Whirlpool com bomba Magnetica MP15r

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 1, 2020
Messages
14
Reaction score
0
Location
Jaragua do Sul-SC
Ola pessoal cervejeiro

Pesquisei no fórum e na internet e não achei nada relcionado a minha duvida.

Quero mudar meu processo de whirlpool, hoje faço manualmente, quero utilizar a bomba de recirculação, porem não sei se ela vai fazer um whirlpool satisfatório.
Utilizo uma bomba magnetica MP15r como na foto. Alguém ja utilizou ela ? Funciona bem para whirlpool?
Obrigado
 

Attachments

  • BFD7FFE4-74C3-4647-AA9A-2240FE11DAF7.png
    BFD7FFE4-74C3-4647-AA9A-2240FE11DAF7.png
    119.7 KB · Views: 8
Acompanhando. Também estou pensando num modelo que conexão que me deixe fazer WP com a bomba, que não seja furando a panela
 
Acompanhando. Também tenho essa dúvida.
Acompanhando. Também estou pensando num modelo que conexão que me deixe fazer WP com a bomba, que não seja furando a panela
Imagino que vc busque algo assim :
25507802_1592261760796732_4687264269733028242_n.jpg

Além disso, alguém sabe a altura ideal pra colocar o ponto de saída da bomba na panela?
 
Acompanhando. Também tenho essa dúvida.

Imagino que vc busque algo assim :
View attachment 123626

Além disso, alguém sabe a altura ideal pra colocar o ponto de saída da bomba na panela?

Gostaria de saber quais materiais vc usou para fazer esse dispositivo. Vejo um tubo de aluminio ou inox, um joelho com espigao inox. E essas pecas para prender na panela. Parece uma abracadeira para tubo e tem essa outra peca que fixa na panela que nao consigo identificar. Fico mto bem feito. Parabens.
 
Gostaria de saber quais materiais vc usou para fazer esse dispositivo. Vejo um tubo de aluminio ou inox, um joelho com espigao inox. E essas pecas para prender na panela. Parece uma abracadeira para tubo e tem essa outra peca que fixa na panela que nao consigo identificar. Fico mto bem feito. Parabens.
Opa, esse dispositivo não é meu, peguei essa foto na internet. Também fico em duvida se monto algo assim ou furo a panela, mas aparentemente foi usado um cotovelo, um espigao, um tubo e uma conexao com anilha, além da peça pra apoiar na panela que não sei o que é...
Todas essas conexões tem no site www.brewmetal.com.br
 
Eu uso uma boma dessa para fazer whirpool em levas de 30 litros, como tenho uma resistencia eletrica na parte inferior da panela nunca fica aquele cone perfeito, mas me atende perfeitamente bem.

A forma como faço é bastante simples: na parte de baixo da panela eu tenho uma torneira com joelho pequeno virado para o sentido horário dentro da panela (sinceramente, acredito que mesmo sem esse joelho funcionaria bem também) e por cima da panela jogo a mangueira de silicone que sai da bomba no sentido anti-horário dentro da panela, só isso.

De quebra ainda utilizo o whirpool com o chiller de imersão, sendo o fluxo da cerveja dentro da panela (anti-horário) inverso ao fluxo da água que passa dentro do chiller, e isto aumenta muito a velocidade do resfriamento. Depois que chega na temperatura que quero tiro o chiller e deixo a bomba funcionando mais 5 minutos para fazer o whirpool.
 
Fiz um teste com mais ou menos 75lts de agua dentro da panela com essa bomba e o whirlpool nao ficou satisfatorio, nao fez nada de redemoinho no meio. Vou fazer com uma vareta de inox e solda uma chapa na ponta para usar na furadeira.
 
Eu uso uma boma dessa para fazer whirpool em levas de 30 litros, como tenho uma resistencia eletrica na parte inferior da panela nunca fica aquele cone perfeito, mas me atende perfeitamente bem.

A forma como faço é bastante simples: na parte de baixo da panela eu tenho uma torneira com joelho pequeno virado para o sentido horário dentro da panela (sinceramente, acredito que mesmo sem esse joelho funcionaria bem também) e por cima da panela jogo a mangueira de silicone que sai da bomba no sentido anti-horário dentro da panela, só isso.

De quebra ainda utilizo o whirpool com o chiller de imersão, sendo o fluxo da cerveja dentro da panela (anti-horário) inverso ao fluxo da água que passa dentro do chiller, e isto aumenta muito a velocidade do resfriamento. Depois que chega na temperatura que quero tiro o chiller e deixo a bomba funcionando mais 5 minutos para fazer o whirpool.
Eu faço o mesmo. Chiller realmente funciona muito melhor, mas o whirlpool não foi eficiente aqui. Depois que resfrio eu tiro o chiller e faço na mão.
 
18-20 litros. Por isso fica mais fácil. E com a bomba o chiller de imersao funciona mto bem, nao vejo porque usar de placas. 5-8 min ja chego a 30 graus.
Sim, também uso de imersão, vc chega a 30 graus nesse tempo com agua em temperatura ambiente ou usa pré chiller também? Eu produzo de 20 a 30 litros, achei que o whirlpool seria eficiente pro meu volume
 
Sim, também uso de imersão, vc chega a 30 graus nesse tempo com agua em temperatura ambiente ou usa pré chiller também? Eu produzo de 20 a 30 litros, achei que o whirlpool seria eficiente pro meu volume
Sem pré chiller, mas meu chiller é bem grande. Acho que tem uns 20 metros e enrolei ele duplo, por uma circular dentro da outra.
Aqui o whirlpool nao foi suficiente não, mas o retorno estava sendo com mangueira. Não sei se botar esse tubo curvado por dentro igual do primeiro post fica melhor.
 
A MP-15R é uma bomba fraca para fazer whirlpool. Tenho um equipamento que é um keg 50L com MP-15r e o whirlpool só serve para ajudar no resfriamento, mas para a formação de cone só com a pá cervejeira mesmo.
 
Tenho dessa bomba, para whirlpool não da certo. Ja testei 3 vezes fazendo whirlpool em +ou- 25 a 28 lts .. ela faz o mosto girar bem leve, bem longe de formação de cone.
 
Melhor coisa q já fiz foi comprar uma pá inox. Coloco na minha furadeira e pronto. Uso uns 30s que já faz um redemoinho q dá pra ver o fundo da minha panela de 27L. O resultado é um trub perfeito no centro da panela.
 
Celso Peres,
Por favor mande uma foto desta sua pá de inox. Gostei desta solução.

Obrigado.
 
Celso Peres,
Por favor mande uma foto desta sua pá de inox. Gostei desta solução.

Obrigado.
Se vc digitar pá whirlpool no mercado livre vai encontrar vários modelos. A minha é a da foto.
 

Attachments

  • 0A8AE2B7-278A-47A8-A6D8-45BF68FF6739.jpeg
    0A8AE2B7-278A-47A8-A6D8-45BF68FF6739.jpeg
    9.7 KB · Views: 56
Se vc digitar pá whirlpool no mercado livre vai encontrar vários modelos. A minha é a da foto.

Blz @Celso Peres?!

Cara, duas dúvidas:

1 - Essa pá não bate muito o mosto, gerando espuma? Pergunto porque uma vez utilizei algo similar mas achei que pode oxigenar muito o mosto.

2 - Será que daria conte de 50/55 litros?

Grato pela atenção!
 
Boa tarde!
Utilizo a MP-15R na tribloco que montei, e ela faz whirlpool perfeitamente. Gira tanto que oxigenou o mosto, chegando a fazer uma espuma com bolhas bem finas.
Fiz uma tribloco vertical, com chiller de contra fluxo, panelas de 70l e conexões em inox de 1/2'
A panela de fervura tem uma saída no fundo, bem no centro, para resfriamento, whirlpool, esgoto e por enquanto trasfega para o fermentador (vou fazer mais furo na lateral da panela para isso).
Faço passar quatro fluxos de agua na mesma bomba: Trasfega da mostura, resfriamento, Whirlpool e trasfega para fermentador. Os três primeiros engatam no cano de entrada da panela de fervura (na metade da altura da panela), que na parte interna possui um cotovelo e espigão com 10cm de mangueira 3/8, para estrangular um pouco e fazer maior pressão. O liquido não entra no mosto por um jato reto, indo de encontro com a parede da panela e ali se espatifando, como acontece com dispositivo acima. A mangueira de 10cm x 3/8, posta no espigão encosta na lateral da panela e acompanha a curvatura natural do recipiente, para que o liquido entre fazendo um jato que naturalmente segue a curvatura da panela acompanhando o formato do fluxo do whirlpool por uma boa distancia sem criar obstáculo ou resistência a seu movimento e o vai acelerando cada vez mais.
Quando quero resfriar aciono o percurso do chiller, e com a valvula estrangulo quanto quero a vazão. Só isso já provoca redemoinho forte. Quando quero ligar o "turbo" de meu whirlpool fecho a válvula do chiller e abro a que leva o mosto direto da bomba para a panela... ai a coisa fica boa: o redemoinho toma maior proporção, forma uma coluna de ar até o buraco no fundo e o ar é sugado junto com a cerveja, é turbilhonado com o liquido nas pás da bomba, gerando oxigenação e uma espuma muito fina. Quando estou satisfeito desligo a bomba e deixo a natureza terminar o whirlpool.
Na ultima fabricação baixei a temperatura de ebulição (48l) para 80º em dois minutos, com a agua da torneira a 20º.
Ligo o "turbo" do whirlpool com o liquido abaixo de 70º para não ter oxidação da cerveja.
Também posso deixar as duas volvulas abertas combinando os efeitos de resfriamento e turbilhonamento na panela.
Com o equipamento assim montado a Bomba MP-15R foi excelente. Cheguei mesmo a usar soda caustica para limpeza (veja: Bomba Mp-15r VS Solução de soda...), umas três ou quatro vezes, mas me pareceu mais fácil adicionar na tribloco uma mangueira de agua com uma boa pistolinha. Isso mais uma bucha e sabão me deram melhor resultado que a soda. Quando faço menos de 40l tenho que estrangular um pouco a bomba, pois o redemoinho fica muito forte e entra muito ar na bomba.
 
Boa tarde!
Utilizo a MP-15R na tribloco que montei, e ela faz whirlpool perfeitamente. Gira tanto que oxigenou o mosto, chegando a fazer uma espuma com bolhas bem finas.
Fiz uma tribloco vertical, com chiller de contra fluxo, panelas de 70l e conexões em inox de 1/2'
A panela de fervura tem uma saída no fundo, bem no centro, para resfriamento, whirlpool, esgoto e por enquanto trasfega para o fermentador (vou fazer mais furo na lateral da panela para isso).
Faço passar quatro fluxos de agua na mesma bomba: Trasfega da mostura, resfriamento, Whirlpool e trasfega para fermentador. Os três primeiros engatam no cano de entrada da panela de fervura (na metade da altura da panela), que na parte interna possui um cotovelo e espigão com 10cm de mangueira 3/8, para estrangular um pouco e fazer maior pressão. O liquido não entra no mosto por um jato reto, indo de encontro com a parede da panela e ali se espatifando, como acontece com dispositivo acima. A mangueira de 10cm x 3/8, posta no espigão encosta na lateral da panela e acompanha a curvatura natural do recipiente, para que o liquido entre fazendo um jato que naturalmente segue a curvatura da panela acompanhando o formato do fluxo do whirlpool por uma boa distancia sem criar obstáculo ou resistência a seu movimento e o vai acelerando cada vez mais.
Quando quero resfriar aciono o percurso do chiller, e com a valvula estrangulo quanto quero a vazão. Só isso já provoca redemoinho forte. Quando quero ligar o "turbo" de meu whirlpool fecho a válvula do chiller e abro a que leva o mosto direto da bomba para a panela... ai a coisa fica boa: o redemoinho toma maior proporção, forma uma coluna de ar até o buraco no fundo e o ar é sugado junto com a cerveja, é turbilhonado com o liquido nas pás da bomba, gerando oxigenação e uma espuma muito fina. Quando estou satisfeito desligo a bomba e deixo a natureza terminar o whirlpool.
Na ultima fabricação baixei a temperatura de ebulição (48l) para 80º em dois minutos, com a agua da torneira a 20º.
Ligo o "turbo" do whirlpool com o liquido abaixo de 70º para não ter oxidação da cerveja.
Também posso deixar as duas volvulas abertas combinando os efeitos de resfriamento e turbilhonamento na panela.
Com o equipamento assim montado a Bomba MP-15R foi excelente. Cheguei mesmo a usar soda caustica para limpeza (veja: Bomba Mp-15r VS Solução de soda...), umas três ou quatro vezes, mas me pareceu mais fácil adicionar na tribloco uma mangueira de agua com uma boa pistolinha. Isso mais uma bucha e sabão me deram melhor resultado que a soda. Quando faço menos de 40l tenho que estrangular um pouco a bomba, pois o redemoinho fica muito forte e entra muito ar na bomba.
Boa tarde amigão, tenho uma bomba dessas, faço levas de 45 litros, e queria fazer whirpoool com ela, e em todo quanto é lugar todo mundo me falou que ela não dava conta. Poderia postar umas fotos ou até vídeo de como montar como você montou, do sistema funcionanao? ia ajudar demais amigão. Desde agradeço. e parabéns pela iniciativa de tentar e postar o resultado.
 
Boa tarde!
Utilizo a MP-15R na tribloco que montei, e ela faz whirlpool perfeitamente. Gira tanto que oxigenou o mosto, chegando a fazer uma espuma com bolhas bem finas.
Fiz uma tribloco vertical, com chiller de contra fluxo, panelas de 70l e conexões em inox de 1/2'
A panela de fervura tem uma saída no fundo, bem no centro, para resfriamento, whirlpool, esgoto e por enquanto trasfega para o fermentador (vou fazer mais furo na lateral da panela para isso).
Faço passar quatro fluxos de agua na mesma bomba: Trasfega da mostura, resfriamento, Whirlpool e trasfega para fermentador. Os três primeiros engatam no cano de entrada da panela de fervura (na metade da altura da panela), que na parte interna possui um cotovelo e espigão com 10cm de mangueira 3/8, para estrangular um pouco e fazer maior pressão. O liquido não entra no mosto por um jato reto, indo de encontro com a parede da panela e ali se espatifando, como acontece com dispositivo acima. A mangueira de 10cm x 3/8, posta no espigão encosta na lateral da panela e acompanha a curvatura natural do recipiente, para que o liquido entre fazendo um jato que naturalmente segue a curvatura da panela acompanhando o formato do fluxo do whirlpool por uma boa distancia sem criar obstáculo ou resistência a seu movimento e o vai acelerando cada vez mais.
Quando quero resfriar aciono o percurso do chiller, e com a valvula estrangulo quanto quero a vazão. Só isso já provoca redemoinho forte. Quando quero ligar o "turbo" de meu whirlpool fecho a válvula do chiller e abro a que leva o mosto direto da bomba para a panela... ai a coisa fica boa: o redemoinho toma maior proporção, forma uma coluna de ar até o buraco no fundo e o ar é sugado junto com a cerveja, é turbilhonado com o liquido nas pás da bomba, gerando oxigenação e uma espuma muito fina. Quando estou satisfeito desligo a bomba e deixo a natureza terminar o whirlpool.
Na ultima fabricação baixei a temperatura de ebulição (48l) para 80º em dois minutos, com a agua da torneira a 20º.
Ligo o "turbo" do whirlpool com o liquido abaixo de 70º para não ter oxidação da cerveja.
Também posso deixar as duas volvulas abertas combinando os efeitos de resfriamento e turbilhonamento na panela.
Com o equipamento assim montado a Bomba MP-15R foi excelente. Cheguei mesmo a usar soda caustica para limpeza (veja: Bomba Mp-15r VS Solução de soda...), umas três ou quatro vezes, mas me pareceu mais fácil adicionar na tribloco uma mangueira de agua com uma boa pistolinha. Isso mais uma bucha e sabão me deram melhor resultado que a soda. Quando faço menos de 40l tenho que estrangular um pouco a bomba, pois o redemoinho fica muito forte e entra muito ar na bomba.

Poderia postar fotos e video desse seu sistema. Tentei fazer com a minha bomba que é igual e nao obtive um bom resultado.
Acredito que mais pessoas estao curiosas p ver esse sistema, que na verdade é uma mao na roda.

obrigado
 
Seguem fotos e explicação do sistema que montei, ou: que vou montando... Há algumas coisas improvisadas (níveis), outras que serão substituídas (peças plásticas, manta elastomérica, panela, etc), outras ainda reajustadas (algumas conexões). Tudo funciona bem, mas pode ficar melhor. Gosto de montar e ir mexendo...
Compartilho a experiência que tive e, como faço cerveja a apenas uns dois anos, podem ter erros ou imprecisões no que fiz. De qualquer forma compartilho a experiência, e peço dicas aos mais profissionais entre os artesanais.

Sistema:
  • Uma Ligação direta entre a MP-15r e a panela só para essa finalidade.
  • O cano curvo, e de menor calibre, bem junto a lateral da panela para que o esguicho de mosto faça a curva da panela, empurrando todo o liquido com pressão para a direção correta.
  • O furo no centro da panela para aproveitar o efeito natural de turbilhonamento dos ralos, tonificado pela sucção da bomba fazendo um alto e amplo redemoinho, sugando ar junto com o mosto e gerando oxigenação.
Fotos:

Foto 01:
- Minha Tribloco, Frankie Stein montado com minhas próprias mãos....
- Uma panela do Lamas (estará a venda em poucos dias) e duas Panelas victória B. 70l
- Brewstand montado em inox e com rodinhas (tenho que movimentar a cada uso)
- Conexões de inox ligadas as panelas por mangueira de silicone e mangueira cristal.
- Bomba MP-15r (220v) para controle de fluxos e bomba de máquina de lavar para fazer recirculação.
- Controle das resistências subdivido em dois: caixa com contatoras bipolar e caixa com termostatos.

Foto 02:
Principais comandos, todos centralizados, ao alcance dos olhos.

Foto 03:
Vista aérea da MP-15r, na qual aparecem a mangueira de saída da bomba, mangueira de retorno do chiller de contrafluxo engatando no T de inox (T: esquerda saída para fermentador, direita retorno para panela de fervura), mangueira de saída da água do Chiller (azul) indo para o esgoto, fios de entrada e saída da caixa de controle.

Foto 04:
Detalhe das conexões de retorno direto da bomba MP-15r (superior), e retorno do chiller (inferior), tendo ao fundo a mangueira para nível de mosto (provisória...) e a barra de suporte da panela superior.

Foto 05:
Entrada da panela de fervura.
Há duas mangueiras engatadas aí:
- Esquerda – Retorno direto da MP-15r (usado unicamente para Whirlpool)
- Direita – Retorno do Chiller (resfriamento do mosto)

Foto 06:
Vista por cima da panela.
- A direita o cotovelo de 1/2 com espigão reduzido e mangueira também mais fina. A mangueira está encostada na lateral da panela, o liquido já sai em curva seguindo a “anatomia” de meu whirlpool.
- Ao fundo o ralo de 1/2 e a resistencia, que como sabem, atrapalha um pouco o redemoinho.

Foto 07:
Detalhe da mangueira. Simples não é? Mas ajuda bastante.
Antes eu não usava a mangueirinha. O liquido saia do espigão e se esborrachava de qualquer forma na panela, sem contar que seu ângulo fazia freio ao turbilhonamento. Com a mangueira ele sai lisinho e empurra o mosto na direção correta. Realmente simples.

Foto 08:
Conexões de saída da panela de fervura
- Superior – saída para a bomba
- inferior – saída de esgoto

Funcionamento

O mosto sai para a bomba (foto 08 para 03) e da bomba pode tomar dois caminhos: chiller ou whirlpool, e de ambos retornam a panela de fervura (04 - 05) passando pelo espigão com mangueira de calibre mais fino, encostada na lateral da panela.
O retorno do chiler já gera redemoinho, mais leve. Mas ao abrir o retorno direto da bomba e fechar a saída do chiller o liquido não encontra a resistência criada pelas curvas da serpentina e vai com toda a pressão da bomba direto para a panela. Ao entrar encontra um estrangulamento que lhe obriga a sair em um jato pressurizado.
O movimento cíclico dessas etapas (sair da panela, pressurização da bomba e retorno em jato ao ponto inicial) vai aumento gradativamente a velocidade, de forma que: com 48l de liquido obtive oxigenação, pois o redemoinho vai até o fundo e suga um pouco de ar. Com 30l tenho que estrangular (fechar) um pouco a válvula de Whirlpool, localizada após a bomba, pois o turbilhonamento fica muito forte a entrada de ar é tanta que a bomba falha.

Um problema, que logo resolverei:

Minha única saída é a do fundo. por isso tenho que por um pedacinho de mangueira para elevar o buraco e não puxar a lama (Whirlpool manda tudo para o centro...).
Vou adicionar uma saída na lateral (2cm do fundo) só para mandar o mosto para o fermentador.

Talvez você tenha um problema:

Você tem uma saída lateral e não tem um buraco (ralo) no fundo da panela...
Sugiro fazer um buraco a mais no seu brinquedo....

Espero que tenha ajudado em algo.
Farei uma Dubbel esta semana. Postarei fotos e talvez algum vídeo.

Ps: Os dois baldes de sorvete que se vê na foto 1 estão com os levain feitos com fermento de cerveja, comentados neste link: Pão italiano com levedura de cerveja
 

Attachments

  • 01 - Tribloco.jpg
    01 - Tribloco.jpg
    44.2 KB · Views: 99
  • 02 - Centro de comando.jpg
    02 - Centro de comando.jpg
    57.3 KB · Views: 99
  • 03 - Bomba MP-15r.jpg
    03 - Bomba MP-15r.jpg
    48.7 KB · Views: 92
  • 04 - Retornos.jpg
    04 - Retornos.jpg
    45.9 KB · Views: 88
  • 05 - Entrada fervura.jpg
    05 - Entrada fervura.jpg
    38.5 KB · Views: 90
  • 06 - Caldeirao F.jpg
    06 - Caldeirao F.jpg
    34.9 KB · Views: 95
  • 07 - WhirlPool.jpg
    07 - WhirlPool.jpg
    56.9 KB · Views: 94
  • 08 - saida P F.jpg
    08 - saida P F.jpg
    36.4 KB · Views: 90
Blz @Celso Peres?!

Cara, duas dúvidas:

1 - Essa pá não bate muito o mosto, gerando espuma? Pergunto porque uma vez utilizei algo similar mas achei que pode oxigenar muito o mosto.

2 - Será que daria conte de 50/55 litros?

Grato pela atenção!
Na minha panela não faz espuma nenhuma. Mesmo pq ela não bate o mosto. Eu procuro acionar a furadeira com a pá no meio da panela. Minha furadeira tem controle de velocidade, então começo devagar e vou aumentando. Depois que o mosto começa a girar é só manter. Nem precisa ficar ligado o tempo todo. Mas já liguei direto na maior velocidade tb e foi tranquilo. Eu acredito q daria tranquilamente pra 50/55 litros. Tem uma pá um pouco mais larga q a minha tb, se for o caso.
 
Seguem fotos e explicação do sistema que montei, ou: que vou montando... Há algumas coisas improvisadas (níveis), outras que serão substituídas (peças plásticas, manta elastomérica, panela, etc), outras ainda reajustadas (algumas conexões). Tudo funciona bem, mas pode ficar melhor. Gosto de montar e ir mexendo...
Compartilho a experiência que tive e, como faço cerveja a apenas uns dois anos, podem ter erros ou imprecisões no que fiz. De qualquer forma compartilho a experiência, e peço dicas aos mais profissionais entre os artesanais.

Sistema:
  • Uma Ligação direta entre a MP-15r e a panela só para essa finalidade.
  • O cano curvo, e de menor calibre, bem junto a lateral da panela para que o esguicho de mosto faça a curva da panela, empurrando todo o liquido com pressão para a direção correta.
  • O furo no centro da panela para aproveitar o efeito natural de turbilhonamento dos ralos, tonificado pela sucção da bomba fazendo um alto e amplo redemoinho, sugando ar junto com o mosto e gerando oxigenação.
Fotos:

Foto 01:
- Minha Tribloco, Frankie Stein montado com minhas próprias mãos....
- Uma panela do Lamas (estará a venda em poucos dias) e duas Panelas victória B. 70l
- Brewstand montado em inox e com rodinhas (tenho que movimentar a cada uso)
- Conexões de inox ligadas as panelas por mangueira de silicone e mangueira cristal.
- Bomba MP-15r (220v) para controle de fluxos e bomba de máquina de lavar para fazer recirculação.
- Controle das resistências subdivido em dois: caixa com contatoras bipolar e caixa com termostatos.

Foto 02:
Principais comandos, todos centralizados, ao alcance dos olhos.

Foto 03:
Vista aérea da MP-15r, na qual aparecem a mangueira de saída da bomba, mangueira de retorno do chiller de contrafluxo engatando no T de inox (T: esquerda saída para fermentador, direita retorno para panela de fervura), mangueira de saída da água do Chiller (azul) indo para o esgoto, fios de entrada e saída da caixa de controle.

Foto 04:
Detalhe das conexões de retorno direto da bomba MP-15r (superior), e retorno do chiller (inferior), tendo ao fundo a mangueira para nível de mosto (provisória...) e a barra de suporte da panela superior.

Foto 05:
Entrada da panela de fervura.
Há duas mangueiras engatadas aí:
- Esquerda – Retorno direto da MP-15r (usado unicamente para Whirlpool)
- Direita – Retorno do Chiller (resfriamento do mosto)

Foto 06:
Vista por cima da panela.
- A direita o cotovelo de 1/2 com espigão reduzido e mangueira também mais fina. A mangueira está encostada na lateral da panela, o liquido já sai em curva seguindo a “anatomia” de meu whirlpool.
- Ao fundo o ralo de 1/2 e a resistencia, que como sabem, atrapalha um pouco o redemoinho.

Foto 07:
Detalhe da mangueira. Simples não é? Mas ajuda bastante.
Antes eu não usava a mangueirinha. O liquido saia do espigão e se esborrachava de qualquer forma na panela, sem contar que seu ângulo fazia freio ao turbilhonamento. Com a mangueira ele sai lisinho e empurra o mosto na direção correta. Realmente simples.

Foto 08:
Conexões de saída da panela de fervura
- Superior – saída para a bomba
- inferior – saída de esgoto

Funcionamento

O mosto sai para a bomba (foto 08 para 03) e da bomba pode tomar dois caminhos: chiller ou whirlpool, e de ambos retornam a panela de fervura (04 - 05) passando pelo espigão com mangueira de calibre mais fino, encostada na lateral da panela.
O retorno do chiler já gera redemoinho, mais leve. Mas ao abrir o retorno direto da bomba e fechar a saída do chiller o liquido não encontra a resistência criada pelas curvas da serpentina e vai com toda a pressão da bomba direto para a panela. Ao entrar encontra um estrangulamento que lhe obriga a sair em um jato pressurizado.
O movimento cíclico dessas etapas (sair da panela, pressurização da bomba e retorno em jato ao ponto inicial) vai aumento gradativamente a velocidade, de forma que: com 48l de liquido obtive oxigenação, pois o redemoinho vai até o fundo e suga um pouco de ar. Com 30l tenho que estrangular (fechar) um pouco a válvula de Whirlpool, localizada após a bomba, pois o turbilhonamento fica muito forte a entrada de ar é tanta que a bomba falha.

Um problema, que logo resolverei:

Minha única saída é a do fundo. por isso tenho que por um pedacinho de mangueira para elevar o buraco e não puxar a lama (Whirlpool manda tudo para o centro...).
Vou adicionar uma saída na lateral (2cm do fundo) só para mandar o mosto para o fermentador.

Talvez você tenha um problema:

Você tem uma saída lateral e não tem um buraco (ralo) no fundo da panela...
Sugiro fazer um buraco a mais no seu brinquedo....

Espero que tenha ajudado em algo.
Farei uma Dubbel esta semana. Postarei fotos e talvez algum vídeo.

Ps: Os dois baldes de sorvete que se vê na foto 1 estão com os levain feitos com fermento de cerveja, comentados neste link: Pão italiano com levedura de cerveja
Qual altura vc recomenda colocar o cotovelo da foto 06? Proporcionalmente parece estar a 1/3 da altura da panela, mais ou menos isso?
 
Em meu equipamento coloquei mais ou menos na metade, como pode ver na foto 01. Queria que estive-se de 2/3 a 1/2 de altura em relação ao volume de mosto nos preparos de 50l - 60l, mas que não estive-se muito a cima do nível do mosto nos preparos de 30l.
Por mais que o esguicho seja bom após uma distancia ele perde força e cai perdendo a eficiência. Por isso pensei nos 30l. Se fica muito acima do nível do mosto vai ter poca eficiência. O meu cotovelo (o da panela, entenda, o meu é mais eficiente...) eu consigo girar um pouco para cima ou para baixo, para adaptar à minha necessidade momentânea.
 
Seguem fotos e explicação do sistema que montei, ou: que vou montando... Há algumas coisas improvisadas (níveis), outras que serão substituídas (peças plásticas, manta elastomérica, panela, etc), outras ainda reajustadas (algumas conexões). Tudo funciona bem, mas pode ficar melhor. Gosto de montar e ir mexendo...
Compartilho a experiência que tive e, como faço cerveja a apenas uns dois anos, podem ter erros ou imprecisões no que fiz. De qualquer forma compartilho a experiência, e peço dicas aos mais profissionais entre os artesanais.

Sistema:
  • Uma Ligação direta entre a MP-15r e a panela só para essa finalidade.
  • O cano curvo, e de menor calibre, bem junto a lateral da panela para que o esguicho de mosto faça a curva da panela, empurrando todo o liquido com pressão para a direção correta.
  • O furo no centro da panela para aproveitar o efeito natural de turbilhonamento dos ralos, tonificado pela sucção da bomba fazendo um alto e amplo redemoinho, sugando ar junto com o mosto e gerando oxigenação.
Fotos:

Foto 01:
- Minha Tribloco, Frankie Stein montado com minhas próprias mãos....
- Uma panela do Lamas (estará a venda em poucos dias) e duas Panelas victória B. 70l
- Brewstand montado em inox e com rodinhas (tenho que movimentar a cada uso)
- Conexões de inox ligadas as panelas por mangueira de silicone e mangueira cristal.
- Bomba MP-15r (220v) para controle de fluxos e bomba de máquina de lavar para fazer recirculação.
- Controle das resistências subdivido em dois: caixa com contatoras bipolar e caixa com termostatos.

Foto 02:
Principais comandos, todos centralizados, ao alcance dos olhos.

Foto 03:
Vista aérea da MP-15r, na qual aparecem a mangueira de saída da bomba, mangueira de retorno do chiller de contrafluxo engatando no T de inox (T: esquerda saída para fermentador, direita retorno para panela de fervura), mangueira de saída da água do Chiller (azul) indo para o esgoto, fios de entrada e saída da caixa de controle.

Foto 04:
Detalhe das conexões de retorno direto da bomba MP-15r (superior), e retorno do chiller (inferior), tendo ao fundo a mangueira para nível de mosto (provisória...) e a barra de suporte da panela superior.

Foto 05:
Entrada da panela de fervura.
Há duas mangueiras engatadas aí:
- Esquerda – Retorno direto da MP-15r (usado unicamente para Whirlpool)
- Direita – Retorno do Chiller (resfriamento do mosto)

Foto 06:
Vista por cima da panela.
- A direita o cotovelo de 1/2 com espigão reduzido e mangueira também mais fina. A mangueira está encostada na lateral da panela, o liquido já sai em curva seguindo a “anatomia” de meu whirlpool.
- Ao fundo o ralo de 1/2 e a resistencia, que como sabem, atrapalha um pouco o redemoinho.

Foto 07:
Detalhe da mangueira. Simples não é? Mas ajuda bastante.
Antes eu não usava a mangueirinha. O liquido saia do espigão e se esborrachava de qualquer forma na panela, sem contar que seu ângulo fazia freio ao turbilhonamento. Com a mangueira ele sai lisinho e empurra o mosto na direção correta. Realmente simples.

Foto 08:
Conexões de saída da panela de fervura
- Superior – saída para a bomba
- inferior – saída de esgoto

Funcionamento

O mosto sai para a bomba (foto 08 para 03) e da bomba pode tomar dois caminhos: chiller ou whirlpool, e de ambos retornam a panela de fervura (04 - 05) passando pelo espigão com mangueira de calibre mais fino, encostada na lateral da panela.
O retorno do chiler já gera redemoinho, mais leve. Mas ao abrir o retorno direto da bomba e fechar a saída do chiller o liquido não encontra a resistência criada pelas curvas da serpentina e vai com toda a pressão da bomba direto para a panela. Ao entrar encontra um estrangulamento que lhe obriga a sair em um jato pressurizado.
O movimento cíclico dessas etapas (sair da panela, pressurização da bomba e retorno em jato ao ponto inicial) vai aumento gradativamente a velocidade, de forma que: com 48l de liquido obtive oxigenação, pois o redemoinho vai até o fundo e suga um pouco de ar. Com 30l tenho que estrangular (fechar) um pouco a válvula de Whirlpool, localizada após a bomba, pois o turbilhonamento fica muito forte a entrada de ar é tanta que a bomba falha.

Um problema, que logo resolverei:

Minha única saída é a do fundo. por isso tenho que por um pedacinho de mangueira para elevar o buraco e não puxar a lama (Whirlpool manda tudo para o centro...).
Vou adicionar uma saída na lateral (2cm do fundo) só para mandar o mosto para o fermentador.

Talvez você tenha um problema:

Você tem uma saída lateral e não tem um buraco (ralo) no fundo da panela...
Sugiro fazer um buraco a mais no seu brinquedo....

Espero que tenha ajudado em algo.
Farei uma Dubbel esta semana. Postarei fotos e talvez algum vídeo.

Ps: Os dois baldes de sorvete que se vê na foto 1 estão com os levain feitos com fermento de cerveja, comentados neste link: Pão italiano com levedura de cerveja

Leandro,

Muito bacana suas explicações!

Cara, vou tomar coragem, comprar essa bomba, mudar minhas conexões e mangueiras e passar a fazer o whirlpool assim.

Também será útil no resfriamento para manter o mosto circulando, pois utilizo o chiller serpentina de cobre no mosto e circulo água gelada por ele.

Obrigado pelas explicações!
 
.... utilizo o chiller serpentina de cobre no mosto e circulo água gelada por ele.

Hummmmm... Você fará o Whirlpool depois de tirar a serpentina e com o mosto já bem resfriado, ok? Creio que dá certo.
Quando estou resfriando, por usar o chiller de contrafluxo, o redemoinho já se forma no resfriamento. Quando baixa dos 80º abro a válvula do Whirlpool. Se precisar, com o mosto já frio, fecho o chiller e ai fica só o Whirlpool.
 
...vou tomar coragem, comprar essa bomba, mudar minhas conexões e mangueiras e passar a fazer o whirlpool assim...

Não conheço o teu equipamento, mas se você trasfega a cerveja para o fermentador pela lateral da panela mantenha esse detalhe. Aconselho a adicionar o ralo no fundo e fazer duas saídas: uma indo para a bomba e outra como ralo de esgoto mesmo. Use alguma válvula para fazer a comutação entre os canos. O ralo será muito útil.
O cano de sua saída lateral pode unisse ao da saída do ralo e ligar a Bomba. Usando T e válvula. Para Whirlpool usar sido do ralo, para mandar ao fermentador usar saída lateral. Tendo terminado o trabalho... abre a saída de esgoto e manda a sujeira embora. É o que farei na minha.
Apenas uma dica.
 
Não conheço o teu equipamento, mas se você trasfega a cerveja para o fermentador pela lateral da panela mantenha esse detalhe. Aconselho a adicionar o ralo no fundo e fazer duas saídas: uma indo para a bomba e outra como ralo de esgoto mesmo. Use alguma válvula para fazer a comutação entre os canos. O ralo será muito útil.
O cano de sua saída lateral pode unisse ao da saída do ralo e ligar a Bomba. Usando T e válvula. Para Whirlpool usar sido do ralo, para mandar ao fermentador usar saída lateral. Tendo terminado o trabalho... abre a saída de esgoto e manda a sujeira embora. É o que farei na minha.
Apenas uma dica.

Sim, isso mesmo. E já respondendo a segunda dica...

Faço whirlpool já resfriado, porém ele não tem ficado bom por dois motivos: a frio não forma o cone de trub muito bem e o volume é muito - média de 55l - para girar na mão. Nas mais lupuladas tem gerado perdas em torno de 4 a 5l no fundo!

E agora preciso verificar outra coisa que esqueci: a temperatura que não deve ser oxigenado o mosto, que creio que seja acima de 30 graus. Vou ver se encontro a fonte dessa info.

Meu caldeirão é de 65l e já tem a saída lateral sim, só que são de 3/4, por isso precisarei de redutor, troca das mangueiras e provavelmente engate rápido pois será utilizada em dois caldeirões, de mostura e depois de fervura.

A ideia será fixar a bomba abaixo da saída do registro. Desengato o primeiro, retiro e engato o segundo - uso o mesmo suporte fazendo a substituição dos caldeirões.

A saída central não rola porque meu sistema é a gás.

O trub dispenso virando o caldeirão mesmo.

Há uns 3,5 anos uso a mesma e única bomba de lava-louças hehehehe relaxo, né!

Valeu pelas dicas e infos!!!
 
É, de fato está na hora de usar outra bomba...:rolleyes: Mas não sei se com a saída lateral vai dar um bom Whirlpool.Talvez se você usar um cotovelo também na saída do mosto, na parte interna virado para o sentido contrario do cotovelo do Whirlpool. Assim você favorece o redemoinho tanto na entrada como na saída. Mas isso é só teoria. não sei o que acontece na prática.
Algo que pode te ajudar muito é cortar de dois a três centímetros de um cano de inox de umas 3' ou mais, cortar a lateral e fazer com ele a letra C. Põem isso no fundo da panela com a abertura virada para o lado oposto ao da saída do mosto e faz o Whirlpool com ele ai. O trub vai ficar acumulado dentro dele. Se achar pequeno consegue uma tira de inox de uns dois centímetros de largura e enverga ela, talvez seja melhor.
 
Seguem fotos e explicação do sistema que montei, ou: que vou montando... Há algumas coisas improvisadas (níveis), outras que serão substituídas (peças plásticas, manta elastomérica, panela, etc), outras ainda reajustadas (algumas conexões). Tudo funciona bem, mas pode ficar melhor. Gosto de montar e ir mexendo...
Compartilho a experiência que tive e, como faço cerveja a apenas uns dois anos, podem ter erros ou imprecisões no que fiz. De qualquer forma compartilho a experiência, e peço dicas aos mais profissionais entre os artesanais.

Sistema:
  • Uma Ligação direta entre a MP-15r e a panela só para essa finalidade.
  • O cano curvo, e de menor calibre, bem junto a lateral da panela para que o esguicho de mosto faça a curva da panela, empurrando todo o liquido com pressão para a direção correta.
  • O furo no centro da panela para aproveitar o efeito natural de turbilhonamento dos ralos, tonificado pela sucção da bomba fazendo um alto e amplo redemoinho, sugando ar junto com o mosto e gerando oxigenação.
Fotos:

Foto 01:
- Minha Tribloco, Frankie Stein montado com minhas próprias mãos....
- Uma panela do Lamas (estará a venda em poucos dias) e duas Panelas victória B. 70l
- Brewstand montado em inox e com rodinhas (tenho que movimentar a cada uso)
- Conexões de inox ligadas as panelas por mangueira de silicone e mangueira cristal.
- Bomba MP-15r (220v) para controle de fluxos e bomba de máquina de lavar para fazer recirculação.
- Controle das resistências subdivido em dois: caixa com contatoras bipolar e caixa com termostatos.

Foto 02:
Principais comandos, todos centralizados, ao alcance dos olhos.

Foto 03:
Vista aérea da MP-15r, na qual aparecem a mangueira de saída da bomba, mangueira de retorno do chiller de contrafluxo engatando no T de inox (T: esquerda saída para fermentador, direita retorno para panela de fervura), mangueira de saída da água do Chiller (azul) indo para o esgoto, fios de entrada e saída da caixa de controle.

Foto 04:
Detalhe das conexões de retorno direto da bomba MP-15r (superior), e retorno do chiller (inferior), tendo ao fundo a mangueira para nível de mosto (provisória...) e a barra de suporte da panela superior.

Foto 05:
Entrada da panela de fervura.
Há duas mangueiras engatadas aí:
- Esquerda – Retorno direto da MP-15r (usado unicamente para Whirlpool)
- Direita – Retorno do Chiller (resfriamento do mosto)

Foto 06:
Vista por cima da panela.
- A direita o cotovelo de 1/2 com espigão reduzido e mangueira também mais fina. A mangueira está encostada na lateral da panela, o liquido já sai em curva seguindo a “anatomia” de meu whirlpool.
- Ao fundo o ralo de 1/2 e a resistencia, que como sabem, atrapalha um pouco o redemoinho.

Foto 07:
Detalhe da mangueira. Simples não é? Mas ajuda bastante.
Antes eu não usava a mangueirinha. O liquido saia do espigão e se esborrachava de qualquer forma na panela, sem contar que seu ângulo fazia freio ao turbilhonamento. Com a mangueira ele sai lisinho e empurra o mosto na direção correta. Realmente simples.

Foto 08:
Conexões de saída da panela de fervura
- Superior – saída para a bomba
- inferior – saída de esgoto

Funcionamento

O mosto sai para a bomba (foto 08 para 03) e da bomba pode tomar dois caminhos: chiller ou whirlpool, e de ambos retornam a panela de fervura (04 - 05) passando pelo espigão com mangueira de calibre mais fino, encostada na lateral da panela.
O retorno do chiler já gera redemoinho, mais leve. Mas ao abrir o retorno direto da bomba e fechar a saída do chiller o liquido não encontra a resistência criada pelas curvas da serpentina e vai com toda a pressão da bomba direto para a panela. Ao entrar encontra um estrangulamento que lhe obriga a sair em um jato pressurizado.
O movimento cíclico dessas etapas (sair da panela, pressurização da bomba e retorno em jato ao ponto inicial) vai aumento gradativamente a velocidade, de forma que: com 48l de liquido obtive oxigenação, pois o redemoinho vai até o fundo e suga um pouco de ar. Com 30l tenho que estrangular (fechar) um pouco a válvula de Whirlpool, localizada após a bomba, pois o turbilhonamento fica muito forte a entrada de ar é tanta que a bomba falha.

Um problema, que logo resolverei:

Minha única saída é a do fundo. por isso tenho que por um pedacinho de mangueira para elevar o buraco e não puxar a lama (Whirlpool manda tudo para o centro...).
Vou adicionar uma saída na lateral (2cm do fundo) só para mandar o mosto para o fermentador.

Talvez você tenha um problema:

Você tem uma saída lateral e não tem um buraco (ralo) no fundo da panela...
Sugiro fazer um buraco a mais no seu brinquedo....

Espero que tenha ajudado em algo.
Farei uma Dubbel esta semana. Postarei fotos e talvez algum vídeo.

Ps: Os dois baldes de sorvete que se vê na foto 1 estão com os levain feitos com fermento de cerveja, comentados neste link: Pão italiano com levedura de cerveja

Muito show seu sistema, parabens.
Vou ver se consigo fazer algumas modificacoes no meu setup. Muito bem explicado.
No meu caso a bomba esta bem mais baixo, tem mais ou menos 1,5mt de cano p liquido percorrer até a panela, junto com mais 3 curvas 90 graus. Talvez seja isso que perca pressão no meu sistema.

2945B6FC-D0AA-49BB-BEE5-92AF70B250FA.jpeg

Obrigado.
 
Marcos, na sua foto aparece uma bombona azul, é para fazer a limpeza? Se sim, você poderia explicar como é esse processo e qual produto e concentração você utiliza? Obrigado.
 
Marcos, na sua foto aparece uma bombona azul, é para fazer a limpeza? Se sim, você poderia explicar como é esse processo e qual produto e concentração você utiliza? Obrigado.

Essa bombona é agua e gelo para circular dentro do chiller, sistema fechado. Coisa que eu inventei porem estou conseguindo baixa bem a temperatura agora. O unico detalhe que precisa de muito gelo, varios potes de sorvete que congelo. Consigo chegar ate 18 graus o mosto.
 
É, de fato está na hora de usar outra bomba...:rolleyes: Mas não sei se com a saída lateral vai dar um bom Whirlpool.Talvez se você usar um cotovelo também na saída do mosto, na parte interna virado para o sentido contrario do cotovelo do Whirlpool. Assim você favorece o redemoinho tanto na entrada como na saída. Mas isso é só teoria. não sei o que acontece na prática.
Algo que pode te ajudar muito é cortar de dois a três centímetros de um cano de inox de umas 3' ou mais, cortar a lateral e fazer com ele a letra C. Põem isso no fundo da panela com a abertura virada para o lado oposto ao da saída do mosto e faz o Whirlpool com ele ai. O trub vai ficar acumulado dentro dele. Se achar pequeno consegue uma tira de inox de uns dois centímetros de largura e enverga ela, talvez seja melhor.

Leandro,

Não sei se entendi bem.

Você acha que a saída lateral no fundo do caldeirão pode prejudicar o whirlpool, isso?

O "C" a que você se refere não entendi bem a ideia de como utilizar. De qualquer forma, se na mão está indo um tanto do trub para o fermentador porque não centraliza muito, ficando um pouco mais fechado já estou no lucro hehehehe.

Havia pensado assim:

1 - Tenho a saída lateral a 1,5cm do fundo onde fica a válvula que vai para a bomba > a bomba ficará logo abaixo da válvula.

2 - A entrada lateral do whirlpool ficaria a 15cm de altura em um ângulo de aproximadamente 145º com ralação a válvula de saída da bomba, a ideia é fazer outra entrada lateral a uns 15cm do fundo para o whirlpool (válvula paralela a parede do caldeirão + curva 90º + niple + curva 90º + espigão com redução de 1/2 para 3/8 + pedaço de mangueira de silicone jogando paralela e encostada na parede.

Ps: Preciso ver a altura do caldeirão, pois a entrada do whirlpool deve estar a aproximadamente 1/3 da altura.

Valeu!
 
Back
Top