whirlpool nunca funciona

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por caeliojunior, 12/2/18.

1. 12/2/18 #1

caeliojunior

caeliojunior

caeliojunior

Well-Known Member

Afiliado:
    11/8/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Fala aí, galera!

Gostaria de tirar um duvida com voces...
    Já fiz algumas brassagens e sempre tenho problemas na formação do cone. Já tentei usar whirlfloc, colocar o chiller antes, depois, durante... e nunca consigo formar o cone. Sempre acabo levando uma quantidade consideravel de trub para o balde.
    Uso fundo falso.
    Se eu colocar um saco de voil na panela de mostura, será que consigo uma melhor eficiencia nas brassagens? ou isso pode prejudicar?

Obrigado!!! :rockin:

2. 12/2/18 #2

Carbobiach

Carbobiach

Carbobiach

Well-Known Member

Afiliado:
    24/7/17
    Curtidas Recebidas:
    83
    Tente aumentar o tempo de decantação, cerca de 30min. Tente utilizar quantidades diferentes de whirfloc, pois em excesso ele mais prejudica que ajuda (eu recomendo usar 1 pastilha para cada 100l).

Utilizar hopbags para adições de lúpulo diminui muito o trub, aconselho a usar. Também deve-se avaliar a força do whirpool, ele precisa ser forte e formar um redemoinho grande na panela e, após feito, quando começar a decantar, de preferência evitar até respirar perto da panela HAHAHAHA brincadeiras à parte, deve-se tampar a panela e não movê-la, nem encostar onde está colocada.

Há a possibilidade de sua torneira/registro estar instalada muito baixa na panela, talvez devesse verificar. Outro ponto é o tamanho da panela. Panelas de diâmetro pequeno tendem a formar um cone menor e menos compacto, em alguns casos nem formam um cone eficaz, pois a dispersão das partículas sólidas ao redor do centro de giro é igual e poderia ser maior que o diâmetro da tina. Qual o diâmetro da sua panela?

Acredito eu que usando hopbags, fazendo um whirpool forte, com quantidades menores de whirfloc e maior tempo para decantar, resolverá o problema.

3. 12/2/18 #3

caeliojunior

caeliojunior

caeliojunior

Well-Known Member

Afiliado:
    11/8/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Então... daí entra naquele dilema de que o mosto deve ser resfriado o mais rapido possivel X decantação de mais tempo! rs
    Mas enfim... hopbag na hora da fervura, vc diz? posso perder eficiencia dos alfa acidos com isso?
    Minha panela é de 60 litros... daria pra se fazer um cone decente! rs Mas não acontece nunca, bicho!

Valeu pelas dicas! e me dá esses toques aí!

4. 12/2/18 #4

Carbobiach

Carbobiach

Carbobiach

Well-Known Member

Afiliado:
    24/7/17
    Curtidas Recebidas:
    83
    Bom, você pode fazer o whirpool enquanto resfria e não haveria este conflito de tempo de resfriamento x tempo de decantação. Ou poderia fazer o whirpool depois que não teria o conflito.

Eu tive este problema, depois de tudo que fiz (que foi o que te disse no outro comentário), o problema foi solucionado resfriando o mosto e depois realizando o whirpool. Contras: mais tempo com o mosto frio sem inóculo dos micro-organismos desejados e maior viscosidade, demorando mais para decantar. Mas tenho segurança na minha sanitização e tempo não é problema, então espero mais e formo um belo cone, inclusive podendo fazer dip tube. Aproveito o tempo de decantação para lavar a louça HAHAHAHA

Devido à menor área de contato, considero a eficiência dos a.a. 10% menor (puro empirismo) e acabo por não fazer compensação pelos 15 a 20min a mais que o mosto leva para baixar de 80oC. Sensorialmente não noto diferença significante, até porque costumo balancear minhas receitas sempre tendendo ao destaque do amargor.

5. 12/2/18 #5

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    147
    Deois que adquiri um desses, não me preocupo muito mais com a tal formação do cone...

https://pt.aliexpress.com/item/304-...32739932007.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.NfFKhs

6. 12/2/18 #6

caeliojunior

caeliojunior

caeliojunior

Well-Known Member

Afiliado:
    11/8/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Na verdade, já tentei fazer o wirlpool enquanto o mosto resfria... e tb não rola! sei lá, cara... fica uma especie de nuvem que não decanta!
    Então vc coloca 10% a mais do lupulo, para compensar o uso do hop bag?

7. 12/2/18 #7

caeliojunior

caeliojunior

caeliojunior

Well-Known Member

Afiliado:
    11/8/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    rodfon curtiu isso.
  8. 12/2/18 #8

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    147
    Exatamente! Eu não uso no balde fermentador, pq não encaixa no modelo de bombona que eu tenho...

caeliojunior curtiu isso.
  9. 13/2/18 #9

Carbobiach

Carbobiach

Carbobiach

Well-Known Member

Afiliado:
    24/7/17
    Curtidas Recebidas:
    83
    Esta nuvem pode ser composta de proteína. Experiência minha com isto: muito whirfloc. Antes usava 1 pastilha pra 20l, comecei a usar 1 pra 100l e nunca mais tive essa "nuvem" no fundo.

Eu chuto que seja 10% menos eficiente, mas não uso a mais, deixo assim porque o mosto fica cerca de 20min acima de 80oC, onde ainda há isomerização dos a.a., gerando amargor.

10. 13/2/18 #10

caeliojunior

caeliojunior

caeliojunior

Well-Known Member

Afiliado:
    11/8/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Eu tambem parei de usar o whirfloc por causa disso... notei que essa "nuvem", aparentemente desassociada ao mosto, é parte dele! e vai pro balde... rs

11. 13/2/18 #11

caeliojunior

caeliojunior

caeliojunior

Well-Known Member

Afiliado:
    11/8/17
    Curtidas Recebidas:
    7
  12. 13/2/18 #12

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    147
    Ele cabe na bombona sim, só não tampado...acredito que não traria nenhum prejuízo, desde que bem sanitizado, óbvio...Mas saiba que isso não substitui o whirpool, só minimiza os efeitos da não realização da técnica levando assim, muito menos trub do lúpulo, principalmente, pro fermentador...

13. 13/2/18 #13

caeliojunior

caeliojunior

caeliojunior

Well-Known Member

Afiliado:
    11/8/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Mas, teoricamente, poderia passar TODO mosto para o balde, e o resto decantaria no cold crash, certo?

14. 13/2/18 #14

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    147
    Sim, com ctz!

15. 14/2/18 #15

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    127
    É isso aí, pessoal.
    Essa nuvem que fica "pairando" no fundo da panela é o Cold Break e é basicamente proteínas coaguladas resultantes, principalmente, do rápido resfriamento do mosto.
    O famoso "cone de trub" (que muitas vezes são apenas uns farelinhos de lúpulo) fica abaixo desse Cold Break.
    O Cold Break pode tranquilamente ir para o fermentador, pois decantará durante a clarificação.
    Quando se usa chiller de placas, o mosto resfria na ida para o fermentador e forma o Cold Break diretamente dentro do fermentador, prova de que não há problema em levá-lo junto.
    Abraço!

16. 14/2/18 #16

caeliojunior

caeliojunior

caeliojunior

Well-Known Member

Afiliado:
    11/8/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Valeu, Carlos! vou parar de jogar tanto mosto fora das proximas vezes! hahaha!

cgfischer curtiu isso.
  17. 15/2/18 #17

Abelardo

Abelardo

Abelardo

Member

Afiliado:
    12/2/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Também tive dificuldades no início; usava um chiler de cobre e hopbag e ficava preocupado em resfriar o mais rápido possível e não esperava o trub decantar.
    Hoje o cone fica que é uma beleza e o mosto muito limpo, uso um keg de 50 para fervura (Herms System)
    Faço assim:
    Whirpool de 5 minutos, cubro com uma tampa de inox sanitizada com alcool 70 e aguardo por 20 min.
    Retiro a tampa com cuidado para a condensação que se forma não retornar à panela; por isso sanitizo.
    O cone fica lindo e o mosto transparente, dai uso um chiller de 30 placas para o fermentador.
    O chiler de placas foi fundamental, pois o de cobre na panela dificultava o processo.

18. 15/2/18 #18

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    127
    É isso aí!
    Também joguei fora 1/3 da minha primeira produção por causa disso.
    Este fórum me ajudou demais!

Abraço!

Compartilhe esta Página