a fazer minhas brassagens início desse mês. Fiz o curso com o Guenther Sehn, muito bom o curso (abraço Guenther). Minha primeira leva foi de Pilsen, cujo trub ficou perfeito (não usei WHIRLFLOC). Já a segunda leva, IPA, como bem falaram antes, pelo fato de ter usado WHIRLFLOC, o trub ficou disperso (só agora que notei que o que ficou disperso foram as proteínas), até me assustei.
Por isso vim aqui pesquisar. E descobri o que já estava desconfiado. Se eu soubesse que não tinha problema levar para o fermentador um pouco da proteína, não teria perdido cerca de 1 litro, kkkkkk.
Boas brassagens para todos!
 
Seu levei foi quase todo trub na minha primeira brassagem de uma IPA. E ficou linda e ótima. Abri uma ontem com 4 dias apos o priming, para ver se tinha carbonatado direito e me surpreendeu, já tava muito boa de beber.
 

Attachments

  • IMG_20150729_190629.jpg
    IMG_20150729_190629.jpg
    152.4 KB · Views: 278
Fernando, se a tua cerveja está carbonatada com 4 dias de garrafa, cuidado para elas não ficarem com excesso de carbonatação e virarem granadas daqui 1 semana, isso é bem perigoso!
 
Fernando, se a tua cerveja está carbonatada com 4 dias de garrafa, cuidado para elas não ficarem com excesso de carbonatação e virarem granadas daqui 1 semana, isso é bem perigoso!

Galhardo, usei priming com 8g/lt. Msm assim vc acha que tem perigo? Pois o que penso é que a formação de Co2 já deve ter cessado, pois a fermentação primária já deve ter terminado. Estou certo?
 
Depende da temperatura e outros fatores mas eu ficaria de olho sim, vc ta medindo a pressão em um manômetro ou tá só esperando pra ver? Por segurança, quando for manusear coloca uma toalha em cima até ter certeza que ta tudo ok. Uma vez uma explodiu na minha mão só de dar uma batidinha na garrafa ao lado mas por sorte estavam dentro de uma caixa e não voou vidro em mim mas ai tirei tudo e coloquei na geladeira e fiquei me borrando pra abrir a próxima, só abria de óculos e luvas hahahaha. Eu estava Bem no começo e não havia realizado medições de gravidade na fermentação, fui só pelos 3 dias da receita e deve ter sobrado açúcar sem fermentar.
 
Hauahauhaua, estou com medo agora. Vou tomar essa precauções. Não tenho manômetro. Coloquei as garrafas junto com uma Brown Ale que to fermentando, engarrafei a IPA no dia que fiz a brassagem da Brow. Ou seja ela está em ótimas condições de fermentação, comecei a fermentação a 18º , depois do segundo dia a 18º subi 1 grau por dia até 20º, e no quarto dia a Brow atenuou. Hj no quinto abaixei para -2,5º daqui dois dias vou transferir a Brow para o balde de maturação e subir para 9º. e deixar mais 7 dias. Total de 14 dias fermentação e maturação. Nesses 14 dias as garrafas vão ficar nesse msm processo.

Valeu
 
Hj no quinto abaixei para -2,5º daqui dois dias vou transferir a Brow para o balde de maturação e subir para 9º. e deixar mais 7 dias. Total de 14 dias fermentação e maturação. Nesses 14 dias as garrafas vão ficar nesse msm processo.

Valeu

Cara, então tire as garrafas da geladeira. Não faz sentido tu com 4 ou 5 dias já gelar. O máximo que tu vai fazer é decantar a levedura antes de a refermentação estar completa. O indicado é deixar pelo menos 15 dias em temperatura de fermentação pra refermentação na garrafa. Se tiver pouca levedura disponível (usar gelatina, por exemplo) ou maior graduação alcoólica, pode demorar ainda mais.
 
De fato 4 dias para a carbonatação são poucos dias. Isso pode estar ligado a vários fatores, um dos principais é ter bastante fermento na leva ou muito açúcar no primming. Estou com um leva de Lager carbonatando há 5 dias, e o manômetro está ainda na marca de 1bar. Creio que chegará nos 2,5 bar com seus 10 a 12 dias. Só então vou aguardar mais uns 4 para abrir e provar.
Mas cada um sabe a ansiedade de se esperar e esperar. Pois a vontade de abrir e ver o resultado final é imensa.
 
Então galera, o priming foi calculado com 8g/l então acho que não é excesso de açúcar do priming. Com ralação a levedura depois que esfriei ficou aquela borra normal no fundo nada exagerado. Esfriei exatamente pra parar a refermentação, pois fiquei com medo delas explodirem, visto que com 4 dias já estava bem carbonatada. Acham então que devo tirar elas da geladeira e deixar dentro de um armário a temperatura ambiente?

Valeu
Fernando
 
Back
Top