Weiss com malte Pale Ale como base

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

henriquevelloso

Well-Known Member
Joined
Jul 16, 2013
Messages
51
Reaction score
6
Olá,
a pedidos, irei brassar uma Weiss, mas queria dar algum toq diferenciado nela.

Se eu trocar malte pilsen por malte Pale Ale, acham que posso estragar ela???
 
Pode fazer sem problemas, já fiz uma Wit, tirando a cor que fica um pouquinho mais escura ficou show.
 
Se vc se refere ao estilo no BJCP (15A), talvez no que diz respeito a cor, alguns aromas e um caráter mais maltado..dependendo do grist e proporções também. Pessoalmente, não vejo nenhum problema nisso, pelo contrário! Inclusive, achei a ideia muito interessante :)

Abraço.
 
Pois é, minha ideia seria deixar ela com sabor mais aparente de malte e não só do trigo que deixa ela adocicada certo?

O que acham da receita para 35 litros >>>

WeissMalteAle1.png
 
Henrique,
Concordo contigo, acho que o caráter mais maltado do pale vai quebrar um pouco o trigo, trazendo mais complexabilidade. Mas vale lembrar que se tratando de açúcares (adocicado), o perfil de brassagem e FG são quem darão o "veredito" hehehe.
Com OG de 1051, pra 4,7 ABV, tu ta esperando a FG na casa dos 1015?
Tudo é questão de preferencia, eu buscaria uma OG um pouco menor, 1045-1047, e FG na casa dos 1010-1012, com mosturação em temperatura única, 64C.

Quanto a receita, acho que está bem interessante, principalmente no que diz respeito a cor :)
 
mas usando o trigo não seria interessante fazer as rampas proteicas e ferulicas, para despertar os esteres esperados no estilo? Se fizer essa rampa única de 64 esses esteres irão aparecer?
 
David,
No caso das weiss já fiz levas com (diversas) e sem rampas, particularmente não notei diferenças suficientes que justifiquem faze-las. Sei que existem adeptos, mas como disse antes, é questão de preferência, custo X benefício, percepção, enfim...
A produção de esters está relacionada a fermentação: fermento utilizado, quantidade inoculada, temperatura de fermentação etc. Veja a parte de temperatura de fermentação do WB06, por exemplo.

Quanto a parada proteica, se vc tiver menos que 20% de grãos não maltados no grist, teoricamente não precisa, ao menos de acordo com as literaturas.
 
Bom, irei brassar apenas na próxima semana, então tenho tempo para ajustar a receita e avaliar sobre as rampas.
Mas obrigado pelas dicas pessoal.

Depois posto aqui como ficou a receita e o resultado.

Abraço.
 
Bom, irei brassar apenas na próxima semana, então tenho tempo para ajustar a receita e avaliar sobre as rampas.
Mas obrigado pelas dicas pessoal.

Depois posto aqui como ficou a receita e o resultado.

Abraço.

Amigos, desculpe desenterrar o tópico, mais fiquei curioso com o resultado. Minha esposa adora Weiss e pretendo fazer uma para as festas de fim de ano. Como só tenho malte pale ale em estoque, estou querendo utilizá-lo como base. Poderia compartilhar como ficou sua cerveja, temperatura de sacarificação, OG, FG?
Desde já agradeço!
 
Amigos, desculpe desenterrar o tópico, mais fiquei curioso com o resultado. Minha esposa adora Weiss e pretendo fazer uma para as festas de fim de ano. Como só tenho malte pale ale em estoque, estou querendo utilizá-lo como base. Poderia compartilhar como ficou sua cerveja, temperatura de sacarificação, OG, FG?
Desde já agradeço!

Bom dia! Não fui o chamado, mas posso compartilhar.

Recentemente fiz uma weiss com pale ale.

CARACTERÍSTICAS:

OG: 1.046 (1.044 - 1.052);
FG: 1.012 (1.010 - 1.014);
IBU's: 12.6 (8.0 - 15.0);
EBC: 7.5 (3.9 - 11.8);
ABV: 4.5% (4.30 - 5.60%);
BU/GU: 0.275 (0.182 - 0.288);
Carbontação: 3.0 vols CO2 (2.90 - 4.50 volumes);

PERFIL DA ÁGUA:

Perfil base: água de Curitiba, fornecimento Sanepar - ETA Iguaçu;
pH mostura: 5.3
pH lavagem: 6.0
Ca: 36.9 ppm
Mg: < 5 ppm (não ajustado);
Na: 38.6 ppm
SO4: < 5.0 ppm (não ajustado);
Cl: 53.4 ppm
HCO3: 49.3 ppm

INGREDIENTES:

GRÃOS:

49.2% - malte de trigo claro;
49.2% - malte pale ale;
1.6% - aveia em flocos (aquela que tem no mercado mesmo);

LÚPULOS:

80% - lúpulo Perle [8.20%] - first wort hopping (60');
20% - lúpulo Tettnang (Tettnang Tettnager) [2.20%] - first wort hopping (60');

LEVEDURA:

LevTeck #Teckbrew 68 - Weizen Ale (200bi de células/sachê);

ADJUNTOS:

Whirfloc-T - (15');

PRODUÇÃO:

MOSTURAÇÃO:

42°C - 15' - parada fenólica;
68°C - 60' (ou até conversão);
76°C - 10' - mash-out;
75°C - lavagem dos grãos - até atingir a OG pré-fervura;

FERVURA:

60' de fervura intensa com adição de toda a carga de lúpulo em first wort;
15' - adição da pastilha Whirfloc;

FERMENTAÇÃO:

16°C - 2d - propiciando aromas de cravo;
20°C - 2d - propiciando aromas de banana;
23°C - até atenuar (ou 2d);
24oC - 2d;

MATURAÇÃO:

24°C - 2d
10°C - 3d

CARBONATAÇÃO/MATURAÇÃO SECUNDÁRIA NA GARRAFA:

20°C - 10d


A viscosidade aumentou como queria e a espuma ficou muito mais cremosa e passou a durar muito mais (efeito da aveia). O verde do Perle ficou bem neutralizado e nada do Tettnang é aparente. A coloração adquiriu um dourado profundo e ficou muito mais bonita. Outro ponto que notei é que os aromas de cravo desapareceram (quando uso pilsen são bem presentes).
 

Attachments

  • P_20171114_111943_SRES - Copia.jpg
    P_20171114_111943_SRES - Copia.jpg
    206.1 KB · Views: 85
  • P_20171114_112035_SRES - Copia.jpg
    P_20171114_112035_SRES - Copia.jpg
    738.8 KB · Views: 77
Back
Top