Whirlpool x Chiller de Placas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Costa_Cervejeiro

Well-Known Member
Joined
Feb 3, 2021
Messages
68
Reaction score
22
Location
Minas Gerais
Pessoal, sempre utilizei chiller de imersão por aqui.
Em algumas receitas nao faço hop stand e sempre faço o whirlpool após o resfriamento (o que mais dava certo aqui pra mim).
Acabei de comprar um Chiller de Placas e minha dúvida é:
Como proceder agora?
A indicação que recebi foi resfriar até uns 80 graus (passando pelo chiller e voltando pra panela com cuidado), fazer o whirlpool e deixar uns 15 minutos ali e após isso terminar de passar pro balde.
Seria isso mesmo?
Daí só adicionar nas minhas receitas do Brewfather essa parada e adaptar?
Postando uma imagem pra ver se está correto.
Abraço!
 

Attachments

  • 7F0ABFF3-3E1E-4BFB-985E-04B37702F310.jpeg
    7F0ABFF3-3E1E-4BFB-985E-04B37702F310.jpeg
    29.1 KB · Views: 15
Cara, tenho a impressão que o mosto vai voltar pra panela muito mais frio do que 80°. Eu faco o contrário, desligo o aquecimento e deixo uns 15 minutos na panela, faço úirpou, de 15 minutos, e depois passa pelo chiller direto pro fermentador. Tenho feito alguns testes fazendo úirpou assim que desligo a resistência, deixo uns 20-30 minutos e daí direto pro fermentador.
Sempre uso um "hopbag" na ponta da mangueira antes de chegar no balde, assim evita que alguma massa caia lá...
 
Cara, tenho a impressão que o mosto vai voltar pra panela muito mais frio do que 80°. Eu faco o contrário, desligo o aquecimento e deixo uns 15 minutos na panela, faço úirpou, de 15 minutos, e depois passa pelo chiller direto pro fermentador. Tenho feito alguns testes fazendo úirpou assim que desligo a resistência, deixo uns 20-30 minutos e daí direto pro fermentador.
Sempre uso um "hopbag" na ponta da mangueira antes de chegar no balde, assim evita que alguma massa caia lá...
Poh bacana Edgar, aí nesse caso a faço lupulagem de 0, logo em seguida Whirlpool por 15 minutos e aí já vai pro fermentador?
E as outras, não vão ter interferência por exemplo? Ou eu configuro lá no software o hopstand na temperatura mais alta?
 
Last edited:
Eu faço igual o Edgar falou, já quando faço alguma receita q tem hopstand eu aguardo chegar naturalmente na temperatura, jogo o lúpulo e já faço o whirpool, deu o tempo do hopstand já começo a passar pro fermentador. Uma vez fui passar pelo chiller sem ter feito whirpoll levou muita sujeira de lúpulo pra dentro, deu um puta trabalho pra limpar, até hoje volta e meia ainda sai um pedaço de lúpulo velho
 

Latest posts

Back
Top