Whirlfloc - Usar ou não?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulopriori

Active Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
32
Reaction score
1
Pessoal, estou começando a produzir 2 tipos de cervejas: IPA e Red Ale. Baseado principalmente nesses dois tipos gostaria de tirar umas dúvidas com vocês.

1) Seu uso trás de fato bons resultados na clarificação?
2) Quem já usou gosta dos resultados obtidos?
3) O whirlflock é só uma questão estética de melhorar a clarificação da cerveja ou melhora também a fermentação?
4) Há necessidade de se usar whirlfloc se a pessoa for utilizar a técnica da gelatina?
5) Por fim, vale a pena usar Whirlfloc para essas duas cervejas?

Obrigado.
 
Primeiro de tudo.... whirlfloc não tem absolutamente na a ver com gelatina.

Whirlfloc serve pra ajudar a decantar melhor e mais rapidamente o trub após a fervura. Isso serve pra que? No fim das contas, simplesmente pra levar menos trub para o fermentador (menos... só não exagerar... um pouco de trub não tem problema).

Levar menos trub para o fermentador ajuda em quê? Trub dentro do fermentador tende a deixar a cerveja com um amargor levemente mais áspero. Isso é um problemão? Não. Vai de gosto.

Não faz diferença significante na fermentação.

Usar whirlfloc não tem nenhuma relação com gelatina. Ter um mosto CRISTAL antes da fermentação não quer dizer que a cerveja ficará CRISTAL depois.

Resumindo, se vale pena utilizar whirlfloc? Não existe resposta.... vai de gosto pessoal. Uns usam, outros não. Eu uso quando me lembro de usar, e assim vai. Tu mesmo vais ter que te dar esta resposta utilizando whirlfloc e analisando os resultados conforme o teu gosto pessoal.

Gelatina é outra coisa.... serve simplesmente pra acelerar a clarificação da cerveja depois de pronta. Algo que levaria semanas ou meses, é acelerado em poucos dias através da gelatina.

Ou seja
- Whirlfloc, Irish moss, etc = floculante
- Gelatina, BioFine, Isinglass = clarificante

Abraço,
 
Estou na minha segunda brassagem (BIAB 10L) e tive novamente um trub bem excessivo, chegando a entupir a torneira da panela algumas vezes.
Quebrei uma pastilha de whirlfloc e joguei aos 15min da fervura, indo praticamente em pó (nem sei o porquê de eu ter feito isso).

Qual a chance desse whirlfloc "em pó" ter causado esse excesso de trub?
 
Estou na minha segunda brassagem (BIAB 10L) e tive novamente um trub bem excessivo, chegando a entupir a torneira da panela algumas vezes.
Quebrei uma pastilha de whirlfloc e joguei aos 15min da fervura, indo praticamente em pó (nem sei o porquê de eu ter feito isso).

Qual a chance desse whirlfloc "em pó" ter causado esse excesso de trub?

@Eisenhower Almeida , Primeiro: não ressuscite posts e threads antigas, leia as antigas, aponte para elas, mas abra um novo tópico.

Segundo: indifere quebrar e moer o whirlfloc.

terceiro: o Whirlfloc serve exatamente para causar trub. Ele é um agente aglutinante que atrais as cadeias de proteínas, fazendo com que elas formem flocos maiores que facilitam sua decantação. Talvez teu problema seja no whirlpool ou mesmo na posição/altura da torneira da panela.
 
O whirfloc pode ser usado em qualquer estilo de cerveja, até nas de trigo que são por natureza turvas?
 
Sim. Como o Guenther explicou acima (há cinco anos atrás), o whirlfloc ajuda na formação do trub quente, aquele que fica no fundo da panela após a fervura.

Já a turbidez das weiss é proveniente sobretudo da baixa floculação da levedura (a capacidade dela de se aglutinar e ir pro fundo do balde após a fermentação), sendo característica do estilo que a levedura vá pro copo. Não tendo nada a ver com o trub quente.
 
Back
Top