• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Whirlpool com bomba Magnetica MP15r

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
1/5/20
Ola pessoal cervejeiro

Pesquisei no fórum e na internet e não achei nada relcionado a minha duvida.

Quero mudar meu processo de whirlpool, hoje faço manualmente, quero utilizar a bomba de recirculação, porem não sei se ela vai fazer um whirlpool satisfatório.
Utilizo uma bomba magnetica MP15r como na foto. Alguém ja utilizou ela ? Funciona bem para whirlpool?
Obrigado

Attachments

herbinho

Well-Known Member
Afiliado
28/4/17
Acompanhando. Também estou pensando num modelo que conexão que me deixe fazer WP com a bomba, que não seja furando a panela

Afiliado
26/3/19
Acompanhando. Também tenho essa dúvida.
Acompanhando. Também estou pensando num modelo que conexão que me deixe fazer WP com a bomba, que não seja furando a panela
Imagino que vc busque algo assim :
25507802_1592261760796732_4687264269733028242_n.jpg

Além disso, alguém sabe a altura ideal pra colocar o ponto de saída da bomba na panela?

Afiliado
1/5/20
Acompanhando. Também tenho essa dúvida.

Imagino que vc busque algo assim :
Ver anexo 123626

Além disso, alguém sabe a altura ideal pra colocar o ponto de saída da bomba na panela?
Gostaria de saber quais materiais vc usou para fazer esse dispositivo. Vejo um tubo de aluminio ou inox, um joelho com espigao inox. E essas pecas para prender na panela. Parece uma abracadeira para tubo e tem essa outra peca que fixa na panela que nao consigo identificar. Fico mto bem feito. Parabens.

Afiliado
26/3/19
Gostaria de saber quais materiais vc usou para fazer esse dispositivo. Vejo um tubo de aluminio ou inox, um joelho com espigao inox. E essas pecas para prender na panela. Parece uma abracadeira para tubo e tem essa outra peca que fixa na panela que nao consigo identificar. Fico mto bem feito. Parabens.
Opa, esse dispositivo não é meu, peguei essa foto na internet. Também fico em duvida se monto algo assim ou furo a panela, mas aparentemente foi usado um cotovelo, um espigao, um tubo e uma conexao com anilha, além da peça pra apoiar na panela que não sei o que é...
Todas essas conexões tem no site www.brewmetal.com.br

Robinho

Member
Afiliado
13/2/19
Eu uso uma boma dessa para fazer whirpool em levas de 30 litros, como tenho uma resistencia eletrica na parte inferior da panela nunca fica aquele cone perfeito, mas me atende perfeitamente bem.

A forma como faço é bastante simples: na parte de baixo da panela eu tenho uma torneira com joelho pequeno virado para o sentido horário dentro da panela (sinceramente, acredito que mesmo sem esse joelho funcionaria bem também) e por cima da panela jogo a mangueira de silicone que sai da bomba no sentido anti-horário dentro da panela, só isso.

De quebra ainda utilizo o whirpool com o chiller de imersão, sendo o fluxo da cerveja dentro da panela (anti-horário) inverso ao fluxo da água que passa dentro do chiller, e isto aumenta muito a velocidade do resfriamento. Depois que chega na temperatura que quero tiro o chiller e deixo a bomba funcionando mais 5 minutos para fazer o whirpool.

Afiliado
1/5/20
Fiz um teste com mais ou menos 75lts de agua dentro da panela com essa bomba e o whirlpool nao ficou satisfatorio, nao fez nada de redemoinho no meio. Vou fazer com uma vareta de inox e solda uma chapa na ponta para usar na furadeira.

guilhermewood

Member
Afiliado
18/1/18
Eu uso uma boma dessa para fazer whirpool em levas de 30 litros, como tenho uma resistencia eletrica na parte inferior da panela nunca fica aquele cone perfeito, mas me atende perfeitamente bem.

A forma como faço é bastante simples: na parte de baixo da panela eu tenho uma torneira com joelho pequeno virado para o sentido horário dentro da panela (sinceramente, acredito que mesmo sem esse joelho funcionaria bem também) e por cima da panela jogo a mangueira de silicone que sai da bomba no sentido anti-horário dentro da panela, só isso.

De quebra ainda utilizo o whirpool com o chiller de imersão, sendo o fluxo da cerveja dentro da panela (anti-horário) inverso ao fluxo da água que passa dentro do chiller, e isto aumenta muito a velocidade do resfriamento. Depois que chega na temperatura que quero tiro o chiller e deixo a bomba funcionando mais 5 minutos para fazer o whirpool.
Eu faço o mesmo. Chiller realmente funciona muito melhor, mas o whirlpool não foi eficiente aqui. Depois que resfrio eu tiro o chiller e faço na mão.

Afiliado
26/3/19
18-20 litros. Por isso fica mais fácil. E com a bomba o chiller de imersao funciona mto bem, nao vejo porque usar de placas. 5-8 min ja chego a 30 graus.
Sim, também uso de imersão, vc chega a 30 graus nesse tempo com agua em temperatura ambiente ou usa pré chiller também? Eu produzo de 20 a 30 litros, achei que o whirlpool seria eficiente pro meu volume

guilhermewood

Member
Afiliado
18/1/18
Sim, também uso de imersão, vc chega a 30 graus nesse tempo com agua em temperatura ambiente ou usa pré chiller também? Eu produzo de 20 a 30 litros, achei que o whirlpool seria eficiente pro meu volume
Sem pré chiller, mas meu chiller é bem grande. Acho que tem uns 20 metros e enrolei ele duplo, por uma circular dentro da outra.
Aqui o whirlpool nao foi suficiente não, mas o retorno estava sendo com mangueira. Não sei se botar esse tubo curvado por dentro igual do primeiro post fica melhor.

mariopareto

Well-Known Member
Afiliado
10/3/16
A MP-15R é uma bomba fraca para fazer whirlpool. Tenho um equipamento que é um keg 50L com MP-15r e o whirlpool só serve para ajudar no resfriamento, mas para a formação de cone só com a pá cervejeira mesmo.

Afiliado
6/6/17
Tenho dessa bomba, para whirlpool não da certo. Ja testei 3 vezes fazendo whirlpool em +ou- 25 a 28 lts .. ela faz o mosto girar bem leve, bem longe de formação de cone.

Celso Peres

Member
Afiliado
22/2/20
Melhor coisa q já fiz foi comprar uma pá inox. Coloco na minha furadeira e pronto. Uso uns 30s que já faz um redemoinho q dá pra ver o fundo da minha panela de 27L. O resultado é um trub perfeito no centro da panela.

Carlos26

New Member
Afiliado
27/2/17
Celso Peres,
Por favor mande uma foto desta sua pá de inox. Gostei desta solução.

Obrigado.

_Mó_

Well-Known Member
Afiliado
13/11/18
Se vc digitar pá whirlpool no mercado livre vai encontrar vários modelos. A minha é a da foto.
Blz @Celso Peres?!

Cara, duas dúvidas:

1 - Essa pá não bate muito o mosto, gerando espuma? Pergunto porque uma vez utilizei algo similar mas achei que pode oxigenar muito o mosto.

2 - Será que daria conte de 50/55 litros?

Grato pela atenção!

2