Weiss muito ácida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodrigoschuch

Well-Known Member
Joined
Sep 28, 2016
Messages
293
Reaction score
72
Fala galera,

Essa foi minha 3 brassagem. Estou com um problema após fermentar uma Weiss, esta realmente bem ácida.. lembrando um pouco solvente/cerveja verde

Sistema BIAB:

Receita para 10 L
- 70% pilsen
- 30% malte trigo
- Mostura 68ºC 1h30min. Infusão simples. Iodo Ok
- 15g HERSBRUCKER por 60min

Fermentação: WB-06
Um pacote devidamente hidratado

Lag-time a 16ºC (~12h)
Primária a 18ºC (5 dias, FG estabilizada com leitura em refratômetro corrigida)
Secundária a 22ºC (1ºC gradativo por 4 dias)
Clarificação/maturação: 5 dias a 2ºC

Controle de temp. com TIC em geladeira colado no fermentador e isolado com alumínio.

OG: 1,060; FG: 1,014 (antes de envasar, com densímetro)
IBU~ 10,5

Está envasada, atingiu a pressão (45psi) com 7,5g/L no priming e está maturando a frio.

No momento do envase, ela apresentava uma acidez/amargor acentuada, talvez maior do que a normalmente gerada pela cepa (nunca usei), dificil avaliar também. Gostaria de saber pela experiencia de vocês, a acidez tende a diminuir na garrafa com a maturação a frio ou somente estabiliza?

Caso de contaminação, tudo foi devidamente sanitizado com alcool 70 iodado ou somente iodo (em borrachas), mas nunca é descartável.. qual provável contaminação?

Não percebi cheiro de contaminação, nem gerou super atenuação, nem rapidez exagerada para pressão no priming, nem turbidez. Realizei o processo de clarificação com gelatina para ter uma Krystal.

Agradeço a todos!
 
Fala galera,

Essa foi minha 3 brassagem. Estou com um problema após fermentar uma Weiss, esta realmente bem ácida.. lembrando um pouco solvente/cerveja verde

Sistema BIAB:

Receita para 10 L
- 70% pilsen
- 30% malte trigo
- Mostura 68ºC 1h30min. Infusão simples. Iodo Ok
- 15g HERSBRUCKER por 60min

Fermentação: WB-06
Um pacote devidamente hidratado

Lag-time a 16ºC (~12h)
Primária a 18ºC (5 dias, FG estabilizada com leitura em refratômetro corrigida)
Secundária a 22ºC (1ºC gradativo por 4 dias)
Clarificação/maturação: 5 dias a 2ºC

Controle de temp. com TIC em geladeira colado no fermentador e isolado com alumínio.

OG: 1,060; FG: 1,014 (antes de envasar, com densímetro)
IBU~ 10,5

Está envasada, atingiu a pressão (45psi) com 7,5g/L no priming e está maturando a frio.

No momento do envase, ela apresentava uma acidez/amargor acentuada, talvez maior do que a normalmente gerada pela cepa (nunca usei), dificil avaliar também. Gostaria de saber pela experiencia de vocês, a acidez tende a diminuir na garrafa com a maturação a frio ou somente estabiliza?

Caso de contaminação, tudo foi devidamente sanitizado com alcool 70 iodado ou somente iodo (em borrachas), mas nunca é descartável.. qual provável contaminação?

Não percebi cheiro de contaminação, nem gerou super atenuação, nem rapidez exagerada para pressão no priming, nem turbidez. Realizei o processo de clarificação com gelatina para ter uma Krystal.

Agradeço a todos!

Lado positivo: Existem outros tópicos relatando esse problema com o WB-06

Lado negativo: Ninguém chega a conclusão dessa acidez.

Eu já usei esse fermento 4 ou 5 vezes e nunca tive problema com acidez.

Uso 50% trigo maltado
40% pilsen
40% Munich light (EBC 25)

Experimente usar o Mangroove Bavarian Wheat.

Mosture a 66C, pois ele não atenua tanto quanto o WB.
 
Amigo, tem vários relatos aqui no fórum sobre a WB-06 e um possível caráter ácido da mesma. Pesquisa com WB06 na palavra chave que você vai achar uns 4-5 posts sobre esse assunto.
 
Fala galera,

Essa foi minha 3 brassagem. Estou com um problema após fermentar uma Weiss, esta realmente bem ácida.. lembrando um pouco solvente/cerveja verde

Sistema BIAB:

Receita para 10 L
- 70% pilsen
- 30% malte trigo
- Mostura 68ºC 1h30min. Infusão simples. Iodo Ok
- 15g HERSBRUCKER por 60min

Fermentação: WB-06
Um pacote devidamente hidratado

Lag-time a 16ºC (~12h)
Primária a 18ºC (5 dias, FG estabilizada com leitura em refratômetro corrigida)
Secundária a 22ºC (1ºC gradativo por 4 dias)
Clarificação/maturação: 5 dias a 2ºC

Controle de temp. com TIC em geladeira colado no fermentador e isolado com alumínio.

OG: 1,060; FG: 1,014 (antes de envasar, com densímetro)
IBU~ 10,5

Está envasada, atingiu a pressão (45psi) com 7,5g/L no priming e está maturando a frio.

No momento do envase, ela apresentava uma acidez/amargor acentuada, talvez maior do que a normalmente gerada pela cepa (nunca usei), dificil avaliar também. Gostaria de saber pela experiencia de vocês, a acidez tende a diminuir na garrafa com a maturação a frio ou somente estabiliza?

Caso de contaminação, tudo foi devidamente sanitizado com alcool 70 iodado ou somente iodo (em borrachas), mas nunca é descartável.. qual provável contaminação?

Não percebi cheiro de contaminação, nem gerou super atenuação, nem rapidez exagerada para pressão no priming, nem turbidez. Realizei o processo de clarificação com gelatina para ter uma Krystal.

Agradeço a todos!


Usei esta cepa em uma weiss e nao notei nada de acido...equilibio de banana e cravo...mosturei a 17 graus e subi no maximo a 20 e deixei a 20 por 4 dias, totalizando 10 dias de primaria...
 
Obrigado pelas respostas

Sobre os outros tópicos, já li todos do forum sobre WB, sem chegar a conclusão de qual seria essa acidez como o tomazela falou.. por isso abri o tópico.. somente um deles relata a melhora na acidez com o processo de maturação a frio (2 semana)..

na verdade, queria uma perspectiva de quem já teve esse problema com outras levas (weiss, ipas, blond ales) se a tendencia na maturação é atenuar acidez ou se mantêm estagnada mesmo..

de qualquer forma, vou esperar uns 10 dias ainda na geladeira, abrir uma e postar aqui o resultado!
valeeu!!
 
Cara a minha primeira produção foi uma weiss e assim como a tua ela ficou extremamente ácida, dava um gole e já tinha azia na hora! Sério!

Ninguém, até agora, tem uma explicação pra isso. Falam que é do WB-06, eu usei esse tb...

Depois de botar pelo ralo umas 5 garrafas, eu resolvi deixar elas na geladeira por umas 2 semanas. E a acidez sumiu, a cerveja ficou excelente!

Dá um tempo pra ela na geladeira que vai ficar boa!
 
Pois é Ibquitel, tinha lido o post da sua breja ácida também, por isso a dúvida...
daqui uns 5 dias vou abrir uma e ver a situação hehehe
valeeu!
 
Fala povo!
Dando um feedback, a cerveja melhorou bastante depois da carbonatação.. descartado contaminação aparente
Ainda está um pouco ácida, mas sem comparação quando foi pro envase..
aromas de banana e cravo balanceados, porém não muito marcantes..
pretendo testar o M20 e outros da bio4 tb pra comparar.. mas não coloco muita fé mais no WB06 :((
 

Attachments

  • WP_20161005_21_06_57_Pro.jpg
    WP_20161005_21_06_57_Pro.jpg
    128.8 KB · Views: 184
Fala povo!
Dando um feedback, a cerveja melhorou bastante depois da carbonatação.. descartado contaminação aparente
Ainda está um pouco ácida, mas sem comparação quando foi pro envase..
aromas de banana e cravo balanceados, porém não muito marcantes..
pretendo testar o M20 e outros da bio4 tb pra comparar.. mas não coloco muita fé mais no WB06 :((

Tah linda a breja....Parabéns...

Deixa mais uma ou duas semanas maturando a frio...a acidez vai indo embora...
 
Pessoal
Eu também tenho usado o WB-06 nas minhas Weiss e consegui um resultado mais puxando pra cravo usando menos fermento que o indicado. Fiz 50 litros e ao invés de usar 3 saches usei somente 2. Achei o resultado muito bom. Porém fiz uma leva maior de 200 litros e novamente tive essa acidez que vocês relataram. Eu também não descobri o motivo.
Fiquei pensando se pudesse ser o ph da agua sendo que na de 50 litros usei água de poço. Na de 200 litros usei água da rede filtrada.
Alguém teria ulguma opinião pra essa acidez?
 
Pessoal
Eu também tenho usado o WB-06 nas minhas Weiss e consegui um resultado mais puxando pra cravo usando menos fermento que o indicado. Fiz 50 litros e ao invés de usar 3 saches usei somente 2. Achei o resultado muito bom. Porém fiz uma leva maior de 200 litros e novamente tive essa acidez que vocês relataram. Eu também não descobri o motivo.
Fiquei pensando se pudesse ser o ph da agua sendo que na de 50 litros usei água de poço. Na de 200 litros usei água da rede filtrada.
Alguém teria ulguma opinião pra essa acidez?


esse fermento realmente deixa um caráter um pouco ácido pela experiencia de muitos.. mas tantos outros não relatam isso...
Se estiver em excesso, desconfie também de contaminação

sobre a água:

uma hipótese: talvez sua primeira leva de 50L feita com água de poço tenha normalizado o pH um pouco mais alto se sua água tiver alcalinidade alta, neutralizando o caráter ácido da cerveja (dependendo de como foi feito o processo também)

A água da rede normalmente tem baixa alcalinidade e o malte vai ajustar o pH para a faixa ideal... a menos que você tenha usado algum malte acidificado.. (baixa AR e talvez gere um mosto mais acido). Nisso pode entrar a acidez da cepa, ficando mais pronunciado do que na sua primeira leva de 50L (posta a receita, piching rate, temperaturas..)

abraço
 
Boa noite!!! Contribuindo com a minha pouca experiencia de até agora com receitas de WEISS!!!!

Confesso que eu ando obcecado por acertar em uma receita de uma weiss... mas ta dificil.

De teimoso, fiz duas levas de weiss com WB-06 e em ambas as levas, acidez e um "azedo" bastante presente.

Avaliei bastante todo o meu processo... pesquisei bastante e tirei minhas conclusões.

Não tive contaminação mas na primeira leva usei água filtrada e inoculei o fermento sem hidratar. Acredito que dai, possa ter prejudicado bastante meu processo de fermentação. Resultado? Nao dava para tomar a cerveja porque nao ficou ruim... ficou muito ruim. Fiz de tudo para salvar a leva ... deixei na geladeira por 1 mês e nada.

Na segunda leva, usei agua mineral com pH > que 5 e hidratei o fermento. Mudei um pouco a receita usando um lupulo diferente e um pouco de malte acidificado... segui uma dica de um colega aqui do forum onde me sugeriu de aumentar a OG de 1049 para 1052... pois segundo ele, OG baixa pode estar ligada tambem a acidez.

Confesso que a segunda leva ficou melhor... aroma de cravo bem fraco mais estava la.

Não pretendo usar o WB06 mais... seguindo meu objetivo, vou tentar usar o m-20 da mangroove pois me falaram muito bem dele!

Valeu!
 
Boa noite!!! Contribuindo com a minha pouca experiencia de até agora com receitas de WEISS!!!!

Confesso que eu ando obcecado por acertar em uma receita de uma weiss... mas ta dificil.

De teimoso, fiz duas levas de weiss com WB-06 e em ambas as levas, acidez e um "azedo" bastante presente.

Avaliei bastante todo o meu processo... pesquisei bastante e tirei minhas conclusões.

Não tive contaminação mas na primeira leva usei água filtrada e inoculei o fermento sem hidratar. Acredito que dai, possa ter prejudicado bastante meu processo de fermentação. Resultado? Nao dava para tomar a cerveja porque nao ficou ruim... ficou muito ruim. Fiz de tudo para salvar a leva ... deixei na geladeira por 1 mês e nada.

Na segunda leva, usei agua mineral com pH > que 5 e hidratei o fermento. Mudei um pouco a receita usando um lupulo diferente e um pouco de malte acidificado... segui uma dica de um colega aqui do forum onde me sugeriu de aumentar a OG de 1049 para 1052... pois segundo ele, OG baixa pode estar ligada tambem a acidez.

Confesso que a segunda leva ficou melhor... aroma de cravo bem fraco mais estava la.

Não pretendo usar o WB06 mais... seguindo meu objetivo, vou tentar usar o m-20 da mangroove pois me falaram muito bem dele!

Valeu!

Qual foi o volume da sua leva? Quanta levedura inoculou? pitch rate é muito importante nesses casos.
 
Qual foi o volume da sua leva? Quanta levedura inoculou? pitch rate é muito importante nesses casos.

Com certeza! Minha leva foi de 20L... eu levei praticamente isso pro fermentador... quando inoculei o fermento sem hidratar, pensei em usar 2 pacotes mas achei que era muito... então acabei usando 1 só.

Mesmo hidratando, acho que vou usar mais de um pacote se usar novamente o WB06... não sei... não achei esse fermento legal.
 
Boa noite!!! Contribuindo com a minha pouca experiencia de até agora com receitas de WEISS!!!!

Confesso que eu ando obcecado por acertar em uma receita de uma weiss... mas ta dificil.

De teimoso, fiz duas levas de weiss com WB-06 e em ambas as levas, acidez e um "azedo" bastante presente.

Avaliei bastante todo o meu processo... pesquisei bastante e tirei minhas conclusões.

Não tive contaminação mas na primeira leva usei água filtrada e inoculei o fermento sem hidratar. Acredito que dai, possa ter prejudicado bastante meu processo de fermentação. Resultado? Nao dava para tomar a cerveja porque nao ficou ruim... ficou muito ruim. Fiz de tudo para salvar a leva ... deixei na geladeira por 1 mês e nada.

Na segunda leva, usei agua mineral com pH > que 5 e hidratei o fermento. Mudei um pouco a receita usando um lupulo diferente e um pouco de malte acidificado... segui uma dica de um colega aqui do forum onde me sugeriu de aumentar a OG de 1049 para 1052... pois segundo ele, OG baixa pode estar ligada tambem a acidez.

Confesso que a segunda leva ficou melhor... aroma de cravo bem fraco mais estava la.

Não pretendo usar o WB06 mais... seguindo meu objetivo, vou tentar usar o m-20 da mangroove pois me falaram muito bem dele!

Valeu!

Só dando a dica sobre sua segunda leva: o importante é o pH do mash, mesmo usando água com pH maior, na maioria das vezes, não é necessário adicionar malte acidificado ou fazer alguma parada de acidificação..

OG mais alta pode mudar na verdade a percepçção da acidez.. voce adiciona mais corpo e coisas provenientes do malte que podem reduzir a acidez perceptível (porém.. é dificil avaliar o que voce considera um caráter ácido de longe pela internet)
abraço!
 
Com certeza! Minha leva foi de 20L... eu levei praticamente isso pro fermentador... quando inoculei o fermento sem hidratar, pensei em usar 2 pacotes mas achei que era muito... então acabei usando 1 só.

Mesmo hidratando, acho que vou usar mais de um pacote se usar novamente o WB06... não sei... não achei esse fermento legal.

Além de hidratar, é importante manter a temperatura da água na hora da hidratação o mais próximo possível dos 35ºC, para garantir o máximo de viabilidade da sua levedura.
 
Além de hidratar, é importante manter a temperatura da água na hora da hidratação o mais próximo possível dos 35ºC, para garantir o máximo de viabilidade da sua levedura.

Opa, eu mantive a temperatura entre 25 e 29, seguindo as dicas do Guenther no post (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083)

A temperatura da água pode variar bastante entre autores e fabricantes. No livro Yeast, do Chris White e Jamil Zainasheff, eles falam que a temperatura ideal é de 35 ºC a 41 ºC. Para o Nottinghan, por exemplo, eles falam entre 30 ºC e 35 ºC. A Fermentis fala em 25 ºC a 29 ºC para Ales, e 21 ºC a 25 ºC para Lagers.

Já me falaram para manter entre 35 a 41...
 
Minha primeira brassagem de weiss também tive problemas de acidificação. No meu caso, não sei dizer qual a cepa utilizada, pois "ganhei" a lama de uma microcervejaria da região, que também vende insumos para os homebrewers.

Cheguei a envasar a cerveja usando priming, mas já tinha notado um paladar cítrico que não esperava nela...

Resultado, ficou uma bosta. Parecia que tinha vinagre dentro da cerveja, acabei tendo que jogar 40 litros fora.

Foi minha primeira perca efetiva de produção, que chegou ao ponto de ter que jogar no ralo da pia.

Eu particularmente acredito mais na hipótese de contaminação do que de defeito na cepa.

Minha segunda perca foi quando resolvi reutilizar uma bombona que era usada no transporte de azeitona em conserva. Mesmo lavando, deixando de molho, etc, acabou passando gosto para a cerveja... Mas essa perca foi só de prazer, pois como bom pai, aceitei que o filho nasceu feio e tomei assim mesmo... 50 litros de Belgian Pale Ale "Saison"...
 
Minha primeira brassagem de weiss também tive problemas de acidificação. No meu caso, não sei dizer qual a cepa utilizada, pois "ganhei" a lama de uma microcervejaria da região, que também vende insumos para os homebrewers.

Cheguei a envasar a cerveja usando priming, mas já tinha notado um paladar cítrico que não esperava nela...

Resultado, ficou uma bosta. Parecia que tinha vinagre dentro da cerveja, acabei tendo que jogar 40 litros fora.

Foi minha primeira perca efetiva de produção, que chegou ao ponto de ter que jogar no ralo da pia.

Eu particularmente acredito mais na hipótese de contaminação do que de defeito na cepa.

Minha segunda perca foi quando resolvi reutilizar uma bombona que era usada no transporte de azeitona em conserva. Mesmo lavando, deixando de molho, etc, acabou passando gosto para a cerveja... Mas essa perca foi só de prazer, pois como bom pai, aceitei que o filho nasceu feio e tomei assim mesmo... 50 litros de Belgian Pale Ale "Saison"...


Usa água fervente para ajudar a tirar o cheiro da bombona...

Quanto à breja com gosto de vinagre...deve ter sido contaminação sim...

[ ]´s
 
Tenho feito a Weiss com fermento WB 06. Engraçado é que inicialmente não percebo acidez na cerveja.
Porém,com o decorrer do tempo, após mais de 1 mês, tenho notado um aumento considerável na acidez. Já fiz algumas levas e tenho notado isso. Fermentação constante em torno de 18c. As garrafas ficam em temp ambiente (28c) Alguém passou por isso ou sabe oq possa ser?
Não vi relatos sobre isso. Apenas que a vida útil das de trigo são menores. Mas não tao curtas assim.
 
Tenho feito a Weiss com fermento WB 06. Engraçado é que inicialmente não percebo acidez na cerveja.
Porém,com o decorrer do tempo, após mais de 1 mês, tenho notado um aumento considerável na acidez. Já fiz algumas levas e tenho notado isso. Fermentação constante em torno de 18c. As garrafas ficam em temp ambiente (28c) Alguém passou por isso ou sabe oq possa ser?
Não vi relatos sobre isso. Apenas que a vida útil das de trigo são menores. Mas não tao curtas assim.
Alguem? .. Provavelmente vou mudar o fermento pra ver.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk
 
Alguem? .. Provavelmente vou mudar o fermento pra ver.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk


Se sua cerveja está armazenada a temp ambiente, qualquer contaminação, mesmo que minima, pode começar a se proliferar e aumentar a acidez e diminuir aromas e corpo da cerveja..

não tem jeito, a cerveja sempre vai estar contaminada com algum microrganismo, a questão é não dar condições pra ele se proliferar.. nesse caso, manter as suas brejas em temp baixa

estou usando bastante o M20, tem resultados bem legais..

a referida vida curta das weiss é em relação aos seus aromas, derivados de esters e fenóis, esses compostos voláteis que também se oxidam com tempo longo de maturação, deixando a breja sem graça

abraço
 
Levteck German Weizen. Mesma cepa da Weihenstephanner. Fiz uma leva de 20l e ficou excelente.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 
Ola Srs,
Alguém chegou a medir o ph da cerveja pronta?
Para elucidar melhor a situação.
Ela ja apresentou alta acidez logo apos a fermentação ou só depois de maturar?
Quais os valores de ph obteve?
 
a BIO 4 Weiss é fantástica....
Ja usei WB-06, BIO4, Levtek e Mangroove, e falo sem sombra de duvidas, o melhor é o bio4. Uma pena aqui no RJ nao achar mais fermentos da BIO4. Pra mim é a melhor marca de fermentos no brasil.
 
Back
Top