Whirpool com bomba.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

IgorRodas

Member
Joined
Feb 27, 2015
Messages
22
Reaction score
1
Pessoal, tem lido alguns comentarios do whirpool com bomba fazendo recirculaçao, porem nao consegui achar nenhum topico que fale sobre o proceso. Seria durante toda a fervura?. A saida e a entrada na panela, imagjno que tem que ser tangentes, a saida seria na parte inferior e a entrada numa altura media da altura do mosto?. Farei o resfriamento com Chiller de placas.
Se alguem puder esclarecer agradeço muito.
 
Last edited:
Pessoal, tem lido alguns comentarios do whirpool com bomba fazendo recirculaçao, porem nao consegui achar nenhum topico que fale sobre o proceso. Seria durante toda a fervura?. A saida e a entrada na panela, imagjno que tem que ser tangentes, a saida seria na parte inferior e a entrada numa altura media da altura do mosto?. Farei o resfriamento com Chiller de placas.
Se alguem puder esclarecer agradeço muito.

Tem um tópico, talvez esteja meio escondido.

Bom, não faz sentido fazer whirpool durante a fervura, já que a própria fervura cria um rebuliço no mosto. Então é apenas no final, quando desliga o fogo.

Quanto mais perto do fundo da panela for a reentrada de mosto, que vem da bomba, mais eficiente será o whirpool, porque as partículas se acumulam ali.

Abraço
 
A minha dúvida é se eu colocar a válvula de entrada do whirpool no fundo da panela, a bomba vai dar conta de mandar o mosto devolta, visto que no fundo da panela haverá uma grande pressão de saída do mosto.

Minha bomba é uma chugger
 
A minha dúvida é se eu colocar a válvula de entrada do whirpool no fundo da panela, a bomba vai dar conta de mandar o mosto devolta, visto que no fundo da panela haverá uma grande pressão de saída do mosto.

Minha bomba é uma chugger

Mas a pressão contra a reentrada na panela não é compensada pela pressão de saída da panela pra bomba, se as duas valvulas estiverem na mesma altura?

De qualquer forma funciona sim, faço assim há tempo já, com uma chugger.

Abraço
 
Mas a pressão contra a reentrada na panela não é compensada pela pressão de saída da panela pra bomba, se as duas valvulas estiverem na mesma altura?

De qualquer forma funciona sim, faço assim há tempo já, com uma chugger.

Abraço

Puts...Tiago verdade. Não tinha pensado nisso. O que me veio à cabeça foi a pressão de todo líquido acima da válvula....mas a pressão na saída (caso as duas válvulas estejam na mesma altura) é a mesma. Valew
 
@Tiago
minha bombinha da china chegou e agora vou fazer o furo da válvula de retorno de mosto na minha panela de fervura.
Pelo que eu entendi então tu tem no mesmo nível instalado a válvula de saída de mosto e a de retorno, certo? elas estão próximas uma da outra ou mais distantes (tipo a 1/4 do perímetro da panela ou algo do gênero).

estou em dúvida se coloco no mesmo nível ou um pouco acima, e em qual posição em relação ao perímetro
 
@Tiago
minha bombinha da china chegou e agora vou fazer o furo da válvula de retorno de mosto na minha panela de fervura.
Pelo que eu entendi então tu tem no mesmo nível instalado a válvula de saída de mosto e a de retorno, certo? elas estão próximas uma da outra ou mais distantes (tipo a 1/4 do perímetro da panela ou algo do gênero).

estou em dúvida se coloco no mesmo nível ou um pouco acima, e em qual posição em relação ao perímetro

Eu coloquei um pouco acima, tipo um palmo, e um pouco pro lado, a mesma distância.

Não tenho certeza se precisa ser ao lado, até acho que pode colocar na mesma linha vertical da valvula de saída, o importante é colocar um joelho no retorno pra jogar pro lado. Eu ainda tenho um joelho na valvula de saída, que aponta pro lado oposto do joelho de entrada. Funciona bem.

Abraço
 
@Tiago,

eu não estou convencido que colocar no fundo da panela seja a maneira mais eficiente -- embora também ache que não faça grande diferença. Se as espirais do chiller ficam no fundo da panela, o mosto mais quente deve subir e, desta maneira, vamos recircular o mais frio no local mais frio. Eu criei um tópico sobre o chiller da Morebeer em que as espirais ficam na parte de cima, mais quente. Nesse caso, pode ser mais interessante mesmo ficar o mais fundo possível.

Em resumo, acho que depende da geometria do chiller.
 
@Tiago,

eu não estou convencido que colocar no fundo da panela seja a maneira mais eficiente -- embora também ache que não faça grande diferença. Se as espirais do chiller ficam no fundo da panela, o mosto mais quente deve subir e, desta maneira, vamos recircular o mais frio no local mais frio. Eu criei um tópico sobre o chiller da Morebeer em que as espirais ficam na parte de cima, mais quente. Nesse caso, pode ser mais interessante mesmo ficar o mais fundo possível.

Em resumo, acho que depende da geometria do chiller.
Sim... Eu tambem já tive esse pensamento em relação ao resfriamento, porém... Ja tive o sistema das duas formas, com um braço de cobre 3/8" voltando bem em cima e hoje tenho valvula na parte de baixo da panela. O tempo de resfriamento parece ter se mantido essencialmente o mesmo.

Em relação ao whirpool e o cone formado, teoricamente o retoro em baixo faz bem mais sentido, porque as particulas solidas do trub descem, então existe maior força em baixo pro redemoinho. Acho também que isso só faria diferença grande se o tempo de whirpool fosse breve, algo como 5 minutos. Pra quem usa chiller de imersão e mantem o whirpool por meia hora ou mais, tanto faz.

Abraço
 
Pelo whirlpool e o cone, eu também acho que deveria ser o contrário: o gradiente de pressão é criado pela diferença de velocidade no líquido na superfície e na parte mais baixa (por causa do atrito com o fundo). Se a velocidade é alta na parte de baixo, o gradiente praticamente não existe. De novo, é só teoria. Apesar de ser físico, eu acho mecânica dos fluidos complicada e anti-intuitiva, portanto nada mais convincente que um experimento.
 
Valeu @Tiago
Pra estes casos, sempre gosto de seguir as experiências que mais deram certo...

outra coisa que não senti muita diferença foi mudando a entrada de água no chiller de cima para baixo.
No caso, se faz a entrada de água gelada por cima, resfriaria primeiramente o mosto quente, estimulando a circulação por convecção (tendência de ter temperatura mais uniforme)
Se fizer entrada por baixo, resfriaria primeiramente a parte de baixo do mosto, e a princípio não haveria convecção.
Pra mim, faria bem mais sentido colocar a entrada de água por cima do chiller, e a saída por baixo. Porém, já fiz dos dois jeitos e não notei diferença. Talvez pelo tamanho da leva...

Agora também pretendo experimentar se nesta escala realmente faz diferença circular mosto e água do chiller em sentidos inversos, e qual a diferença se circular no mesmo sentido...
 
Valeu @Tiago
Pra estes casos, sempre gosto de seguir as experiências que mais deram certo...

outra coisa que não senti muita diferença foi mudando a entrada de água no chiller de cima para baixo.
No caso, se faz a entrada de água gelada por cima, resfriaria primeiramente o mosto quente, estimulando a circulação por convecção (tendência de ter temperatura mais uniforme)
Se fizer entrada por baixo, resfriaria primeiramente a parte de baixo do mosto, e a princípio não haveria convecção.
Pra mim, faria bem mais sentido colocar a entrada de água por cima do chiller, e a saída por baixo. Porém, já fiz dos dois jeitos e não notei diferença. Talvez pelo tamanho da leva...

Agora também pretendo experimentar se nesta escala realmente faz diferença circular mosto e água do chiller em sentidos inversos, e qual a diferença se circular no mesmo sentido...

Resfriando com whirpool constante, também não deve fazer diferença. Mas sem whirpool faz. Já notei essa diferença uma vez em que troquei a entrada pela saída por descuido, resfriei com água gelada numa segunda etapa, na época em que ainda não fazia whirpool com bomba e ficou gelado na parte de baixo, chegando a condensar umidade do lado de fora da panela e permanecer menos frio em cima. Como não demanda nenhum esforço adicional ou adaptação no equipamento, procuro sempre (que lembro) conectar de forma que a água entre por cima e saia por baixo.

Abraço
 
Para conectar o chiller, eu uso engate rápido e pequenos pedaços de mangueiras azul e laranja. Assim, lembrar do frio e quente é imediato...
 
Amigos, estamos falando de bombas potentes como a Chugger. E com as comuns (e as vezes odiadas) bombas de maquina de lavar? A potencia delas é suficiente para jogar o liquido de volta?
 
Bom dia A todos..

Sou iniciante e e tenho a ideia de montar o meu whirpool através de uma bomba. Gostaria de saber se as bombas de aquecimento solar(12V) tem potência suficiente para gerar o "redemoinho" e formar o trub no centro da panela?
Caso sim, como posso realizar a instalação desta bomba(entrada e saída de mosto pela parte de baixo)?

Tenho visto muitos comentários referentes a bomba chugger, porém o seu valor ($$$) é muito mais que uma xing ling.

Obrigado!
 
Bom dia A todos..

Sou iniciante e e tenho a ideia de montar o meu whirpool através de uma bomba. Gostaria de saber se as bombas de aquecimento solar(12V) tem potência suficiente para gerar o "redemoinho" e formar o trub no centro da panela?
Caso sim, como posso realizar a instalação desta bomba(entrada e saída de mosto pela parte de baixo)?

Tenho visto muitos comentários referentes a bomba chugger, porém o seu valor ($$$) é muito mais que uma xing ling.

Obrigado!

A informação mais importante tu não passou. Quantos litros de mosto a resfriar? faço com 30 L e o whirpool é leve, mas eficiente.
 
A informação mais importante tu não passou. Quantos litros de mosto a resfriar? faço com 30 L e o whirpool é leve, mas eficiente.

@tiefensee

Eu faço levas de 20 litros e também tenho a bombinha da china. Como é a instalação da entrada e saída do mosto para o whirpool?

Outra coisa que eu me enrolo é com o chiller de imersão. Qual seria a melhor sequência? Meu whirpool não é bom pois eu coloco o chiller com 15 minutos para o fim da fervura para esterelização e faço o whirpool com a pá e o chiller dentro da panela.
 
A informação mais importante tu não passou. Quantos litros de mosto a resfriar? faço com 30 L e o whirpool é leve, mas eficiente.

Realmente me esqueci de informar. Trabalho com levas de 20L. Acredito que de certo então.

Muito obrigado pela ajuda!!!!
 
@tiefensee

Eu faço levas de 20 litros e também tenho a bombinha da china. Como é a instalação da entrada e saída do mosto para o whirpool?

Outra coisa que eu me enrolo é com o chiller de imersão. Qual seria a melhor sequência? Meu whirpool não é bom pois eu coloco o chiller com 15 minutos para o fim da fervura para esterelização e faço o whirpool com a pá e o chiller dentro da panela.

Instala uma válvula nova (a minha é um pouco acima da que eu dreno o mosto pro fermentador) e instala internamente um joelho 90º e um espigão, que vai ficar tangente a panela. O ideal é girar o mosto no lado inverso ao fluxo da água no chiller.
Se tu fizer isso, esquece o whirpool. Apesar da maior vantagem ser mais eficiência no resfriamento...
 

Attachments

  • 11938850_860465377355762_1807726725_n.jpg
    11938850_860465377355762_1807726725_n.jpg
    57.8 KB · Views: 175
  • 11992587_860465337355766_691063694_n.jpg
    11992587_860465337355766_691063694_n.jpg
    63.6 KB · Views: 181
Pelo que entendi, ele faz com o chiller para acelerar o resfriamento do mosto.
 
Por que não faz o whirpool sem o chiller dentro da panela?? Eu acho bem mais fácil

Também faço resfriamento e whirpool ao mesmo tempo, durante todo o resfriamento na verdade a bomba fica ligada. Aumenta bastante a eficiencia do resfriamento porque vc tá o tempo todo trocando o líquido na superfície de contato com o chiller.

Abraço
 
@tiefensee

Eu faço levas de 20 litros e também tenho a bombinha da china. Como é a instalação da entrada e saída do mosto para o whirpool?

Outra coisa que eu me enrolo é com o chiller de imersão. Qual seria a melhor sequência? Meu whirpool não é bom pois eu coloco o chiller com 15 minutos para o fim da fervura para esterelização e faço o whirpool com a pá e o chiller dentro da panela.

Eu coloco o chiller dentro da panela para ferver 15 minutos e esterilizar.

Na hora do redemoinho, eu levanto o chiller, faço o redemoinho com a pá até ficar bem forte, coloco o chiller dentro da panela de novo e ligo a água.
 
Pessoal, pergunta:

O fabricante dessas bombas solares 12V chinesas diz q a bomba aguenta
até 100°C. Isso confere na prática? Existe risco de trabalhar no limite desses
100°C?

Pergunto pq pretendo fazer o whirlpool com bomba, mas penso que para
sanitizá-la, teria que já começar a recirculação 15min antes do fim da fervura,
mais ou menos na hora de colocar o chiller.


Editado: outra forma seria recircular uma solução de iodophor pela bomba....enfim.

Está correta essa maneira?

valeu!
 
Pessoal, pergunta:

O fabricante dessas bombas solares 12V chinesas diz q a bomba aguenta
até 100°C. Isso confere na prática? Existe risco de trabalhar no limite desses
100°C?

Pergunto pq pretendo fazer o whirlpool com bomba, mas penso que para
sanitizá-la, teria que já começar a recirculação 15min antes do fim da fervura,
mais ou menos na hora de colocar o chiller.


Editado: outra forma seria recircular uma solução de iodophor pela bomba....enfim.

Está correta essa maneira?

valeu!

Eu uso... Pra sanitizar circulo iodophor. Recircular o mosto não necessariamente vai sanitizar, pois ele não passará fervendo por dentro da bomba (perde temperatura pela movimentação).

Forma um cone legal e diminui pelo menos uns 20~25 % o tempo de resfriamento pra mim.

Quanto a segurança, não tenho como avaliar. Mas não deu nenhum gosto diferente
 
@Tiago,

eu não estou convencido que colocar no fundo da panela seja a maneira mais eficiente -- embora também ache que não faça grande diferença. Se as espirais do chiller ficam no fundo da panela, o mosto mais quente deve subir e, desta maneira, vamos recircular o mais frio no local mais frio. Eu criei um tópico sobre o chiller da Morebeer em que as espirais ficam na parte de cima, mais quente. Nesse caso, pode ser mais interessante mesmo ficar o mais fundo possível.

Em resumo, acho que depende da geometria do chiller.
Bom Dia Thadeu, pelo que entendi ao fazer o whirpool o chiller já deve estar dentro da panela?
 
O livro Tecnologia Cervejeira do SENAI diz o seguinte
- A velocidade da entrada de mosto no whirlpool deve ser menor que 3,5 m/s. - A entrada do whirlpool deve estar a aproximadamente um terço de altura sobre o fundo da panela.
- A panela ideal pra um whirlpool teria uma relação Altura/Diâmetro (A/D) em torno de 0,7 (10 min de movimento) e 0,9 (15 min de movimento). O livro é voltado pra indústria mas pode contribuir com o tópico.
 
Back
Top