Whirlfloc cerveja "gelatinou"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lipinski

Member
Joined
Nov 8, 2020
Messages
16
Reaction score
5
Location
Rio Grande
Pessoal, socorro.
Fiz uma brassagem normal aqui, no final da fervura adicionei 1pct de Whirlfloc da WE consultoria. Até aí, tudo bem.
O que me espantou é que eu dexei para esfriar o mosto e quando vi, tinha uma PEDRA de cerveja. Ela virou um bloco denso, notem que TODO o mosto virou este imenso bloco de 10l.
Quando transferi da panela para o balde, esse bloco desmanchou e virou iliquido (meio pastoso).
Como nunca usei Whirlfloc , pergunto. Isto é normal ?
 
Nunca usei whirfloc, não faço idéia do que uma "overdose" pode gerar, vamos esperar alguém com mais propriedade.
 
Comprou a receita onde ?

Ela dizia mesmo um pacote... ou uma pastilha ?
 
Por curiosidade, poderia postar a receita?
Peguei a receita com um conhecido que faz cerveja, ele pode ter errado ali na quantidade... e eu por não ter lido no site haha. São 3,5kg de malte pilsen, 100g de crystal, 45g de lupulo columbus, 30g de centenial, o dito pct de Whirfloc e fermento US-5
 
Eu geralmente utilizo , 1/4 ou no máximo 1/3 de uma pastilha por batelada de 25 litros(corto com uma faca), e gera bons resultados, acima disso, vc pode estar perdendo muita cerveja pensando que é trub.
No teu caso você deve ter utilizado demais, mas não sei se isso vai te prejudicar em algum aspecto.
 
Eu geralmente utilizo , 1/4 ou no máximo 1/3 de uma pastilha por batelada de 25 litros(corto com uma faca), e gera bons resultados, acima disso, vc pode estar perdendo muita cerveja pensando que é trub.
No teu caso você deve ter utilizado demais, mas não sei se isso vai te prejudicar em algum aspecto.
Vou mandar foto do resultado aqui para vocês. Fica o aprendizado. Agradeço muito galera!!
 
usei o de 15g, imagino que tenha sido muito mesmo. minha dúvida é, o que acarreta? hoje fui meidir e a densidade está baixando... "parece" liquido, mas tenho minhas dúvidas...
Rapaz.... Whirlfloc beer!

Eu costumo usar 0,5g em um batch de 30 litros, dependendo quando quero usar muito, eu uso 1 pastilha (1 grama).

15 gr é muita muita coisa.
 
Certamente usou de mais. 1 pastilha serve para fazer 100 litros. Uso 1/4 da pastilha pra fazer levas de 20l e está funcionando para mim...
 
Eu uso duas pastilhas para 150Litros.. funfa de boa.. quando fazia 50L eu usava 1pastilha... Usou d+ amigo, tinha q ter tirado uma foto da gelatina de cerveja...rs .....
 
Certamente usou de mais. 1 pastilha serve para fazer 100 litros. Uso 1/4 da pastilha pra fazer levas de 20l e está funcionando para mim...
como vc faz pra "dividir" a pastilha?
pesa ela e separa 1/4?

Eu jogo uma pastilha inteira na minha panela. Sem paciencia de ficar separando isso.
 
Bom, eu ja tinha ouvido falar de cerveja de quase todos os tipos, mas cerveja em gelatina, é a primeira vez, rsrsrs.
Aqui, eu uso 1/2 pastilha, para até 30 litros . Sempre foi de boa Ja ouvi relatos, de quem usa meia pastilha, para até 40 litros, mas ai ja não sei se flocula legal.
 
Na teoria, o mosto vai fermentar normalmente. No final, a quantidade de "lama" de fermento vai ser bem maior, porque haverá trub junto. Dependendo do seu balde fermentador (altura da torneira) talvez vc tenha que fazer a etapa de clarificação da cerveja em 2 etapas, porque pode ser que na primeira trasfega seja transferido bastante "sujeira" também. Se vc tiver um sifão para puxar por cima, pode ser melhor.
 
como vc faz pra "dividir" a pastilha?
pesa ela e separa 1/4?

Eu jogo uma pastilha inteira na minha panela. Sem paciencia de ficar separando isso.
corto com uma faca e separo a olho mesmo os pedaços que quebrar e enrolo no plástico filme as outras três partes que sobraram...
 
Na teoria, o mosto vai fermentar normalmente. No final, a quantidade de "lama" de fermento vai ser bem maior, porque haverá trub junto. Dependendo do seu balde fermentador (altura da torneira) talvez vc tenha que fazer a etapa de clarificação da cerveja em 2 etapas, porque pode ser que na primeira trasfega seja transferido bastante "sujeira" também. Se vc tiver um sifão para puxar por cima, pode ser melhor.

Pode crer! Capricha no cold crash e sifona por cima. Deve salvar pelo menos 2/3 da breja.
 
Na teoria, o mosto vai fermentar normalmente. No final, a quantidade de "lama" de fermento vai ser bem maior, porque haverá trub junto. Dependendo do seu balde fermentador (altura da torneira) talvez vc tenha que fazer a etapa de clarificação da cerveja em 2 etapas, porque pode ser que na primeira trasfega seja transferido bastante "sujeira" também. Se vc tiver um sifão para puxar por cima, pode ser melhor.
Tomara que seja isto. Eu tenho feito medidas diárias e está atenuando bem... Ja fiz gelatinas de cachaça... quem sabe agora gelatina de cerveja seja uma nova modalidade heuaheahea
 
Olá pessoal!

Tenho visto na discussão muitas indicações de mensuração "por pastilhas".

Pois bem, eu já me deparei no Lamas com pastilhas idênticas e com mesmo peso, porém uma para cada 50L e outra para cada 100L.

Ou seja, é preciso observar qual a indicação do fabricante.

Hoje estou com uma que é para 100L, a qual utilizo apenas metade na batelada de ±50L.

Saúde!
 
Olá pessoal!

Tenho visto na discussão muitas indicações de mensuração "por pastilhas".

Pois bem, eu já me deparei no Lamas com pastilhas idênticas e com mesmo peso, porém uma para cada 50L e outra para cada 100L.

Ou seja, é preciso observar qual a indicação do fabricante.

Hoje estou com uma que é para 100L, a qual utilizo apenas metade na batelada de ±50L.

Saúde!
Tem razão!
Algo a ser ponderado na proxima compra. Nunca parei pra pensar nisso.
 
Galera, estou passando para atualizar a experiência com excesso de Whirlfloc.
Bom, para quem não acompanhou, vai um resumo.
Fiz uma brassagem de uma IPA (10l) e no final do processo adicionei um pacote inteiro de whirlfloc (15g). Deixei resfriando e quando vi, tinha um bloco semi-sólido dentro da penela, todo o mosto. Quando agitei aquilo e transferi para o balde de fermetação, aquilo ficou liquido novamente, e como estava na temperatura correta, adicionei a levedura.
Dias depois, na época do dry hop, abri o balde e encontrei uma quantidade absurda (+- 1,5kg ) de uma gosma com aparencia de vomito boiando na superficie do "liquido". Retirei aquilo tudo com uma escumadeira sanitizada, e vi que tinha sobrado uns 5l de um liquido de cor amarelo alaranjada. Nota que a conversão andou normalmente, eu monitorei durante alguns dias interrompi o processo quando parou á não mudava mais, afinal eu achava (e ainda acho) que perdi o lote todo, mas vou até o final para ver. O fato é que quando fui engarrafar, estava tudo limpo, como se nada tivesse acontecido. Tinha um sedimento no fundo do balde, mas cor, sabor e cheiro eram de cerveja (sem gás). Hoje o 5l estão engarrafados, carbonatando e daqui 7 dias eu conto como ficou.
 
Back
Top